Comunicação estratégica e inovação em micro e pequenas empresas (MPE) sob a ótica de Agentes Locais de Inovação (ALI)
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol19n39.4961Palavras-chave:
Inovação. Comunicação estratégica. Micro e pequenas empresas.Resumo
Este trabalho tem o objetivo de compreender a comunicação estratégica como indutora da inovação em micro e pequenas empresas (MPE). Para tanto, desenvolvem-se a pesquisa teórica, com base em levantamento bibliográfico, e a pesquisa aplicada, com fins exploratórios e aplicação de entrevista semiestruturada a 19 agentes locais de inovação, atuantes em MPE de Bauru e região. Adicionalmente foi aplicada a análise de conteúdo para interpretação dos resultados. Pôde-se concluir que as MPE não estabelecem relação entre a comunicação estratégica e a inovação. A comunicação é entendida como ferramenta para divulgação de produtos e serviços e a estratégia é utilizada de forma intuitiva.
Downloads
Referências
AHMED, P. K. Culture and climate for innovation. European Journal of Innovation Management, [S.l.],
v. 1, n. 1, p. 30-43, 1998. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1008065429466
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
BRASIL. Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas:
legislação para estados e municípios. Brasília, DF: SMPE, 2014. Disponível em:
<https://goo.gl/RzXMPM˃. Acesso em: 19 fev. 2018.
BRUNO-FARIA, M. F.; FONSECA, M. V. A. Cultura de inovação: conceitos e modelos teóricos. RAC,
Rio de Janeiro, v. 18, n. 4, p. 372-396, jul./ago. 2014. Disponível em: <https://goo.gl/uipG24>.
Acesso em: 19 fev. 2018.
CAJAZEIRA, J. E. R.; CARDOSO, C. Comunicação e inovação: correlações e dependências. In:
MACHIORI, M. (Org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano
do Sul: Difusão, 2010. p. 269-285.
CALDAS, M. P. O nexo comunicação-organização: um prelúdio às múltiplas avenidas de cooperação e de
mútuo aprendizado entre comunicação organizacional e estudos organizacionais. In: MACHIORI,
M. (Org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul:
Difusão, 2010. p. 29-46. DOI: https://doi.org/10.1109/MPOT.2010.936558
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado,
construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2006.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. ALI –
Agentes Locais de Inovação. CNPq, [S.l], 18 jan. 2015. Disponível em: <https://goo.gl/cFzGh6>.
Acesso em: 19 fev. 2018.
CROZATTI, J. Modelo de gestão e cultura organizacional: conceitos e interações. Caderno de Estudos, São
Paulo, n. 18, maio-ago. 1998. Disponível em: <https://goo.gl/vzDffC>. Acesso em: 19 fev. 2018.
CUNHA, M. P. The times they are a-changin’: a sociedade organizacional à entrada do século XXI.
In: ANTONELLO, C. S. et al. Aprendizagem organizacional no Brasil. Porto Alegre:
Bookman, 2011. p. XI-XXV.
65 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS
v. 19, n. 39 (50-66) jan-abril 2018
Comunicação estratégica e inovação em micro e pequenas empresas
DUARTE, J.; MONTEIRO, G. Potencializando a comunicação nas organizações. In: KUNSCH, M. M.
K. (Org.). Comunicação organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. São Paulo: Saraiva,
2009. p. 333-359. 2 v.
JUCEVICIUS, G. Culture vs. cultures of innovation: conceptual framework and parameters for assessment.
In: TSUI, E. (Org.). Proceedings of the 7th International Conference on Intellectual Capital,
Knowledge Management & Organisational Learning. Hong Kong: The Hong Kong Polytechnic
University, 2010. p. 236-244.
KAASA, A.; VADI, M. How does culture contribute to innovation? Evidence from European countries.
Economics of Innovation and New Technology, [S.l.], v. 19, n. 7, p. 583-604, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/10438590902987222
LEONE, N. M. As especificidades das pequenas e médias empresas. Revista de Administração, São Paulo,
v. 34, n. 2, p. 91-94, abr./jun. 1999.
MANUCCI, M. El impacto corporativo: diseño estratégico de la comunicación en la complejidad del contexto
actual. Buenos Aires: La Crujía, 2008.
MARCHIORI, M. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. 2. ed.
São Caetano: Difusão, 2008.
MASSONI, S. Comunicación y sociocultura. Página12, Buenos Aires, 23 enero 2013. La ventana, Medios
y Comunicación. Disponível em: <https://goo.gl/BPP8wq˃. Acesso em: 19 fev. 2018.
MCLEAN, L. D. Organizational culture’s influence on creativity and innovation: a review of the literature
and implications for human resource development. Advances in Developing Human Resources,
Thousand Oaks, v. 7, n. 2, p. 226-246, 2005.
MESSINA, G. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo,
n. 114, nov. 2001. Disponível em: ˂https://goo.gl/BybV2x˃. Acesso em: 19 fev. 2018.
NEVES, J. T. R.; FERREIRA, M. A. T. O apoio à criação de pequenas empresas de base tecnológica:
a experiência do Quebec, Canadá. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO
TECNOLÓGICA, 22., 2002, Salvador. Anais… São Paulo: Núcleo de Política e Gestão
Tecnológica da USP, 2002.
OLIVEIRA, I. L.; PAULA, M. A. Comunicação estratégica: outras lógicas e construtos no contexto de midiatização.
In: CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE INVESTIGADORES
DE LA COMUNICACIÓN, 12., 2014, Lima. Anais... Lima: PUCP. Disponível em:
<https://goo.gl/aBhxin>. Acesso em: 19 fev. 2018.
PUTNAM, L. L.; PHILLIPS, N.; CHAPMAN, P. Metáforas da comunicação e da organização. In: CLEGG,
S. R. et al. (Orgs.). Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 2012. p. 77-125.
REIS, M. C.; MARCHIORI, M.; CASALI, A. M. A relação comunicação-estratégia no contexto das práticas
organizacionais. In: MARCHIORI, M. (Org.). Comunicação e organização: reflexões, processos
e práticas. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. p. 166-187.
Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS
v. 19, n. 39 (50-66) jan-abril 2018 66 DOI: https://doi.org/10.14394/edufil.2018.0014
Maria Eugênia Porém
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE SÃO PAULO. 10
anos de monitoramento da sobrevivência e mortalidade de empresas. São Paulo: Sebrae-SP, 2008.
Disponível em: <https://goo.gl/5YKYbw>. Acesso em: ago. 2017.
SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
VERAS, T.; SILVA, G. R. A.; PORÉM, M. E. As micro e pequenas empresas nas manchetes do caderno de
Economia no Jornal da Cidade de Bauru. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA
COMUNICAÇÃO, 40., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: Universidade Positivo, 2017. p. 1-15.
Disponível em <https://goo.gl/YiuAQN>. Acesso em: 19 fev. 2018.
WHITTINGTON, R. O que é estratégia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
ZIEN, K. A.; BUCKLER, S. A. From experience dreams to market: crafting a culture of innovation. Journal
of Production Innovation Management, [S.l.], v. 14, n. 4, p. 274-287, July 1997. DOI: https://doi.org/10.1111/1540-5885.1440274
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Maria Eugênia Porém

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.