OS SEGREDOS DE JOSEPH MITCHELL: omissões e equívocos de um clássico jornalístico

Perfil; jornalismo literário; Joe Gould.

O objetivo deste artigo é explicitar as omissões de informações e deslizes éticos do jornalista Joseph Mitchell na feitura dos dois perfis do boêmio Joe Gould. A abordagem utiliza o método comparativo e conceitos de ética jornalística, análise narrativa e da linguística. Com esses procedimentos e aportes, demonstramos que, ao contrário de serem modelares para o gênero, por sua celebrada qualidade, os dois perfis de Joe Gould são exemplos daquilo que deve ser evitado na feitura de textos jornalísticos biográficos.

Marcos Antonio Zibordi

Professor de Jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul. Editor da Agência de Notícias das Favelas (ANF). Pós-doutorando com pesquisa sobre livro-reportagem na Universidade de São Paulo.

CARVALHAL, Tania Franco. Literatura comparada. São Paulo: Princípios, 2004.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. Ética no jornalismo. São Paulo: Contexto, 2008.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora UNB, 2001

FIORIN, José Luiz. Introdução à linguística, volume 2: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2003.

KARAM, Francisco José. A ética jornalística e o interesse público. São Paulo: Summus, 2004.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2003.

_____ . Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Contexto, 2009.

LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas ampliadas: o livro-reportagem como ampliação do jornalismo e da literatura. Barueri: Manole, 2009.

MARTINEZ, Monica. Jornalismo literário – tradição e inovação. Florianópolis: Insular, 2016.

MITCHELL, Joseph. O segredo de Joe Gould. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

MEDINA, Cremilda. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 2001.

MEDINA, Cremilda. A arte de tecer o presente: narrativa e cotidiano. São Paulo: Summus, 2003.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2004.

MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise crítica da narrativa. Brasília: Editora UNB, 2013.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. Campinas: Pontes, 2015.

PENA, Felipe. Jornalismo literário. São Paulo: Contexto, 2021.

VILAS-BOAS, Sérgio. Perfis: O mundo dos outros 22 personagens e 1 ensaio. Barueri: Manole, 2014.

WOLFE, Tom. Radical chique e o novo jornalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

2022-12-19