Experimentação e autoralidade nos quadrinhos comerciais: uma análise semiótica da obra artística de Carl Barks

Authors

  • Roberto Elísio Santos USCS
  • João Batista F. Cardoso USCS

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol15n28.2415

Abstract

Apesar de trabalhar para editoras comerciais e de não ter seu nome creditado nas histórias em quadrinhos que criava, o quadrinista estadunidense Carl Barks consolidou uma obra pessoal em 25 anos de carreira. Este artigo resulta de pesquisa sobre a autoralidade desse artista e as inovações presentes em seu trabalho. A análise semiótica foi utilizada para compreender os quadrinhos que Barks produziu, tendo como objeto os elementos icônicos de suas narrativas gráficas sequenciais.

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Author Biographies

Roberto Elísio Santos, USCS

Pós-doutorado em Comunicação pela ECA-USP, professor da Escola de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e vice-coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.

João Batista F. Cardoso, USCS

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com Pós-doutorado pela ECA/USP. Professor da Escola de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

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Published

2014-03-25

How to Cite

Santos, R. E., & Cardoso, J. B. F. (2014). Experimentação e autoralidade nos quadrinhos comerciais: uma análise semiótica da obra artística de Carl Barks. Comunicação & Inovação, 15(28). https://doi.org/10.13037/ci.vol15n28.2415