Sistemas de recomendação de notícias nas mídias sociais buscam substituir o gatekeeping dos meios de comunicação de massa

Autores

  • Walter Teixeira Lima Junior
  • Cláudia Ferraz Castelo Branco
  • Pablo Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol10n19.900

Palavras-chave:

Jornalismo, Mídia Social, Sistema de Recomendação, Colaboração, Gatekeeping

Resumo

O presente trabalho realiza uma análise sobre as possibilidades de auto-organização da informação, por meio do sistema de recomendação, como utilizado pelo Digg. O estudo compara teoricamente os processos de decisão, que compõem a cadeia de produção de material jornalístico nos meios de comunicação de massa (gatekeeping), com os sistemas mediados por computador (mídias sociais) que utilizam filtros colaborativos, identificando suas potencialidades e inconsistências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Walter Teixeira Lima Junior
    Pós-doutor em Comunicação e Tecnologia, pela Universidade Metodista de São Paulo - Umesp; doutor em Jornalismo Digital, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP; docente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero.
  • Cláudia Ferraz Castelo Branco
    Jornalista; mestre em Jornalismo, pela Faculdade Cásper Líbero.
  • Pablo Barbosa
    Graduado em Comunicação Social/Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia - Facom/UFBA.

Downloads

Como Citar

Sistemas de recomendação de notícias nas mídias sociais buscam substituir o gatekeeping dos meios de comunicação de massa. (2010). Comunicação & Inovação, 10(19). https://doi.org/10.13037/ci.vol10n19.900

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)