Public Communication Observatory: research, criticism and citizenship
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol18n37.4507Keywords:
Public Communication, Observatories, Public InterestAbstract
The purpose of this article is reflect about the process of creation, construction and operation of the project Observatório da Comunicação Pública (Obcomp) based on theoretical-practical perspectives that relate themes of public interest, citizenship and communication in Brazilian democracy. Headquartered in Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil, the conceptual axis of the Obcomp is public communication. In this direction, it’s constitute of debate and criticism, since it captures, classifies and makes available information about state communication and news of public interest, besides to accompany public broadcasting.
Downloads
References
BLUMLER, J. G.; GUREVITCH, M. The crisis of public communication. London: Routledge, 1995.
BOBBIO, N. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1987.
______. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
BOHMAN, J. Public deliberation: pluralism, complexity and democracy. Cambridge, MA: MIT Press,
2000
BRAGA, J. L. A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus,
2006.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 11.652 de 7 de abril de 2008. Institui os princípios e objetivos dos serviços de radiodifusão pública explorados pelo Poder Executivo ou outorgados a entidades de sua
administração indireta; autoriza o Poder Executivo a constituir a Empresa Brasil de Comunicação
– EBC; altera a Lei nº 5.070, de 7 de julho de 1966; e dá outras providências. Diário Oficial
da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 8 abr. 2008. Disponível em: <https://goo.gl/WL3066>.
Acesso em: 28 jan. 2017
CHRISTOFOLETTI, R.; MOTTA, L. G. Observatórios de mídia: olhares da cidadania. São Paulo: Paulus,
2008.
DAGNINO, E. Cultura, cidadania e democracia: a transformação dos discursos e práticas na esquerda latino americana. In: ALVAREZ, S.; DAGNINO, E.; ESCOBAR, A. (Orgs.). Cultura e política nos
movimentos sociais latino americanos: novas leituras. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
ESTEVES, J. P. A ética da comunicação e os media modernos: legitimidade e poder nas sociedades complexas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.
______. Espaço público e democracia: comunicação, processos do sentido e identidade sociais. São
Leopoldo: Unisinos, 2003.
______. Sociologia da comunicação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.
GOMES, W. Esfera de visibilidade pública e comunicação de massa. In: GOMES, W.; MAIA, R. C. M.
Comunicação e democracia: problemas e perspectivas. São Paulo: Paulus, 2008.
HABERMAS, J. Direito e democracia: entre facticidade e validade, volume 1. Rio de Janeiro: Tempo
Brasileiro, 1997.
______. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984
SILVA, S. Estado, democracia e internet: requisitos democráticos e dimensões analíticas para a interface
digital do Estado. 2009. Tese (Doutorado em Comunicação e Política) – Universidade Federal da
Bahia, Salvador, 2009.
TÉLLEZ, M. P. Observatório e ouvidorias: experiências de crítica midiática e cidadania na América Latina.
2011. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre, 2011.
WEBER, M. H. Estratégias da comunicação de Estado e a disputa por visibilidade e opinião. In: KUNSCH,
M. (Org.). Comunicação pública, sociedade e cidadania. São Caetano do Sul: Difusão, 2011.
______. Um jeito perverso de entrar para a história. Observatório de Comunicação Pública, Porto Alegre,
2016. Disponível em: <https://goo.gl/JflxF2>. Acesso em: 13 set. 2016.
WEBER, M. H.; CARNIELLI, F. Z. A comunicação de instituições públicas e o paradoxo da visibilidade
estratégica. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS
DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 25., 2016, Goiânia. Anais… Goiânia: Compós,
2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Maria Helena Weber, Ana Javes Luz

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.