Jornalismo hiperlocal: projeto experimental Lupa NH

• Walter Teixeira Lima Junior Universidade Federal do Amapá

Experimental. Jornalismo. Hiperlocal. Tecnologia.

O projeto experimental visa a elaboração de arcabouço teórico interdisciplinar e a criação de aplicativo para telefones celulares, estabelecendo a configuração de um ambiente comunicacional (conversação) e de deliberação para a formação de inteligência social hiperlocal. O espaço geográfico delimitado é o da comunidade de Novo Horizonte (Macapá/AP). O ambiente digital pensado tem como objetivo que moradores, jornalistas, frequentadores e conhecedores da região possam abastecer bases de dados digitais locais a partir de aplicativo para dispositivos móveis customizado e/ ou na Web, possibilitando a formação de datasets com informação estruturada sobre a região. O objetivo principal é a criação de uma esfera pública interconectada, composta pela “coesão coletiva” e pelo processo comunitário de deliberação. A instituição de um ambiente participativo por meio das tecnologias de comunicação conectadas fornece “poder” à comunidade, influenciando a tomada de decisões locais de forma colaborativa, o envolvimento cívico, a coprodução e o compartilhamento de informação com o fim de resolver os graves problemas sociais da região.

Walter Teixeira Lima Junior, Universidade Federal do Amapá

Pós-doutor no Dlab do Departamento de Mecatrônica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. É pesquisador do CNPq, professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Unifap) e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Unifap).

2018-04-20