Trajetórias, Objetos e Concepções: jornalismo e inovação em 20 anos de pesquisa na Compós

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol22n49.7144

Palavras-chave:

Jornalismo. Inovação. Pesquisa em Jornalismo.

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender as trajetórias, objetos e concepções atribuídas ao conceito de inovação em pesquisas de Jornalismo, a fim de entender os sentidos da inovação no Jornalismo. Para tanto, analisa-se os trabalhos do GT Estudos de Jornalismo da Compós, apresentados nos últimos vinte anos (2000 a 2019). À luz da Análise de Conteúdo, a investigação combina técnicas quantitativas e qualitativas para examinar o corpus formado por 59 artigos, selecionados de um conjunto de 200 trabalhos. Dentre seus resultados, aponta para diferentes sentidos desse conceito, associados à temporalidade, empreendedorismo e tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaide Martins, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) e da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Ciências Socioambientais (Naea/UFPA) e Mestre em Comunicação (Umesp). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Inovação e Convergência na Comunicação (INOVACOM/UFPA/CNPQ) e membro da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec/SBPJor).

Maíra Evangelista de Sousa, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) e dos cursos de Comunicação Social da Universidade da Amazônia (UNAMA). Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCom/UFPA). Doutora em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS) e mestre em Jornalismo (PPGJOR/UFSC). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Ubiquidade da Comunicação (UBICOM/UNAMA) e membro dos Grupos de Pesquisa Inovação e Convergência na Comunicação (INOVACOM/UFPA/CNPQ) e Laboratório de Edição, Cultura & Design (LEAD/UFRGS/CNPQ).

Downloads

Publicado

2021-06-15