Abramos los ojos, ya es hora de ver: reflexiones sobre una campaña para la eliminación de la violencia contra las mujeres
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol15n28.2425Keywords:
Violencia contra las mujeres, Desnaturalización, Comunicación SocialAbstract
Sob lasreflexiones para o projeto preliminar da primeira campanha provincial parala eliminação da violência contra as mulheres, o primerobstáculo latente parece que persiste, não só nas províncias de Santiago del Esterosino no resto da Argentina e do mundo: o óbitos femininos nas mãos DeSUS casais, familiares ou estranhos não pararam. Em vez disso, a sua partida tem aumentado, como o número de reclamações recebidas porgolpes, abuso, assédio e abuso sexual abuso verbal. No entanto, com a proliferação de vítimas, a participação reflexiva que laviolencia esnormal não contra as mulheres, também foi ampliado por níveis macro e micro, atingindo estaprovincia. Feminicídio crecientenúmero frontal e devido à demanda do movimento de mulheres do Estadonacional e os Estados provinciais lançaram uma série de medidas para conter yrecursos violência contra a mulher, dando cumplimientoa acordos internacionais assinados no âmbito da Convenção Americana sobre Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher (Belém do Pará, 1994). Também deve-se ter em mente que, se o que você quer é uncambio verdadeira refletida em práticas cotidianas, promovendo a cidadania lasensibilización santiagueña em todos os cantos laprovincia é imperativo. Como afirmado pela antropóloga Marcela Lagardeen seu texto "Sinergiapor nosso direito humano na Espanha, Guatemala e México" (2011) Se não difundir, se delas direitos não tornar as mulheres visíveis não existem. Por tudo isso, desdeOficina Violência Familiar e Mulheres do Judiciário na província (OVDFyM), o gênero de laSubsecretaría Direitos Humanos e do Instituto para o Estudo DesarrolloSocial (Indes), que trabalhou na articulação de uma descobrir campanha provincial de violência. Lamisma foi lá focado principalmente na prevenção da violência e as diferentes typesof para a distribuição de agências losdiferentes estão na província de cuidados, elasesoramiento e vítimas acompanham. Diante disso, a estrada estava violência ladesnaturalización invisível (físico é reconhecido.) Que você silenciosamente, simbolicamente e psicologicamente minar lalibertad e direitos das mulheres. A ferramenta foi instalada por meio de estratégia de comunicação Deuna, formado com diferentes peças de comunicação, lacrítica reflexivo e informações necessárias para tomar uma atitude.Downloads
References
Amorós, Celia. Tiempo de feminismo. Cátedra: Madrid, 1997.
Beauvoir, Simone. El segundo sexo. 2ª ed. Buenos Aires:
Sudamericana, 2005.
De Aguilera, Miguel & Pindado, Julián. Nuevos enfoques
en comunicación y salud: perspectivas de investigación.
Revista Científica de Comunicación y Educación. v. 26,
p. 13-20, 2006.
Díaz, Hernán & Uranga, Washington. Comunicación
para la salud en clave cultural y comunitaria, Revista de
Comunicación y Salud, v. 16, n. 1, p. 113-124. Disponible
en: http://www.revistadecomunicacionysalud.org/index.php/
rcys/article/view/23, recuperado el 10 de julio de 2013.
Lagarde, Marcela. Sinergia por nuestros Derecho
Humanos en España, Guatemala y México. En Lagarde,
Marcela, Valcárcel, Amelia (coords.), Feminismo, género e
igualdad (p. 63-84). Madrid: Pensamiento Iberoamericano,
Fundación Carolina, 2011.
Mac Kinnon, Catherine. Hacia una teoría feminista del
Estado. Madrid: Cátedra, 1995.
Valcárcel, Amelia. La política de las mujeres. Cátedra:
Madrid, 1997.
Riera Romaní, Jordi & Serrado Soldevila, Juan José.
Las funciones pedagógico-mediadoras de los medios
de comunicación social: Un entorno interdisciplinario
e interprofesional crítico. Pedagogía social: revista
interuniversitaria. n. 5, p. 27-57, 2000. DOI: https://doi.org/10.1080/01296612.2000.11771945
Uranga, Washington. Mirar desde la comunicación: Una
manera de analizar las prácticas sociales, 2011. Disponible
en: http://www.washingtonuranga.com.ar/, recuperado el
07 de junio de 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Virginia Paola Palazzi, Patricia Arenas, Cecilia Canevari

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.