DESESPECIALIZAÇÃO, NOVOS SABERES E QUEBRA DE FRONTEIRAS: o trabalho dos comunicadores a partir do mapeamento de artigos do Intercom (2019-2
o trabalho dos comunicadores a partir do mapeamento de artigos do Intercom (2019-2013)
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259812Keywords:
trabalho dos comunicadores, GP Intercom, CPCTAbstract
This article presents research that is part of the Datification of Communication Activity and Work of Communicators' Arrangements Project. The aim is to address the work of communicators, looking at different professional groups in order to gain a broad understanding of how platformisation has changed their activities and whether there are distinctions between them in their relationship with digital technologies. To this end, we searched the database of Intercom's National Congresses, held between 2019 and 2023, for articles published in the annals of the period, referring to Working Groups related to Journalism, Advertising, Public Relations and Audiovisual.
Downloads
References
ALVES, M.C.D. Processos criativos em uma agência de publicidade colaborativa: transformações em movimento. In: 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Joinville – SC. 2018. Anais [...] Disponível em https://portalintrcom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-0459-1.pdf. Acesso em mai. 2024.
ALVES, M.C.D. Publicidade e complexidade: notas sobre transformações em movimento. In: 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Belém – PA. 2019. Anais [...] Disponível em https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-0798-1.pdf. Acesso em abr. 2024.
CAZALE, R.C. T. ; MACHADO FILHO, F. Inteligência artificial e televisão aberta brasileira: aparelhos inteligentes diante de um consumidor multitelas. In: MARQUIONI, C.E. ; FISCHER, G. D. Da televisão às televisualidades [livro eletrônico] : continuidades e rupturas em tempos de múltiplas plataformas– Belo Horizonte, MG: Selo PPGCOM/UFMG, 2020. – (Olhares Transversais; v. 1), p. 295-312. Disponível em: https://seloppgcomufmg.com.br/publicacao/da-televisao-as-televisualidades-continuidades-e-rupturas-em-tempos-de-multiplas-plataformas/. Acesso em: 10 jan. 2024.
FIGARO, R. (Coord.). Como trabalham os comunicadores em tempos da pandemia da COVID-19?. São Paulo: ECA-USP, 2020. Disponível em: https://comunicacaoetrabalho.eca.usp.br/publicacoes_cpct/relatorio-de-pesquisa-como-trabalham-os-comunicadores-em-tempos-de-pandemia-da-COVID-19/. Acesso em 24 jun. 2024.
FIGARO, R. (Coord.). Como trabalham os comunicadores no contexto de um ano da pandemia de COVID-19: 1 ano e 500 mil mortes. São Paulo: ECA-USP, 2021. Disponível em: https://comunicacaoetrabalho.eca.usp.br/publicacoes_cpct/como-trabalham-os-comunicadores-no-contexto-de-um-ano-da-pandemia-de-COVID-19-1-ano-e-500-mil-mortes/. Acesso em 24 jun. 2024.
FIGARO, R. et al. Como trabalham os comunicadores na pandemia do COVID-19?. Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano, v. 3, 3 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.33239/rjtdh.v.76
FIGARO, Roseli (Org.). As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia. São Paulo: ECA/USP, 2018.
FIGARO, Roseli (Org.). Discurso jornalístico e condições de produção em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia [recurso eletrônico] São Paulo : ECA-USP :Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, 2021.
FIGARO, Roseli et al. Os comunicadores no contexto de um ano da pandemia de COVID-19. Líbero, [s. l.], ed. 49, p. 61-89, set./dez. 2021. Disponível em: https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/1621.
FIGARO, Roseli et al. RECONFIGURAÇÕES DO TRABALHO E DA IDENTIDADE DE JORNALISTAS: reflexões com base em pesquisa no período de pandemia de COVID-19. Revista Observatório , [S. l.], v. 8, n. 1, p. a7pt, 2022. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2022v8n1a7pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/13791. Acesso em: 27 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2022v8n1a7pt
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GUIMARÃES, L.; HANSEN, F. Entre processos criativos e plataformas digitais: um recorte da pesquisa da pesquisa sobre o trabalho freelancer. In: 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 2021. Anais [...] Disponível em https://portalintercom.org.br/anais/nacional2021/resumos/dt2-pp/leticia-guimaraes.pdf Acesso em jun 2024 Acesso em mar.2024.
HARTLEY, J. Digital futures for cultural and media studies. Oxford: Wiley-Blackwell, 2012. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203814284
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
KISCHINHEVSKY, M. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
LIMA, Samuel P. (Org.); MICK, Jacques et al. Perfil do jornalista brasileiro 2021: características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho. 1. ed. Florianópolis : Quórum Comunicações, 2022.
MARQUES, A.; REBECHI, C. N. A "uberização" da gestão do trabalho por meio do Net Promoter Score (NPS): uma reflexão no contexto dos estudos sobre comunicação e trabalho no capitalismo contemporâneo. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), 2020, Salvador (virtual). Disponível em: https://portalinter com.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-0682-1.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
MARQUES, Ana Flávia. A redação virtual e as rotinas produtivas dos arranjos econômicos de comunicação alternativos às corporações de mídia. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação - Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2019.
MARQUIONI, C.E. ; FISCHER, G. D. Da televisão às televisualidades [livro eletrônico] : continuidades e rupturas em tempos de múltiplas plataformas– Belo Horizonte, MG: Selo PPGCOM/UFMG, 2020. – (Olhares Transversais; v. 1). Disponível em: https://seloppgcomufmg.com.br/publicacao/da-televisao-as-televisualidades-continuidades-e-rupturas-em-tempos-de-multiplas-plataformas/. Acesso em: 10 jan. 2024.
MÉDOLA, A.S.L. D.A pesquisa em televisão e vídeo: um panorama da produção científica no núcleo de pesquisa Comunicação Audiovisual da Intercom. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 33, 2010, Caxias do Sul. Anais, São Paulo: Intercom, 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/lista_area_DT4-TV.htm. Acesso em 10 jan. 2024.
MINAYO, M. C. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade.. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2020.
OLIVEIRA, D.F. Discursos sobre a Publicidade Programática e Trabalho Publicitário. In: 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 2021.
REBECHI, Cláudia N.. Comunicação nas relações de trabalho: análise crítica de vozes da comunicação organizacional no Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. doi:10.11606/D.27.2009.tde-22072009-092823. Acesso em: 2024-07-19. DOI: https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-22072009-092823
REBECHI, Claudia Nociolini. Prescrições de comunicação e racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas em diálogo com o discurso do IDORT (anos 1930-1960). 2014. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa em Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi:10.11606/T.27.2014.tde-20102014-110342. Acesso em: 2024-07-19. DOI: https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-20102014-110342
RIBEIRO, R. G.; LONDERO, R.R. A sociedade do desempenho e trabalho de relações públicas no meio digital. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), 2020, Salvador (virtual). Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-0706-1.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
SANDI, A. Q.; ALMANSA-MARTINEZ, A. Tendências digitais em comunicação organizacional, aproximações entre Brasil e Espanha. In: 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), 2023, Belo Horizonte. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0816202316472164dd27c909c0d.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
SCALEI, V.; FINGER, C. Televisão, big data e algoritmos: o que fazer com tantos dados sobre a audiência? In: MARQUIONI, C.E. ; FISCHER, G. D. Da televisão às televisualidades [livro eletrônico] : continuidades e rupturas em tempos de múltiplas plataformas– Belo Horizonte, MG: Selo PPGCOM/UFMG, 2020. – (Olhares Transversais; v. 1),, p. 312-329. Disponível em: https://seloppgcomufmg.com.br/publicacao/da-televisao-as-televisualidades-continuidades-e-rupturas-em-tempos-de-multiplas-plataformas/. Acesso em: 10 jan. 2024.
SCHWARTZ, Yves; DUC, Marclle ; DURRIVE, Louis. Trabalho e uso de si. In: SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis (Org..). Trabalho e ergologia. Conversas sobre a atividade humana. Niterói: EdUFF, 2007. p. 189-206.
SRNICEK, Nick. Capitalismo de plataformas. Buenos Aires: Caja Negra, 2018.
TREIN, S.R. 2020 O ethos (imagem de si) publicitário na perspectiva dos cursos de Publicidade e Propaganda do Brasil. In: 43o. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, VIRTUAL. ANAIS [...] Disponível em https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19917 Acesso em jun.2024
TRINDADE, E. et al. Lógicas Publicitárias e mediações algorítmicas: algumas perspectivas. In: 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – João Pessoa – PB. 2022. Anais [...] Disponível em https://portalintercom.org.br/anais/nacional2022/resumo/0713202217033162cf25138abc1.pdf Acesso em mai. 2024.
VALENTE, T. B. Perspectivas do trabalho publicitário: cenários, perfil profissional e modelos de atuação em publicidade nos dias atuais. In: 4 3º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL. 2020. Anais [...] Disponível em https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-1806-1.pdf Acesso em jun.2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Comunicação & Inovação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.