Laboratórios virtuais e ambientes colaborativos virtuais de ensino e de aprendizagem: conceitos e exemplos
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol4n2.310Palavras-chave:
Laboratórios virtuais, Informação, Ambientes Colaborativos Virtuais, SimulaçõesResumo
A Unesco3 estimula iniciativas para a criação de laboratórios virtuais de comunicação, ensino e aprendizagem como um fator estratégico facilitador de atividades de ensino e de pesquisas tecnológicas, em especial para países em desenvolvimento. Laboratórios virtuais constituem-se em um ramo de conhecimentos de interesse para todas as ciências, uma vez que englobam inúmeras simulações de experimentos e representam um importante meio para armazenamento, recuperação e troca de informações, podendo ser utilizados também em todos os níveis de ensino (fundamental, médio e superior). Além disso, constituem um importante recurso para complementar os laboratórios reais em muitas áreas de conhecimentos. O cenário onde se situa o tema “laboratórios virtuais” envolve vários conhecimentos inter-relacionados, dentre eles transmissão de informações, ambientes colaborativos virtuais, simulações, cognição e teorias cognitivas, e-learning, aprendizagem colaborativa, comunidades de prática e realidade virtual. Portanto, para conhecer os princípios envolvidos em laboratórios virtuais e em sua utilização, necessita-se ter uma visão geral dos conceitos e áreas de conhecimentos que permitam sua criação e implementação. Nesse artigo, conceituaram-se os temas envolvidos no contexto de laboratórios virtuais, bem como tais temas foram exemplificados com breve descrição de alguns casos de destaque, a fim de proporcionar uma introdução geral ao assunto para acadêmicos e profissionais de todas as áreas.Downloads
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