Stylistic analysis of Rola ou enrola? (a.k.a. conveyor belt of love): a narrative that unfolds in the program Eliana (SBT)
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol19n39.5067Keywords:
Audiovisual. Television. Media narratives. Stylistics. SBT.Abstract
TV shows are macronarratives in which inhabit several diegesis, each one with their specific plots and characters; they are called segments. The dominical show Eliana (2009-) fits this profile, comprehending, among a sum of microuniverses made of (in)finite expressive resources, the weekly Rola ou enrola? (known in English as Conveyor Belt of Love). In order to discuss the stylistic effects responsible for maintaining the viewer’s interest in a dating segment about to complete a quadrennium on air, it was questioned what is peculiar, in a cultural and communicational sense, about the object in evidence.
Downloads
References
269 CHILLI Pepper Single Hotel. Perturbe, por favor. 2014. Disponível em: <https://goo.gl/U74SFv>.
Acesso em: 15 mar. 2015.
A EDIÇÃO 172 da revista G já está nas bancas. Sertânia Vip, Sertânia, 2012. Disponível em:
<https://goo.gl/1vwZPv>. Acesso em: 15 mar. 2015.
BALLY, C. Traité de stylistique française. Paris: Klincksieck, 1909.
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BORDWELL, D. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Tradução Maria Luiza Machado Jatobá.
Campinas: Papirus, 2008.
______. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas: Unicamp, 2013.
BUTLER, J. G. Notes on the soap opera apparatus: televisual style and “As the World Turns”. Cinema
Journal, Los Angeles, v. 25, n. 3, p. 53-70, 1986.
______. Television style. New York: Routledge, 2010.
CONFIRA os consolidados de domingo (15/03/2015). Central Tudo sobre TV, [S.l.], 16 mar. 2015.
Disponível em: <https://goo.gl/9C7Npo>. Acesso em: 7 abr. 2018.
EBC – EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO. Protestos contra a corrupção e o governo ocorreram em
todas as regiões do Brasil. 2015. Disponível em: <https://goo.gl/m4Rzus>. Acesso em: 22 mar. 2015.
ELIANA. Direção de Ariel Jacobowitz. São Paulo: SBT, semanal, 240 min., telev., son., color. 2009-.
Disponível em: <https://goo.gl/MvzcgN>. Acesso em: 13 mar. 2015.
ELIANA estreia o divertido quadro “Rola ou Enrola” neste domingo. Portal do SBT, São Paulo, 28 out.
2011. Disponível em: <https://goo.gl/JEcb7o >. Acesso em: 13 mar. 2015.
ENDEMOL Brasil. Conveyor Belt of Love: o romance rola solto durante o programa. Reality/game show.
2015. Disponível em: <https://goo.gl/S91sBr>. Acesso em: 13 mar. 2015.
FERNANDES, A. C. Namoro e família na televisão: análise do programa de auditório “Em Nome do Amor”.
Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da
Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2002.
FRANÇA, V. Narrativas televisivas: programas populares na TV. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
GALVÃO, L. M. N. M. R.; Duca, D. C. A. C. Modernização em programas televisivos de relacionamento e
o comportamento juvenil na perspectiva do comportamento consumidor. Mercatus Digital, Recife,
n. 1, p. 83-96, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.physio.2008.05.005
GUIRAUD, P. A estilística. São Paulo: Mestre Jou, 1970.
HENRIQUES, C. C. Estilística e discurso: estudos produtivos sobre texto e expressividade. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2011.
HERGESEL, J. P. Estilística cibernética. Guaratinguetá: Penalux, 2013.
LOPES, M. I. V. Telenovela como recurso comunicativo. Matrizes, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 21-47, 2009. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p21-47
LOTMAN, I. M. A estrutura do texto artístico. Lisboa: Estampa, 1978.
______. La retórica. Escritos: Revista del Centro de Ciencias del Lenguaje, Puebla, México, n. 9, p. 21-46, 1993.
MARTINS, N. S. Introdução à estilística: a expressividade na língua portuguesa. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008.
MARTINS, R. B. F. As mediações da interação do SBT com a audiência. Revista Mediação, Belo Horizonte,
v. 18, n. 22, p. 67-83, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/1323-238X.2016.11882158
MONTEIRO, J. L. A estilística. São Paulo: Ática, 1991.
MONTEIRO, J. L. A estilística: manual de análise e criação do estilo literário. Petrópolis: Vozes, 2005.
PUCCI JR., R. L. Sobre a história do estilo cinematográfico. REBECA: Revista Brasileira de Estudos de
Cinema e Audiovisual, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 1-6, 2014. Disponível em: <http://goo.gl/KmC37C>.
Acesso em: 1 fev. 2017.
ROCCO, M. T. F. A linguagem autoritária. São Paulo: Brasiliense, 1989.
ROCCO, M. T. F. A linguagem autoritária. São Paulo: Brasiliense, 1989.
ROCHA, S. M. Estilo televisivo – e sua pertinência para a TV como prática cultural. Florianópolis:
Insular, 2016.
SOARES, R. Fica comigo: youth and love/sexual pedagogies on MTV. Educação em Revista, Belo
Horizonte, n. 46, p. 311-335, 2007. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.39241.709363.59
SILVA, A. A. et al. A descartabilidade dos relacionamentos humanos em programas televisivos: Uma análise
crítica dos quadros de namoro na TV. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA
COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza. Anais…. Fortaleza: Intercom, 2012.
SOUSA, S. M. Silvio Santos vem aí: programas de auditório do SBT numa perspectiva semiótica. Niterói:
Editora da UFF, 2011.
131 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS
v. 19, n. 39 (114-131) jan-abril 2018
Análise estilística de Rola ou enrola?
SUHAMY, H. As figuras de estilo. Porto: Rés, 1994.
TODOROV, T. As categorias da narrativa literária. In: BARTHES, R. et al. Análise estrutural da narrativa.
Petrópolis: Vozes, 1971. p. 209-254.
______. Linguagem e literatura. In: ______. As estruturas narrativas. Tradução Leyla Perrone-Moisés. São
Paulo: Perspectiva, 2006. p. 53-64.
ZILLES, U. O significado do humor. FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, v. 1, n. 22,
p. 93-89, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 João Paulo Hergesel, Rogério Ferraraz

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.