INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E AS LUTAS NO CAMPO DO JORNALISMO: o caso Acta, em Alagoas
Palavras-chave:
Inovação em jornalismo, campo do jornalismo, habitus empreendedorResumo
As transformações recentes do mundo do trabalho do jornalismo enquadram-se em um cenário de mudanças nas relações trabalhistas no capitalismo e em reconfigurações da atividade jornalística de ordem tecnológica, mercadológica e sociocultural. Esta pesquisa realiza um estudo de caso da organização de jornalismo independente Acta, criada em Alagoas em 2019 após greve e demissão coletiva pelas empresas. Aplica-se a teoria dos campos sociais de Pierre Bourdieu para investigar se o Acta rompeu estruturas do campo da mídia alagoana, tornou-se um arranjo jornalístico inovador e autônomo e introduziu um habitus empreendedor.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, Thainá E. M.. A trajetória política de Arnon de Mello: um cidadão kane na terra dos caetés (1911-1983). 88 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, 2023.
ANTUNES, Ricardo. Trabalho e precarização numa ordem neoliberal. In: GENTILI, Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio (orgs.). A cidadania negada - políticas de exclusão na educação e no trabalho. Buenos Aires, CLACSO (Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales), 2000, p. 35-48.
ANTUNES, Ricardo; FILGUEIRAS, Vitor. Plataformas digitais, Uberização do trabalho e regulação no Capitalismo contemporâneo. Contracampo, v. 39, n. 1, p. 27-43, abr./jul. 2020.
AZEVEDO, Júlio A.; BARBOSA, Janderson de O. O novo jornalismo independente e o espírito do empreendedorismo. Anais do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. João Pessoa (PB): UFPB, 2022, p. 1-15.
BENETTI, Marcia; HAGEN, Sean. Jornalismo e imagem de si: O discurso institucional das revistas semanais. Estudos em Jornalismo e Mídia, Ano VII, Nº 1, p. 123-135, jan-jun, 2010.
BENSON, Rodney; NEVEU, Erik. Introduction: field theory as a work in progress. In: ________ (eds). Bourdieu and the Journalistic Field. Cambridge: Polity Press, 2005. p. 1-19.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de Uma Teoria da Prática. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1983. p. 46-81.
________________. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 1993.
________________. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1989.
________________. Sobre a Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
________________. The political field, the science field, and the journalistic field. In: BENSON, Rodney; NEVEU, Erik (eds). Bourdieu and the Journalistic Field. Cambridge: Polity Press, 2005. p. 29-47.
BRATU, Anca; CORNESCU, Viorel; DRUICA, Elena. The role of the necessity and the opportunity entrepreneurship in economic development. Annals of Faculty of Economics, v.2, issue 1, p. 242-245, 2009.
BRIGGS, Mark. Entrepreneurial journalism. How to build what's next for news. London: Sage, 2012.
CORSI, Francisco L. A crise do capitalismo global em perspectiva histórica. In: SANTOS, Agnaldo; CORSI, Francisco L.; CAMARGO, José M.; VIEIRA, Rosângela L. (orgs.). Crise do capitalismo global no mundo e no Brasil. Bauru (SP): Canal6, 2013, p. 51-70.
CORSI, Francisco L.; CAMARGO, José M.; SANTOS, Agnaldo. A crise do capitalismo global: bolhas especulativas e os novos espaços de acumulação na periferia. Brazilian Journal of International Relations, v. 7, n. 2, mai./ago. , p. 267-299, 2018.
DE CLERCQ, Dirk; VORONOV, Maxim. Toward a Practice Perspective of Entrepreneurship: Entrepreneurial Legitimacy as Habitus. International Small Business Journal, 27(4), p. 395-419, 2009.
DEUZE, Mark; WITSCHGE, Tamara. O que o jornalismo está se tornando. Parágrafo, ano IV, v. 4, n. 2, p. 7-21, jul-dez, 2016.
FIGARO, Roseli; SILVA, Ana F. M.. Precarização e plataformização no mundo trabalho dos jornalistas. In: PATRÍCIO, Edgard P. (org.). Transformações no mundo do trabalho do jornalismo. 1ª ed. Florianópolis: Editora Insular, 2022, p. 204-224.
FRANCISCATO, Carlos Eduardo. Uma proposta de incorporação dos estudos sobre inovação nas pesquisas em jornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 7, n. 1: Inovações no Jornalismo, pp. 8-18, jan./jun. 2010.
HONG, Meiling; GE, Zhenfeng; WU Chanti. The emergence of entrepreneurial ecosystems by capital, habitus, and practice: A two-phase model based on Bourdieu's approach. Frontiers in Psychology, 13, 987485, p. 1-13, 2023.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Inovação 2017 - Notas técnicas. Rio de Janeiro (RJ): IBGE, 2020.
MAARES, Phoebe; HANUSCH, Folker. Interpretations of the journalistic field: A systematic analysis of how journalism scholarship appropriates Bourdieusian thought. Journalism, p. 1-19, 2020.
MICK, Jacques; KIKUTI, Andressa. O mundo do trabalho de jornalistas no Brasil: uma agenda de pesquisa. PLURAL, v.27.2, p. 210-239, ago-set, 2020.
OLIVEIRA, Graciele de. Relatório de trabalho de conclusão: jornalista sem patrão, união entre cooperativismo e empreendedorismo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo). Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, 2023.
OECD/EUROSTAT. Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation - The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activities. 4th Ed. OECD Publishing: Paris/Eurostat, Luxembourg, 2018.
QUIJOUX, Maxime. Reprodução, Habitus, Campo: como Bourdieu pensa o trabalho? POLÍTICA & TRABALHO, nº 54, p. 220-236, jan-jun, 2021.
REBECHI, C. N.. A subjetividade do trabalhador no contexto da uberização do trabalho: um novo desafio para os estudos de comunicação nas relações de trabalho. Anais do XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Curitiba (PR), Universidade Positivo, 2017, p. 1-15.
SANTOS, Anderson D. G.; AZEVEDO, Júlio A.. A entrada do Sistema Opinião de Comunicação e os movimentos no mercado alagoano de TV aberta. In: DOURADO, Jaqueline L.; LOPES, Denise M. M. S. L.; MARQUES, Renan da S. (orgs.). Economia Política do Jornalismo: tendencias, perspectivas e desenvolvimento regional. Teresina: EDUFPI, 2016.
SANTOS, Guilherme L.; SILVA, Naftali O.; SANTOS, Magnolia R. A.. Iris Alagoense e Diario das Alagoas: os precursores do jornalismo impresso alagoano. Anais do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste - Intercom Nordeste, Caruaru/PE. 2016a, p. 1-15.
_________________________________________________________. A Televisão em Alagoas: da implantação à produção de conteúdo local. Anais do XXXIX Congresso de Ciências da Comunicação - Intercom. São Paulo: Intercom, 2016b, p. 1-15.
SANTOS, Magnolia R. A.. Cooperativismo e imprensa: o caso da Tribuna Independente em Alagoas. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Foz do Iguaçu (PR): Intercom, 2014, p. 1-7.
SEMÊDO, Ana C. C. M.. O habitus no mundo do trabalho: uma apropriação da categoria de Bourdieu. Revista Salud y Desarrollo, vol. 1, nº 2, p. 69-87, jul-dic, 2017.
SUPERVIELLE, Marcos; ROBERTT, Pedro; MARCHIORO, Pedro. Los usos de Pierre Bourdieu en la sociología del trabajo latinoamericana. BIB, n. 92, p. 1-24, abr, 2020.
TICIANELI, Edberto. História da organização sindical dos jornalistas alagoanos. Portal História de Alagoas, 2017. Disponível em: <https://www.historiadealagoas.com.br/historia-da-organizacao-sindical-dos-jornalistas-alagoanos.html>. Acesso em: 25 jul. 2023.
VAN DIJCK et al. The platform society. Oxford: Oxford University Press, 2018.
VAQUER, Gabriel. Globo vai ao STF para tentar se livrar de contrato com TV de Collor em Alagoas. Folha de S. Paulo, 27 jul. 2024. Disponível em Internet: https://f5.folha.uol.com.br/televisao/2024/07/globo-vai-ao-stf-para-tentar-se-livrar-de-contrato-com-tv-de-collor-em-alagoas.shtml. Acesso em 28/07/2024.
WALTZ, Igor. Startups Jornalísticas: Inovações e continuidades no jornalismo brasileiro do século XXI. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola da Comunicação. Rio de Janeiro, 2019.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Comunicação & Inovação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.

