Comunicação organizacional, informação e responsabilidade social: uma nova relação
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol13n25.1522Palavras-chave:
Comunicação organizacional. Informação. Responsabilidade social empresarial.Resumo
Estudo sobre comunicação organizacional e a informação na perspectiva da responsabilidade social empresarial (RSE). Levantou-se o pressuposto de que a RSE, para ser incorporada em um processo de gestão empresarial envolve uma transformação nas formas de gerenciamento da comunicação e da informação. O objetivo é refletir sobre o papel essencial da comunicação e da informação como competências estratégicas das organizações socialmente responsáveis, na geração do conhecimento, na criação de valor e na incorporação de consciência da conduta ética e corporativa da organização, como espelho de sua cultura organizacional, refletida para seus stakeholders.
Downloads
Referências
ASHLEY, Patricia A. Ética e responsabilidade social nos negócios.
São Paulo: Saraiva, 2002.
BREDARIOLI, Cláudia. Consumo consciente e publicidade. Aliados
ou inimigos? Associação Brasileira das Agências de
Publicidade, 2004. Disponível em: <http://www.abap.com.br/
noticias/consumoepublicidade.htm>. Acesso em: 10 de agosto
de 2011.
BUENO, Wilson da C. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa.
Barueri: Manole, 2003.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6. ed. São Paulo:
Paz e Terra, 1999.
COHEN, David. Os dilemas da ética. Revista Exame, edição
792, n. 10, p. 34-43, São Paulo, 14 de maio de 2003.
DUARTE, Maria Manuela & SARMENTO, Maria Manuela. A responsabilidade
social e ambiental das empresas. Proelium –
Revista da Academia Militar, n. 2, Lisboa, p. 219-229, 2004.
Disponível em: <http://www.academiamilitar.pt/proelium-n.o-
2/a-responsabilidade-social-e-ambiental-dasempresas.
html>. Acesso em: 10 de agosto de 2011.
HODGES, Adrian & GRAYSON, David. Compromisso social e
gestão empresarial. São Paulo: Publifolha, 2002.
INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Site
institucional. Disponível em: <http://www.ethos.org.br/
DesktopDefault.aspx?TabID=3344&Alias=Ethos&Lang=pt-
BR>. Acesso em: 02 de outubro de 2011.
MERCADO GLOBAL. São Paulo: Superintendência Comercial da
Rede Globo. 2º trimestre, 2004.
PORÉM, Maria Eugênia. A gestão da comunicação e da informação
nas empresas contemporâneas sob a ótica da responsabilidade
social empresarial. 2005. 224f. Dissertação
(Mestrado em Comunicação Midiática) – Faculdade de Arquitetura,
Artes e Comunicação da Universidade Estadual
Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Bauru: Unesp.
RABELO, Nathália de S. & SILVA, Carlos Eduardo. Modelos de
indicadores de responsabilidade socioambiental. Revista
Brasileira de Administração Científica, v. 2, n. 2, p. 5-30,
Aquidabã, junho, 2011. Disponível em
www.arvore.org.br/seer/index.php/rbadm/article/viewfile/
ess2179-684x.2011.001.0001/71>. Acesso em: 20 de dezembro
de 2011.
SILVA, Ana Lúcia P. da. Transformando o perigo em oportunidades:
como o profissional de Relações Públicas pode gerir
um momento de crise. 2007. Projeto Experimental. Universidade
Estadual Paulista. São Paulo: Unesp.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Maria Eugênia Porém

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.