Estádio Chile, 1973: os dias finais de Víctor Jara, uma vítima da ditadura chilena

• Viviane Borelli Universidade Federal de Santa Maria
  • Maurício Marques Brum Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ditadura militar chilena, História oral, Víctor Jara.

Este artigo descreve o processo de apuração, escrita e edição de uma reportagem investigativa sobre os últimos dias da vida de Víctor Jara, cantor e compositor chileno executado pela ditadura de Augusto Pinochet em setembro de 1973. Em função da escassez de documentos oficiais do período,a reconstituição dos acontecimentos baseou-se fundamentalmente na história oral, seja por meiode fontes primárias, por meio de entrevistas com ex-prisioneiros políticos, ou secundárias, por meio de depoimentos transcritos de pesquisas anteriores.

Viviane Borelli, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos.

Maurício Marques Brum, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com financiamento do CNPq. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria.

2015-02-25