Competência em comunicação e cultura de inovação nas organizações: breves reflexões

Autores

  • Maria Eugênia Porém Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Tamara de Souza Brandão Guaraldo Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Raquel Cabral Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Roseane Andrelo Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol17n33.3485

Palavras-chave:

Comunicação. Competência em comunicação. Cultura de inovação.

Resumo

Reflexões acerca da comunicação como competência essencial de uma organização para a promoção da cultura de inovação. Parte-se do pressuposto de que a forma como a comunicação se relaciona e colabora na constituição de uma organização compõe um forte elemento indutor do processo de inovação no âmbito organizacional. Trata-se do reconhecimento da comunicação como uma competência essencial, que pressupõe a hibridização da competência em comunicação com a cultura de inovação. Para tanto, a pesquisa teórica será empregada com fins exploratórios e conceituais.

 

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Biografia do Autor

Maria Eugênia Porém, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Educação e Mestre em Comunicação pela UNESP. Professora da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação –FAAC. LIder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Comunicação, Inovação e Gestão (CIG). E.mail: meporem@faac.unesp.br

Tamara de Souza Brandão Guaraldo, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Ciência da Informação, Mestre e Bacharel em Comunicação/UNESP. Professora da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação –FAAC. E.mail: tamara@faac.unesp.br

Raquel Cabral, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Comunicação/Universitat Jaume I (Espanha), Mestre e Bacharel em Comunicação/UNESP. Professora da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação –FAAC. E.mail: raquelc@faac.unesp.br

Roseane Andrelo, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Educação e Mestre em Comunicação pela UNESP. Professora da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação –FAAC. E.mail: roseane.andrelo@faac.unesp.br

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Publicado

2016-02-19

Como Citar

Porém, M. E., de Souza Brandão Guaraldo, T., Cabral, R., & Andrelo, R. (2016). Competência em comunicação e cultura de inovação nas organizações: breves reflexões. Comunicação & Inovação, 17(33), 95–111. https://doi.org/10.13037/ci.vol17n33.3485