INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E AS LUTAS NO CAMPO DO JORNALISMO: o caso Acta, em Alagoas
Keywords:
Inovação em jornalismo, campo do jornalismo, habitus empreendedorAbstract
Recent transformations in the world of journalism have been framed within a scenario of changes in labor relations under capitalism, as well as technological, market, and sociocultural reconfigurations of journalistic activity. This research conducted a case study of an independent journalistic organization named Acta, created in Alagoas in 2019 after a strike and collective layoffs by companies. We applied Pierre Bourdieu's theory of social fields to investigate whether Acta broke the structures of the media field, became an innovative and autonomous journalistic arrangement and developed an entrepreneurial habitus.
Downloads
References
ALEXANDRE, Thainá E. M.. A trajetória política de Arnon de Mello: um cidadão kane na terra dos caetés (1911-1983). 88 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, 2023.
ANTUNES, Ricardo. Trabalho e precarização numa ordem neoliberal. In: GENTILI, Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio (orgs.). A cidadania negada - políticas de exclusão na educação e no trabalho. Buenos Aires, CLACSO (Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales), 2000, p. 35-48.
ANTUNES, Ricardo; FILGUEIRAS, Vitor. Plataformas digitais, Uberização do trabalho e regulação no Capitalismo contemporâneo. Contracampo, v. 39, n. 1, p. 27-43, abr./jul. 2020.
AZEVEDO, Júlio A.; BARBOSA, Janderson de O. O novo jornalismo independente e o espírito do empreendedorismo. Anais do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. João Pessoa (PB): UFPB, 2022, p. 1-15.
BENETTI, Marcia; HAGEN, Sean. Jornalismo e imagem de si: O discurso institucional das revistas semanais. Estudos em Jornalismo e Mídia, Ano VII, Nº 1, p. 123-135, jan-jun, 2010.
BENSON, Rodney; NEVEU, Erik. Introduction: field theory as a work in progress. In: ________ (eds). Bourdieu and the Journalistic Field. Cambridge: Polity Press, 2005. p. 1-19.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de Uma Teoria da Prática. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1983. p. 46-81.
________________. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 1993.
________________. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1989.
________________. Sobre a Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
________________. The political field, the science field, and the journalistic field. In: BENSON, Rodney; NEVEU, Erik (eds). Bourdieu and the Journalistic Field. Cambridge: Polity Press, 2005. p. 29-47.
BRATU, Anca; CORNESCU, Viorel; DRUICA, Elena. The role of the necessity and the opportunity entrepreneurship in economic development. Annals of Faculty of Economics, v.2, issue 1, p. 242-245, 2009.
BRIGGS, Mark. Entrepreneurial journalism. How to build what’s next for news. London: Sage, 2012.
CORSI, Francisco L. A crise do capitalismo global em perspectiva histórica. In: SANTOS, Agnaldo; CORSI, Francisco L.; CAMARGO, José M.; VIEIRA, Rosângela L. (orgs.). Crise do capitalismo global no mundo e no Brasil. Bauru (SP): Canal6, 2013, p. 51-70.
CORSI, Francisco L.; CAMARGO, José M.; SANTOS, Agnaldo. A crise do capitalismo global: bolhas especulativas e os novos espaços de acumulação na periferia. Brazilian Journal of International Relations, v. 7, n. 2, mai./ago. , p. 267-299, 2018.
DE CLERCQ, Dirk; VORONOV, Maxim. Toward a Practice Perspective of Entrepreneurship: Entrepreneurial Legitimacy as Habitus. International Small Business Journal, 27(4), p. 395-419, 2009.
DEUZE, Mark; WITSCHGE, Tamara. O que o jornalismo está se tornando. Parágrafo, ano IV, v. 4, n. 2, p. 7-21, jul-dez, 2016.
FIGARO, Roseli; SILVA, Ana F. M.. Precarização e plataformização no mundo trabalho dos jornalistas. In: PATRÍCIO, Edgard P. (org.). Transformações no mundo do trabalho do jornalismo. 1ª ed. Florianópolis: Editora Insular, 2022, p. 204-224.
FRANCISCATO, Carlos Eduardo. Uma proposta de incorporação dos estudos sobre inovação nas pesquisas em jornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 7, n. 1: Inovações no Jornalismo, pp. 8-18, jan./jun. 2010.
HONG, Meiling; GE, Zhenfeng; WU Chanti. The emergence of entrepreneurial ecosystems by capital, habitus, and practice: A two-phase model based on Bourdieu’s approach. Frontiers in Psychology, 13, 987485, p. 1-13, 2023.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Inovação 2017 - Notas técnicas. Rio de Janeiro (RJ): IBGE, 2020.
MAARES, Phoebe; HANUSCH, Folker. Interpretations of the journalistic field: A systematic analysis of how journalism scholarship appropriates Bourdieusian thought. Journalism, p. 1-19, 2020.
MICK, Jacques; KIKUTI, Andressa. O mundo do trabalho de jornalistas no Brasil: uma agenda de pesquisa. PLURAL, v.27.2, p. 210-239, ago-set, 2020.
OLIVEIRA, Graciele de. Relatório de trabalho de conclusão: jornalista sem patrão, união entre cooperativismo e empreendedorismo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo). Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, 2023.
OECD/EUROSTAT. Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation - The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activities. 4th Ed. OECD Publishing: Paris/Eurostat, Luxembourg, 2018.
QUIJOUX, Maxime. Reprodução, Habitus, Campo: como Bourdieu pensa o trabalho? POLÍTICA & TRABALHO, nº 54, p. 220-236, jan-jun, 2021.
REBECHI, C. N.. A subjetividade do trabalhador no contexto da uberização do trabalho: um novo desafio para os estudos de comunicação nas relações de trabalho. Anais do XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Curitiba (PR), Universidade Positivo, 2017, p. 1-15.
SANTOS, Anderson D. G.; AZEVEDO, Júlio A.. A entrada do Sistema Opinião de Comunicação e os movimentos no mercado alagoano de TV aberta. In: DOURADO, Jaqueline L.; LOPES, Denise M. M. S. L.; MARQUES, Renan da S. (orgs.). Economia Política do Jornalismo: tendencias, perspectivas e desenvolvimento regional. Teresina: EDUFPI, 2016.
SANTOS, Guilherme L.; SILVA, Naftali O.; SANTOS, Magnolia R. A.. Iris Alagoense e Diario das Alagoas: os precursores do jornalismo impresso alagoano. Anais do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste - Intercom Nordeste, Caruaru/PE. 2016a, p. 1-15.
_________________________________________________________. A Televisão em Alagoas: da implantação à produção de conteúdo local. Anais do XXXIX Congresso de Ciências da Comunicação - Intercom. São Paulo: Intercom, 2016b, p. 1-15.
SANTOS, Magnolia R. A.. Cooperativismo e imprensa: o caso da Tribuna Independente em Alagoas. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Foz do Iguaçu (PR): Intercom, 2014, p. 1-7.
SEMÊDO, Ana C. C. M.. O habitus no mundo do trabalho: uma apropriação da categoria de Bourdieu. Revista Salud y Desarrollo, vol. 1, nº 2, p. 69-87, jul-dic, 2017.
SUPERVIELLE, Marcos; ROBERTT, Pedro; MARCHIORO, Pedro. Los usos de Pierre Bourdieu en la sociología del trabajo latinoamericana. BIB, n. 92, p. 1-24, abr, 2020.
TICIANELI, Edberto. História da organização sindical dos jornalistas alagoanos. Portal História de Alagoas, 2017. Disponível em: <https://www.historiadealagoas.com.br/historia-da-organizacao-sindical-dos-jornalistas-alagoanos.html>. Acesso em: 25 jul. 2023.
VAN DIJCK et al. The platform society. Oxford: Oxford University Press, 2018.
VAQUER, Gabriel. Globo vai ao STF para tentar se livrar de contrato com TV de Collor em Alagoas. Folha de S. Paulo, 27 jul. 2024. Disponível em Internet: https://f5.folha.uol.com.br/televisao/2024/07/globo-vai-ao-stf-para-tentar-se-livrar-de-contrato-com-tv-de-collor-em-alagoas.shtml. Acesso em 28/07/2024.
WALTZ, Igor. Startups Jornalísticas: Inovações e continuidades no jornalismo brasileiro do século XXI. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola da Comunicação. Rio de Janeiro, 2019.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Comunicação & Inovação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.