Using podcasting and blogging to create and share open educational resources Usando podcasting e blogs para criar e compartilhar recursos educacionais abertos
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol6n2.1240Keywords:
open educational resources, podcasting, envolvimento.Abstract
Este artigo analisa uma iniciativa de ensino que envolveu a utilização de blogs e podcasts paracriar e compartilhar conhecimentos no Open Educational Resources (OER). Neste projeto, os alunos
produziram esses recursos como parte integrante de seus cursos, e os esforços foram feitos para que
pudessem ser utilizados pelos estudantes em outros cursos e pela comunidade em geral. Explica-se o
processo, os resultados são descritos, e reflete-se sobre a eficácia desta abordagem. Algumas das
barreiras que inibiam a colaboração efetiva são discutidas e destaca-se a necessidade de se permitir que
os alunos se concentrem em assuntos de sua própria escolha. Concluiu-se que é melhor utilizar este tipo
de recurso para promover a participação efetiva entre os “Open Students” e outros que possam criar e
fazer uso dos Open Educational Resources do que focar a questão nos recursos atuais.
Downloads
References
ANDERSON, Terry. The open access scholar. Paper presented at Open Access Week, Athabasca University, 2009. From: http://hdl.handle.net/2149/2320. Retrieved October, 27.
BURTON, Gideon. The open scholar. Academic Evolution, 2009, December 15. Blog posted to: http://bit.ly/ABL2q.
CENTRE FOR EDUCATIONAL RESEARCH AND INNOVATION – CERI. Giving knowledge for Free: the emergence of open educational resources. (Report). Paris, France:, Organization for Economic Co-Operation and Development (OECD), 2007.
RICHARDSON, Paul. Open educational content for informal learners: beyond the horizon? Jisc e-Learning Focus, 2009, October 14. From: http://www..elearning.ac.uk/features/OERinformal.
SWAIN, Harriet. Any student, any subject, anywhere. The Guardian, 2009, Tuesday November 10. From: http://bit.ly/36Gc2W.
YUAN, Li; MACNEILL, Sheila & KRAAN, Wilbert. Open educational resources: opportunities and challenges for higher education (Briefing paper). Bolton, UK: Jisc Cetis Institute for Educational Cybernetics (IEC), University of Bolton, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2011 Mark McGuire

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.