Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
     

    A C&I utiliza o sistema Ithenticate para localização de textos similares e identificação de plágio e autoplágio. Textos que apresentarem semelhanças com outros já publicados serão excluídos do processo de avaliação.

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 4MB)
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • O preenchimento de todos os campos do Metados é obrigatório para todos os Autores, conforme abaixo: 

    1 - É  obrigatório informar a afiliação institucional: Universidade (nome), Departamento/Unidade (ex: programa de mestrado área X ),   Setor/Área (ex: Instituto de Pesquisa X,  etc) e sua localização geográfica (Cidade, Estado e Pais). Os autores que não tiverem afiliação institucional deverão informar que são autônomos ou vinculados em algum instituto de pesquisa, órgão ou empresa privada, etc. , e devem identificar a localização geográfica (Cidade, Estado e Pais); 

    2 - É obrigatório o preenchimento do número do "ORCID" de todos os autores (http://orcid.org/0000-0000-0000-0000)

Diretrizes para Autores

A autoria de artigos para a revista Comunicação & Inovação é  aberta a professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de pós-graduação envolvidos com o campo da Comunicação Social e que tenham, no mínimo, o nível de Doutor para assinarem como autor principal ou único. Não serão aceitos artigos de autores ou coautores que sejam somente graduados ou graduandos. O número máximo de autores por manuscrito está limitado a cinco. Mestrandos, mestres e doutorandos somente em coautoria com Doutores. Portanto, todos os artigos devem ter pelo menos um Doutor entre os autores.

A contribuição deve ser original e inédita, e não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

Normas de formatação do texto

A redação dos artigos deve ser, preferencialmente, em língua portuguesa. Deve também apresentar estilo claro e conciso, buscando atingir alunos, profissionais, pesquisadores e docentes de Comunicação Social e áreas correlatas.

  • O Artigo deve ter extensão entre 28 mil e 42 mil caracteres com espaço, incluindo resumo, abstract e referências; deve ainda estar digitado no programa Word 6.0 ou superior, fonte tipo Times New Roman em corpo 12 e espaço 1,5.
  • O Artigo deve conter, preferencialmente, a seguinte estrutura: Título do Artigo (português e inglês). Resumo (entre 50 e 90 palavras). Abstract (entre 50 e 90 palavras). Palavras-chave (três). Keywords (três). Corpo do Artigo contendo Objetivos, Metodologia e Notas Bibliográficas (utilizando o sistema de referências no próprio texto (Autor, Ano e Página). Referências Bibliográficas (norma ABNT NBR) com os dados completos da obra, apresentada ao final do Artigo, com os autores em ordem alfabética listando, de preferência, apenas as obras que foram citadas no corpo do texto.
  • A avaliação é cega e os autores permanecem anônimos para os avaliadores. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Uso de fotos e imagens deve se limitar ao necessário uso e o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.
  • Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 4MB)

Processo de avaliação dos originais

Os trabalhos enviados serão submetidos aos editores e à equipe de pareceristas para avaliação, que sugerirá a publicação ou não, ou ainda reformulação. A avaliação dos originais será realizada por pelo menos  dois membros do Conselho Consultivo ou parecerista ad hoc. Os avaliadores possuem, no mínimo, o grau de Doutor e com atuação na área de Comunicação Social.

Artigos e trabalhos que utilizem experimento com seres vivos precisam anexar autorização de comitê de ética.

 

 

 

Artigos

Os artigos devem seguir os padrões e critérios estabelecidos nas normas para publicação de artigos.

Dossiê Comunicação & Inovação em Tempos de Pandemia

A revista Comunicação & Inovação é um periódico científico de publicação quadrimestral com o objetivo de publicar artigos empíricos ou teóricos inéditos que representem um avanço significativo para o campo da comunicação. Não cobra taxas para submissão, publicação e acesso aos artigos. Desde a publicação do primeiro número, em 2000, o periódico tem mantido sua periodicidade sem atraso e adota o sistema SEER para subissão e avaliação de manuscritos (http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/about/submissions#onlineSubmissions). Está classificada como “B1” pelo programa QUALIS/CAPES em Comunicação & Informação. A revista Comunicação & Inovação aceita artigos inéditos e originais,  em português, inglês ou espanhol. Prioriza abordagens críticas e inovadoras no campo da Comunicação e os estudos de natureza aplicada ou estratégica, que tenham como escopo a divulgação de conhecimentos que possam ser implementados a partir de produtos, planos, processos e práticas de  intervenção. Sua missão é disseminar o conhecimento para avanço do campo da comunicação a partir de metodologias inovadoras que contemplem temas interdisciplinares a serem abordados nos mais diversos desenhos de pesquisa.

Dessa forma, encontra-se aberta a professores, pesquisadores, profissionais e estudantes envolvidos com o campo da Comunicação Social e que tenham, no mínimo, o nível de Doutor para assinarem como autor principal ou único. Poderão ser aceitos, também, mestrandos, mestres e doutorandos em co-autoria com Doutores. Artigos já publicados em anais de congressos só serão aceitos se tiverem - no mínimo - 30% de conteúdo diferente/ampliado do original. Nesses casos, o autor deve informar o editor que o trabalho já foi publicado, citando o evento.

Os trabalhos enviados serão submetidos aos editores e à equipe de pareceristas para avaliação, que sugerirá a publicação ou não, ou ainda reformulação. A avaliação dos originais será realizada por pelo menos  dois membros do Conselho Consultivo ou parecerista ad hoc. Os avaliadores possuem, no mínimo, o grau de Doutor e atuação na área de Comunicação Social.

Artigos e trabalhos que utilizem experimento com seres vivos precisam anexar autorização de comitê de ética.

A seção Dossiê Comunicação e inovação em Tempos de Pandemia segue todas as políticas vigentes da Comunicação & Inovação.

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