Using podcasting and blogging to create and share open educational resources Usando podcasting e blogs para criar e compartilhar recursos educacionais abertos
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol6n2.1240Palabras clave:
open educational resources, podcasting, envolvimento.Resumen
Este artigo analisa uma iniciativa de ensino que envolveu a utilização de blogs e podcasts paracriar e compartilhar conhecimentos no Open Educational Resources (OER). Neste projeto, os alunos
produziram esses recursos como parte integrante de seus cursos, e os esforços foram feitos para que
pudessem ser utilizados pelos estudantes em outros cursos e pela comunidade em geral. Explica-se o
processo, os resultados são descritos, e reflete-se sobre a eficácia desta abordagem. Algumas das
barreiras que inibiam a colaboração efetiva são discutidas e destaca-se a necessidade de se permitir que
os alunos se concentrem em assuntos de sua própria escolha. Concluiu-se que é melhor utilizar este tipo
de recurso para promover a participação efetiva entre os "Open Students" e outros que possam criar e
fazer uso dos Open Educational Resources do que focar a questão nos recursos atuais.
Descargas
Citas
ANDERSON, Terry. The open access scholar. Paper presented at Open Access Week, Athabasca University, 2009. From: http://hdl.handle.net/2149/2320. Retrieved October, 27.
BURTON, Gideon. The open scholar. Academic Evolution, 2009, December 15. Blog posted to: http://bit.ly/ABL2q.
CENTRE FOR EDUCATIONAL RESEARCH AND INNOVATION - CERI. Giving knowledge for Free: the emergence of open educational resources. (Report). Paris, France:, Organization for Economic Co-Operation and Development (OECD), 2007.
RICHARDSON, Paul. Open educational content for informal learners: beyond the horizon? Jisc e-Learning Focus, 2009, October 14. From: http://www..elearning.ac.uk/features/OERinformal.
SWAIN, Harriet. Any student, any subject, anywhere. The Guardian, 2009, Tuesday November 10. From: http://bit.ly/36Gc2W.
YUAN, Li; MACNEILL, Sheila & KRAAN, Wilbert. Open educational resources: opportunities and challenges for higher education (Briefing paper). Bolton, UK: Jisc Cetis Institute for Educational Cybernetics (IEC), University of Bolton, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Mark McGuire

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.