Modes and meanings of innovation in journalism

Authors

  • Elaide Martins Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol19n39.4955

Keywords:

Modes of innovation. Journalism. The New York Times.

Abstract

This research seeks to reflect and identify different ways, aspects and meanings of innovation in journalism. In view of the innovation reports of the New York Times, the documentary analysis was adopted, being a kind of case study founded on Yin, Duarte and Clemente Júnior’s studies, and on the analysis categories systematized by Rosseti, which, in turn, are based on Aristotle’s typology of the concept of change. Starting from Barbosa, Mazza, Giacomini Filho, Silverman, and Fonseca, this important discussion contributes to understand the concept of innovation in journalism and points out trends in the field of communication.

Downloads

Author Biography

Elaide Martins, Universidade Federal do Pará

References

ABBRUZZESE, J. The full New York Times innovation report. Mashable, New York, May 16, 2014.

Business. Disponível em: <https://goo.gl/CgsAJr>. Acesso em: 24 jan. 2017.

ALPERT, L. New York Times recorre a Facebook e Apple para atrair leitores jovens. The Wall Street

Journal, [S.l.], Aug. 4, 2015. Articles. Acesso em: 24 jan. 2017.

ALZAMORA, G.; TÁRCIA, L. A narrativa jornalística transmidiática: considerações sobre o prefixo trans.

In: LONGHI, R.; D’ANDRÉA, C. (Org.). Jornalismo convergente: reflexões, apropriações, experiências. Florianópolis: Insular, 2012a. p. 15-32.

______. Convergência e transmídia: galáxias semânticas e narrativas emergentes em jornalismo. Brazilian

Journalism Research, Brasília, DF, v. 8, n. 1, p. 22-35, 2012b.

BARBOSA, S. Agentes de inovação, renovação e de reconfiguração para o jornalismo em tempos de convergência. Revista de Cibercomunicación, Santiago de Compostela, v. 1, n. 1, p. 1-8, 2014.

BARBOSA, S.; NORMANDE, N.; ALMEIDA, Y. Produção horizontal e narrativas verticais: novos padrões para as narrativas jornalísticas. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL

DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO – COMPÓS, 23., 2014,

Belém. Anais… Belém: UFPA/PPGCOM, 2014. p. 1-19.

BECKER, B.; BARREIRA, I. Snow fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o ensino de

jornalismo. Contracampo, Niterói, v. 28, n. 3, p.73-91, 2013.

CANAVILHAS, J.; BACCIN, A. Contextualization in hypermedia news report: narrative and immersion.

Brazilian Journalism Research, Brasília, DF, v. 1, n. 1, p. 10-27, 2015.

CLEMENTE JÚNIOR, S. S. Estudo de caso x casos para estudo: esclarecimentos acerca de suas características e utilização. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TURISMO DO MERCOSUL, 7., 2012,

Caxias do Sul. Anais… Caxias do Sul: UCS, 2012. p. 1-12.

DIAS, R. Realidade virtual é um novo meio de comunicação, dizem debatedores. Folha de S.Paulo, São

Paulo, 1º abr. 2016. Caderno Tec. Disponível em: <https://goo.gl/yRxvno>. Acesso em: 24 jan.

2017.

DÓRIA, T. Raio-X da inovação no NYTimes. Blog Tiago Doria, Boston, 19 maio 2014. Disponível em:

<https://goo.gl/G6NugW>. Acesso em: 13 fev. 2017.

DUARTE, M. Y. M. Estudo de caso. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.2ª. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

FONSECA, A. A. Convergência e inovação jornalística em revistas para tablets: uma proposta de categorias de análise. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIBERJORNALISMO, 6., 2015, Campo

Grande/MS. Anais… Campo Grande: UFMS, 2015. 20 p.

FONSECA, A.; BARBOSA, S. A trajetória das revistas para tablets no brasil: criando uma ferramenta para

identificação de inovações. In: MARTINS, E.; PALACIOS, M. (Orgs.). Ferramentas para análise

de qualidade em ciberjornalismo. Volume 2: aplicações. Covilhã: LABCOM.IFP, 2016. p. 107-143.

FONTOURA, M. C. Desafios do jornalismo: uma análise acadêmica do relatório de inovação do The New

York Times. Alceu, Rio de Janeiro, v. 16, n. 31, p. 187-200, jul./dez. 2015.

FUCK, M. P.; VILHA, A. M. Inovação tecnológica: da definição à ação. Contemporâneos, [S.l.], n. 9,

p. 1-21, nov./abr. 2012.

GIACOMINI FILHO, G. A responsabilidade social como fator de inovação para a comunicação.

Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 16, n. 31, p. 77-93, maio/ago. 2015.

JENKINS, H. Revenge of the origami unicorn: seven principles of transmedia storytelling. Confessions

of an ACA-fan, California, Dec. 12, 2009. Disponível em: <https://goo.gl/mniyMS>.

Acesso em: 29 ago. 2012.

LEONHARDT, D. et al. Journalism that stands apart. The report of the 2020 Group. The New York Times,

New York, Jan. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/nj6j2r>. Acesso em: 13 fev. 2017.

LONGHI, R. R. O nome das coisas: em busca do especial multimídia. Estudos em Comunicação, Covilhã,

v. 2, n. 7, p. 149-161, maio 2010. Disponível em: <https://goo.gl/zm6Byg>. Acesso em: 13

fev. 2017.

MARTINS, E. Telejornalismo na era digital: aspectos da narrativa transmídia na televisão de papel.

Brazilian Journalism Research, Brasília, DF, v. 8, n. 2, 2012.

MARQUES, J. P. Realidade virtual e jornalismo imersivo: anotação dinâmica de peças noticiosas em

vídeo 360°. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Multimédia) – Universidade do Porto, Porto, 2016.

MAZZA, C. L. S. Capacidades dinâmicas e inovação em serviços: um estudo de caso das práticas de

sustentabilidade empresarial do Laboratório Sabin. 2013. 161 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação

e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.

______. Afinal, o que é inovação? Portal Educação, São Paulo, 29 abr. 2014. Administração e Gestão.

Disponível em: <https://goo.gl/sqVpob>. Acesso em: 10 fev. 2017.

MELLO, P. T. ‘New York Times’ anuncia inovação para a era digital de notícias. O Globo, Rio de Janeiro,

9 jun. 2014. Economia. Disponível em: <https://goo.gl/NCXhcm>. Acesso em: 15 maio 2014.

NGUYEN, A. Como o New York Times mudou desde seu relatório de inovação. IJNet, Washington, DC,

5 jun. 2015. Disponível em: <https://goo.gl/dLZ1S3>. Acesso em: 24 out. 2017.

ROCHA, G. G. Jornalismo imersivo: explorações e caminhos para apropriações do acontecimento jornalístico a partir de experiências com dispositivos de realidade virtual. In: CONGRESSO DE

CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 17., 2016, Curitiba. Anais… Curitiba:

PUCPR, 2016. p. 1-15.

ROSSETTI, R. Categorias de inovação para os estudos em comunicação. Comunicação & Inovação, São

Caetano do Sul, v. 14, n. 27, p. 63-72, jul./dez. 2013.

SALAVERRÍA, R.; NEGREDO, N. Periodismo integrado: convergencia de medios y reorganización de

redacciones. Barcelona: So190, 2008.

SCOTT, C. Now is a good time for publishers to invest in virtual reality. Journalism.co.uk, London,

Apr. 13, 2016. Disponível em: <https://goo.gl/S4C7sV>. Acesso em: 24 jan. 2017.

SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.

SILVERMAN, C. The best practices for innovation within news organizations. American Press Institute,

Arlington, May 27, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/SbiVfB>. Acesso em: 24 jan. 2017.

SOARES, N. 7 medidas do New York Times para continuar liderando a inovação no jornalismo. Linkedin,

[S.l.], 25 jan. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/NAwZf2>. Acesso em: 10 fev. 2017.

TANZER, M. Exclusive: New York Times Internal Report painted dire digital picture. BuzzFeed News,

USA, May 15, 2014. Disponível em: <https://goo.gl/GEFKch>. Acesso em: 24 jan. 2017.

TÁRCIA, L. Narrativa transmídia em jornalismo de imersão e newsgame. In: ENCONTRO NACIONAL

DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 9., 2011, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro:

SBPJor, 2011.

THE NEW YORK TIMES. Innovation Report 2014. The New York Times, New York, Mar. 24, 2014.

Disponível em: <https://goo.gl/Mg6RwM>. Acesso em: 10 fev. 2017.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Published

2018-04-20

How to Cite

Martins, E. (2018). Modes and meanings of innovation in journalism. Comunicação & Inovação, 19(39). https://doi.org/10.13037/ci.vol19n39.4955