LABORATÓRIOS VIRTUAIS E AMBIENTES COLABORATIVOS VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM APLICADOS NA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE RADIOFARMÁCIA.
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol5n2.992Palavras-chave:
Laboratórios Virtuais, Ambientes Colaborativos Virtuais, Inteligências Múltiplas, Mindful Learning, Radiofarmácia, Simulação, Cognição, Aprendizagem Colaborativa, Realidade VirtualResumo
A utilização de ambientes colaborativos virtuais (CVE, do acrônimo em inglês) juntamente com o uso de laboratórios virtuais (LV) tende a reforçar os efeitos positivos de atividades de capacitação que os utilizam, seja como meio de comunicação, ensino ou de aprendizagem. Ambientes integrados LV/CVE podem ser utilizados em todos os níveis do ensino formal (fundamental, médio e superior) e têm condições de tornarem-se um elemento-chave para complementar (ou substituir, nesse caso, provisoriamente) laboratórios reais de diferentes disciplinas de areas de ciências exatas, humanas ou saúde. O tema LV/CVE é multidisciplinar, envolve elementos do processo de informação, fatores das tecnologias da informação e comunicação (TIC), ambientes colaborativos virtuais, laboratórios virtuais, simulações, cognição, e-learning e realidade virtual (RV). E é um tema cujo tratamento teórico necessita especialmente da compreensão e aplicação de princípios de teorias cognitivas, dentre as quais selecionamos duas das mais relevantes mundialmente: inteligências múltiplas, de Gardner, e mindful learning, de Langer. Em artigo anterior, realizamos uma introdução geral ao tema LV/CVE e neste aprofundamos características dos mesmos, exemplificando-as por meio de um protótipo de LV/CVE voltado para a area de radiofarmácia, concebido a partir das características do ambiente do Projeto europeu VirRAD. As características e funcionalidades mencionadas para esse protótipo, no entanto, podem ser úteis para LV/CVEs em geral, de qualquer área de conhecimentos.Downloads
Referências
ALEXIOU, A., BOURAS, C., GIANNAKA, E. (2006) Virtual laboratories in education. A cheap way for schools to obtain laboratories for all courses, by using the computer laboratories. Disponível em http://ru6.cti.gr/publications/1009.pdf. Acesso em: 10 de setembro de 2006.
ALEXIOU, A., BOURAS, C., GIANNAKA, E., KAPOULAS, V., NANI, M., TSIATSOS, T. (2004). The Virtual Radiopharmacy Laboratory: A 3D Simulation for Distance Learning. Computer Engineering and Informatics Department. University of Patras, Greece.
DILLENBOURG, P. (1999) What do you mean by ‘collaborative learning’? In: Collaborative learning: cognitive and computational approaches. Dillenbourg, P. USA: Pergamon Press.
GARDNER, H. E. (1995) Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Trad. Maria A. V. Veronese. Porto Alegre. Editora Artes Médicas.
IPEN (2009) Centro de radiofarmácia. Perguntas e respostas. http://www.ipen.br/sitio/?idm=258. Acesso em 20 de janeiro de 2009.
KIRNER, C., TORI, R. (Ed.) (2004). Realidade Virtual: conceitos e tendências. Pré-Simpósio SVR 2004. São Paulo: Mania do Livro.
LANGER, E. J. (1989) Mindfulness. Perseus books. Reading. Massachussetts, USA.
LANGER, E. J. (1997) The Power of Mindful Learning. Perseus books. Reading. Massachussetts, USA.
MELO, R. C. (2009) Estudo dos pressupostos tecnológicos e cognitivos de laboratórios virtuais e ambientes colaborativos virtuais para radiofarmácia. Tese de doutorado. IPEN-CNEN/SP-USP.
MORRISON, D., COLLINS, A. (1996). Epistemic Fluency and Constructivisty Learning Environments. In: WILSON, B. (Ed.) Constructivisty Learning Environments. P.107-119, USA: New Jersey: Educational Technology Publications.
STAHL, G. (2003) Meaning and interpretation in collaboration. In: Designing for changed networked learning environments. Wasson, B., Kluwer academic. UK.
TAYLOR, R. (ed.) (1980) The computer in the school: tutor, tool, tutee. Teachers College Press, New York.
THRALL, J., ZIESSMAN, H. (2003) Medicina nuclear. Trad. Maria Expósito Penas. Editora Guanabara Koogan, S.A. Rio de Janeiro. 2003.
UNESCO Report. (2000) The emergence of virtual laboratories: towards new policies and strategies for knowledge handling. Disponível em: http://www.codata.org.2000. Acesso em 03 agosto de 2006.
VIGOTSKI, L. S. (1999) Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo, Editora Martins Fontes.
VIRRAD (2009) Virtual radiopharmacy VirRAD. Public pages. http://www.virrad.org/public/public/index2.html. Acesso em 10 de janeiro de 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Roberto Correia de Melo, João Alberto Osso Jr, Carlos Henrique Veríssimo Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.