Identity and internet: (de)construction of communication and gender in social networks

Authors

  • Manuela do Corral Vieira

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol17n33.3399

Keywords:

Identidade. Internet. Gênero.

Abstract

This study is based on the experiences and communicational exchanges made on the Internet and how they influence the life and the construction of the identity of young people, especially considering the influences of the social field and the gender relations, both operationalized among the relations established on-line and  off-line and involve the subjectivity of the subjects and their relationship with the Other.

Downloads

Author Biography

Manuela do Corral Vieira

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará, realizou Mestrado em Marketing na Universidad Autónoma de Madrid (UAM), no qual foi bolsista do Programa Alban, e é graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (Unama). Atualmente é professora da Universidade da Amazônia, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, e da Graduação em Comunicação Social da Unama. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Consumo, Identidade e Cibercultura". Faz parte do grupo de pesquisa "Cidade, Aldeia e Patrimônio", pela Universidade Federal do Pará. Também é pesquisadora no grupo de pesquisa do CNPq "Agências Digitais na Amazônia Real: a inovação das práticas de comunicação na publicidade paraense", da Universidade da Amazônia. Orienta alunos no Programa de Iniciação Científica e no PIBIC/CNPq. Integra a organização do Festival Osga de Vídeos Universitários, da Universidade da Amazônia. Atua nas áreas da Publicidade e Propaganda, Cibercultura, Comunicação Visual, Antropologia e Estudos de Gênero.

References

BARTH, F. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2000.

BUTLER, J. Conversando sobre psicanálise: entrevista com Judith Butler. Estudos Feministas, Florianópolis,

v. 18, n. 1, p. 161-170, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v18n1/v18n1a09.pdf>.

Acesso em: 18 jan. 2015.

CASTELLS, M. O poder da identidade. Tradução de Klauss Brandini Gerhardt. São Paulo: Paz e Terra,

2010.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

DERRIDA, J. Deconstruction in a nutshell: a conversation with Jacques Derrida. Fordham University

Press. Disponível em: <http://tinyurl.com/7pmt5km>. Acesso em: 25 fev. 2015.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Tradução e organização: Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal,

1979.

______. Deux essais sur le sujet et le pouvoir. In: FREYFUS, H.; RABINOW, P.; FOUCAULT, M. Un

parcours philosophique. Paris: Gallimard, 1984. p. 297-321.

GEERTZ, C. The interpretation of cultures. Nova York: Basic Books, 1973.

______. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 2008.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. 11. ed. Rio de

Janeiro: DP&A, 2006.

HEILBORN, M. L. et al. (Org.). O aprendizado da sexualidade: reprodução e trajetórias sociais de jovens

brasileiros. Rio de Janeiro: Garamond; Fiocruz, 2006.

LANDOWSKI, E. A sociedade refletida: ensaios de sociossemiótica. Tradução de Eduardo Brandão. São

Paulo: EDUC/Pontes, 1992.

34 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

Manuela do Corral Vieira

v. 17, n. 33 (22-34) jan-abr 2016

______. Presenças do outro. Tradução de Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Perspectiva, 2002.

NIETZSCHE, F. A gaia ciência. São Paulo: Hemus, 2002.

PERLONGHER, N. O negócio do michê. 2. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2008.

RECUERO, R. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet.

Porto Alegre: Sulina, 2012.

SEDGWICK, E. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu, Campinas, n. 28, p. 19-54, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-83332007000100003

TURKLE, S. A vida no ecrã: a identidade na era da internet. Lisboa: Relógio D’Água, 1997.

WOLTON, D. Pensar a comunicação. Tradução de Vanda Anastácio. Miraflores: Difusão, 1999.

Published

2016-02-19

How to Cite

Vieira, M. do C. (2016). Identity and internet: (de)construction of communication and gender in social networks. Comunicação & Inovação, 17(33), 22–34. https://doi.org/10.13037/ci.vol17n33.3399