O ESTRESSE VIVENCIADO PELA CRIANÇA/FAMÍLIA COM CÂNCER E AS RELAÇÕES COM A EQUIPE DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol1n1.496Keywords:
criança, câncer, estresse.Abstract
Este estudo tem como objetivo oferecer à enfermeira e à equipe de enfermagem que trabalham diretamente com a criança portadora de câncer elementos para o entendimento das reações e medos vividos pela criança sob forma de estresse e oferecer à equipe de enfermagem elementos teóricos para a melhora da relação da tríade equipe/criança/família e alternativas para uma assistência holística. Há um consenso entre as autoras mencionadas neste estudo, que relatam a visão da criança portadora de câncer sobre si mesma, seus medos, suas angústias, e a relação da família neste novo contexto de doença, tratamento, medo da morte, hospitalização e relacionamento com a equipe de enfermagem. A metodologia empregada neste estudo foi o levantamento bibliográfico de livros, revistas, teses e periódicos científicos, e o fichamento. Percebeu-se a necessidade de suporte psicológico/emocional a todos os envolvidos no processo de tratamento da criança com câncer, e a necessidade de ampliar para o graduando de enfermagem aspectos mais profundos da psicologia humana, no tocante a vida e morte e ao sofrimento, fazendo com que o profissional de enfermagem se posicione frente a estas questões e reflita, proporcionando uma assistência holística e humana à criança com câncer e sua família.Downloads
References
1.CAMARGO, B, Oncogenese. In: AYOUB, A.C.; FONTES, A. N.C.; SILVA M.A.A.; ALVES, N.C.R.; GIGLIETTE, P.; SILVA, Y.B. Planejamento: o cuidar na enfermagem oncológica. São Paulo: Gemar, 2000 p.39-41.
2. INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Câncer Infantil. 2001. On Line. Disponível na Internet. www.inca.org.br /câncer/tipos/infantil.html.
3. MANUILA, L.; MANUILA, A.; NICOLIN, M. Dicionário Médico Andrei. 7. ed. São Paulo: Organização Andrei.
4. DUPAS, G.; ANGELO, M., Buscando superar o sofrimento impulsionado pela esperança: a experiência da criança com câncer. Acta-Oncol. Bras; 17, n. 3, p. 99-208, 1977.
5. INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. MINISTÉRIO DA SAÚDE, Epidemiologia do Câncer - Epidemiologia dos Tumores da Criança e do Adolescente. 2001. On Line. Disponível na Internet. www.inca.org.br /epidemiologia/criança_e_adolescente.html
6. FRANÇOSO, L. P. C., Reflexões sobre o preparo do enfermeiro na área de oncologia pediátrica. Revista LatinoAmericana de Enfermagem. v.4, n.3, p. 41-48 dez. 1996.
7. DUPAS, G.; CALIRI, M. H. L.; FRANCIOSI, M.C., Percepções de enfermeiras de uma instituição hospitalar sobre a assistência prestada à família e a criança portadora de câncer. Revista Brasileira Cancerol, v.44, n.4, p. 327-34, out./dez. 1998.
8. FRANÇOSO, L. P. C.; VALLE, E. R. M. A criança com câncer - estudo preliminar. Pediatri.Mas. v.35, n.5, p. 320-331, 1999.
9. MELO, L. L.; VALLE, E. R.M. Equipe de enfermagem, criança com câncer e sua família: uma relação possível. Pediatri.Mod. v. 35, n. 12, p. 970-2, 1999
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Patrícia Barbosa da Silva, Elizabeth P. Magalhães de Almeida

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).