DISCURSO LITERÁRIO X DISCURSO PUBLICITÁRIO: OPOSIÇÃO ENTRE A ESTÉTICA E O UTILITÁRIO

Authors

  • Maria Helena Steffens de Castro

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol7n13.648

Keywords:

Literatura, Publicidade, Estética, Discurso

Abstract

Este estudo não pretende reivindicar para a publicidade o espaço livre e indomável da arte, mas imputar-lhe uma perspectiva criativa, sem a dissolução da polarização e do antagonismo com o discurso literário. A compreensão das inter-relações entre as duas modalidades de expressão permite uma análise de características próprias e o seu empenho em assegurar uma emancipatória cultural ao transmitir seu sentido do mundo. A análise foi feita com o objetivo de verificar se, no discurso publicitário, os aspectos conservadores e fixos são predominantes ou se apresentam construções imaginárias e poéticas capazes de romper o estabelecido pela estética da época. A seleção do corpus foi feita, também, através de critérios qualitativos, pois a análise não visou apenas à freqüência, mas também, à avaliação de cada discurso pelos seus aspectos estilísticos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Helena Steffens de Castro

Professora doutora em Letras, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação/FAMECOS/PUCRS.