Laboratórios virtuais e ambientes colaborativos virtuais de ensino e de aprendizagem: conceitos e exemplos

Autores

  • Roberto Correia de Melo
  • João Alberto Osso Jr. USP-SP

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol4n2.310

Palavras-chave:

Laboratórios virtuais, Informação, Ambientes Colaborativos Virtuais, Simulações

Resumo

A Unesco3 estimula iniciativas para a criação de laboratórios virtuais de comunicação, ensino e aprendizagem como um fator estratégico facilitador de atividades de ensino e de pesquisas tecnológicas, em especial para países em desenvolvimento. Laboratórios virtuais constituem-se em um ramo de conhecimentos de interesse para todas as ciências, uma vez que englobam inúmeras simulações de experimentos e representam um importante meio para armazenamento, recuperação e troca de informações, podendo ser utilizados também em todos os níveis de ensino (fundamental, médio e superior). Além disso, constituem um importante recurso para complementar os laboratórios reais em muitas áreas de conhecimentos. O cenário onde se situa o tema “laboratórios virtuais” envolve vários conhecimentos inter-relacionados, dentre eles transmissão de informações, ambientes colaborativos virtuais, simulações, cognição e teorias cognitivas, e-learning, aprendizagem colaborativa, comunidades de prática e realidade virtual. Portanto, para conhecer os princípios envolvidos em laboratórios virtuais e em sua utilização, necessita-se ter uma visão geral dos conceitos e áreas de conhecimentos que permitam sua criação e implementação. Nesse artigo, conceituaram-se os temas envolvidos no contexto de laboratórios virtuais, bem como tais temas foram exemplificados com breve descrição de alguns casos de destaque, a fim de proporcionar uma introdução geral ao assunto para acadêmicos e profissionais de todas as áreas.

Downloads

Biografia do Autor

Roberto Correia de Melo

Bacharel em Matemática Aplicada, pela Fundação Santo André-SP, Mestre em Ciências pela Universidade São Marcos-SP, Doutorando em Tecnologia Nuclear - Aplicações, pelo IPEN-USP-SP, Executivo e docente em TIC.

João Alberto Osso Jr., USP-SP

Ph. D pela Manchester University-UK, Chefe de Divisão de Produção de Radioisótopos do Centro de Radiofarmácia do IPEN-USP-SP.

Referências

ALEXIOU, Antonios; BOURAS, Christos & GIANNAKA, Eri. Virtual laboratories in education. A cheap way for schools to obtain laboratories for all courses, by using the computer laboratories. Disponível em: http://ru6.cti.gr/publications/1009.pdf. Acesso em: 25 de maio de 2002.

ALEXIOU, Antonios; BOURAS, Christos; GIANNAKA, Eri; KAPOULAS, Vaggelis; NANI, Maria & TSIATSOS, Thrasivoulos. The Virtual Radiopharmacy Laboratory: A 3D simulation for distance learning. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, vol. 13, p. 307-322. Computer Engineering and Informatics Department. University of Patras, Greece, 2004.

DILLENBOURG, Pierre. What do you mean by “collaborative learning”? In: DILLENBOURG, Pierre (ed.). Collaborative learning: cognitive and computational approaches. Oxford: Elsevier, 1999. p. 1-19.

EARNSHAW, Rae A.; LAMOTTE, Wim; CHAMPNESS, Brian; CHILTON, Nic; DIAS, M. & MENA DE MATOS, João. Visinet III-3D: Visualization over Networks. UK: Telepresence and Shared Virtual Environments (Chains), 1997.

GILES, Emily, PITRE, Sarah & WOMACK, Sara. Multiple intelligences and learning styles. In: OREY, Michael (ed.). Emerging perspectives on learning, teaching and technology. 2003. Disponível em: http://projects.coe.uga.edu. Acesso em: 14 de maio de 2007.

GOODYEAR, Peter. Psychological foundations for networked learning. In: STEEPLES, Christine & JONES, Chris (eds.). Networked learning: perspectives and issues. New York, NY: Springer-Verlag New York, Inc., 2001. p. 49-75.

KIRNER, Claudio & TORI, Romero (eds.). Realidade virtual: conceitos e tendências. Pré-Simpósio – VII Symposium on Virtual Reality 2004. São Paulo: Mania do Livro, 2004.

LAISTER, Johann & KOUBEK, Anni. 3rd Generation learning platforms requirements and motivation for collaborative learning. EURODL, 2001. Disponível em: <http://www.eurodl.org/materials/contrib/2001/ic101/laister.htm.

MORRISON, Donald & COLLINS, Allan. Epistemic fluency and constructivisty learning environments. In: WILSON, Brent (ed.). Constructivisty learning environments. New Jersey: Educational Technology Publications, 1996. p. 107-119.

PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. Trad. Francisco M. Guimarães. Petrópolis: Vozes, 1973.

SCHERLY, Daniel; ROUX, Laurent & DILLENBOURG, Pierre. Evaluation of hypertext in an activity learning environment. Journal of Computer Assisted Learning, 16, p. 125-136, 2000.

VARY, James P. (ed.). Report of the expert meeting on virtual laboratories. Organized by International Institute of Theoretical and Applied Physics – Iitap. Ames, Iowa, May, 1999, p. 10-12, Paris: Unesco, 2000.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cippola Neto. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2010-03-30

Como Citar

de Melo, R. C., & Osso Jr., J. A. (2010). Laboratórios virtuais e ambientes colaborativos virtuais de ensino e de aprendizagem: conceitos e exemplos. Revista De Informática Aplicada, 4(2). https://doi.org/10.13037/ria.vol4n2.310

Edição

Seção

Artigos Originais