Laboratórios virtuais e ambientes colaborativos virtuais de ensino e de aprendizagem: conceitos e exemplos
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol4n2.310Keywords:
Laboratórios virtuais, Informação, Ambientes Colaborativos Virtuais, SimulaçõesAbstract
A Unesco3 estimula iniciativas para a criação de laboratórios virtuais de comunicação, ensino e aprendizagem como um fator estratégico facilitador de atividades de ensino e de pesquisas tecnológicas, em especial para países em desenvolvimento. Laboratórios virtuais constituem-se em um ramo de conhecimentos de interesse para todas as ciências, uma vez que englobam inúmeras simulações de experimentos e representam um importante meio para armazenamento, recuperação e troca de informações, podendo ser utilizados também em todos os níveis de ensino (fundamental, médio e superior). Além disso, constituem um importante recurso para complementar os laboratórios reais em muitas áreas de conhecimentos. O cenário onde se situa o tema “laboratórios virtuais” envolve vários conhecimentos inter-relacionados, dentre eles transmissão de informações, ambientes colaborativos virtuais, simulações, cognição e teorias cognitivas, e-learning, aprendizagem colaborativa, comunidades de prática e realidade virtual. Portanto, para conhecer os princípios envolvidos em laboratórios virtuais e em sua utilização, necessita-se ter uma visão geral dos conceitos e áreas de conhecimentos que permitam sua criação e implementação. Nesse artigo, conceituaram-se os temas envolvidos no contexto de laboratórios virtuais, bem como tais temas foram exemplificados com breve descrição de alguns casos de destaque, a fim de proporcionar uma introdução geral ao assunto para acadêmicos e profissionais de todas as áreas.Downloads
References
ALEXIOU, Antonios; BOURAS, Christos & GIANNAKA, Eri. Virtual laboratories in education. A cheap way for schools to obtain laboratories for all courses, by using the computer laboratories. Disponível em: http://ru6.cti.gr/publications/1009.pdf. Acesso em: 25 de maio de 2002.
ALEXIOU, Antonios; BOURAS, Christos; GIANNAKA, Eri; KAPOULAS, Vaggelis; NANI, Maria & TSIATSOS, Thrasivoulos. The Virtual Radiopharmacy Laboratory: A 3D simulation for distance learning. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, vol. 13, p. 307-322. Computer Engineering and Informatics Department. University of Patras, Greece, 2004.
DILLENBOURG, Pierre. What do you mean by “collaborative learning”? In: DILLENBOURG, Pierre (ed.). Collaborative learning: cognitive and computational approaches. Oxford: Elsevier, 1999. p. 1-19.
EARNSHAW, Rae A.; LAMOTTE, Wim; CHAMPNESS, Brian; CHILTON, Nic; DIAS, M. & MENA DE MATOS, João. Visinet III-3D: Visualization over Networks. UK: Telepresence and Shared Virtual Environments (Chains), 1997.
GILES, Emily, PITRE, Sarah & WOMACK, Sara. Multiple intelligences and learning styles. In: OREY, Michael (ed.). Emerging perspectives on learning, teaching and technology. 2003. Disponível em: http://projects.coe.uga.edu. Acesso em: 14 de maio de 2007.
GOODYEAR, Peter. Psychological foundations for networked learning. In: STEEPLES, Christine & JONES, Chris (eds.). Networked learning: perspectives and issues. New York, NY: Springer-Verlag New York, Inc., 2001. p. 49-75.
KIRNER, Claudio & TORI, Romero (eds.). Realidade virtual: conceitos e tendências. Pré-Simpósio – VII Symposium on Virtual Reality 2004. São Paulo: Mania do Livro, 2004.
LAISTER, Johann & KOUBEK, Anni. 3rd Generation learning platforms requirements and motivation for collaborative learning. EURODL, 2001. Disponível em: <http://www.eurodl.org/materials/contrib/2001/ic101/laister.htm.
MORRISON, Donald & COLLINS, Allan. Epistemic fluency and constructivisty learning environments. In: WILSON, Brent (ed.). Constructivisty learning environments. New Jersey: Educational Technology Publications, 1996. p. 107-119.
PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. Trad. Francisco M. Guimarães. Petrópolis: Vozes, 1973.
SCHERLY, Daniel; ROUX, Laurent & DILLENBOURG, Pierre. Evaluation of hypertext in an activity learning environment. Journal of Computer Assisted Learning, 16, p. 125-136, 2000.
VARY, James P. (ed.). Report of the expert meeting on virtual laboratories. Organized by International Institute of Theoretical and Applied Physics – Iitap. Ames, Iowa, May, 1999, p. 10-12, Paris: Unesco, 2000.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cippola Neto. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
______. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2010 Roberto Correia de Melo, João Alberto Osso Jr.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.