CIRCULAÇÃO E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA: quando o acesso à notícia é barreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259982

Palavras-chave:

circulação, acessibilidade comunicativa, acesso à informação

Resumo

A partir de estudo de caso múltiplo (Yin, 2015), analisa-se recursos de acessibilidade em G1, Uol, R7, Jovem Pan e CNN Brasil. A investigação baseia-se nos conceitos de circulação, cidadania, acessibilidade e jornalismo. De um lado, G1 e Uol são mais estruturados tecnicamente. De outro, R7 e Jovem Pan têm mais elementos de acessibilidade na perspectiva comunicacional. Problematiza-se que as barreiras de acessibilidade incorrem na ‘não circulação’. Assim, as pessoas com deficiência não têm acesso à informação em veículos jornalísticos e os espaços midiáticos são ocupados por outros atores sociais.

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Biografia do Autor

Samara Wobeto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Doutorado - Brasil

Samara Wobeto é doutoranda em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM). Mestra em Comunicação pelo POSCOM/UFSM. Jornalista formada pela UFSM. Participa do Grupo de Pesquisa "Circulação Midiática e Estratégias Comunicacionais". E-mail: samara.wobeto@acad.ufsm.br.

Viviane Borelli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Brasil

Viviane Borelli é docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), líder do Grupo de Pesquisa Circulação Midiática e Estratégias Comunicacionais (Cimid/UFSM), doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos.

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Publicado

2025-07-17

Como Citar

Wobeto, S., & Borelli, V. (2025). CIRCULAÇÃO E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA: quando o acesso à notícia é barreira. Comunicação & Inovação, 26, e20259982. https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259982