Experimentação e autoralidade nos quadrinhos comerciais: uma análise semiótica da obra artística de Carl Barks

Autores

  • Roberto Elísio Santos USCS
  • João Batista F. Cardoso USCS

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol15n28.2415

Resumo

Apesar de trabalhar para editoras comerciais e de não ter seu nome creditado nas histórias em quadrinhos que criava, o quadrinista estadunidense Carl Barks consolidou uma obra pessoal em 25 anos de carreira. Este artigo resulta de pesquisa sobre a autoralidade desse artista e as inovações presentes em seu trabalho. A análise semiótica foi utilizada para compreender os quadrinhos que Barks produziu, tendo como objeto os elementos icônicos de suas narrativas gráficas sequenciais.

Downloads

Biografia do Autor

Roberto Elísio Santos, USCS

Pós-doutorado em Comunicação pela ECA-USP, professor da Escola de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e vice-coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.

João Batista F. Cardoso, USCS

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com Pós-doutorado pela ECA/USP. Professor da Escola de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Referências

Andrae, Thomas. Carl Barks and the Disney comic book:

unmasking the myth of modernity. Jackson: University

Press of Mississippi, 2006.

Ault, Donald. “Cutting up” again part II: Lacan on Barks on

Lacan. In: Magnussen, Anne; Christiansen, Hans-Christian

(Eds.) Comics and Culture: analytical approaches to

comics. Copenhagen: Museum Tusculanum Press/

University of Copenhagen, 2000.

______. Carl Barks: conversations. Jackson: University

Press of Mississippi, 2003.

Becattini, Alberto. Disney Comics – la storia, ipersonaggi:

1930-1995. Roma: Editrice Comic Art, 1995.

Dorfman, Ariel & Mattelart, Armand. Para ler o Pato

Donald – cultura de massa e colonialismo. 2ª ed. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 1980.

Duncan, Randy & Smith, Matthew J. The power of comics:

history, form and culture. New York: The Continuum

International Publishing Group, 2009.

Eco, Umberto. Apocalípticos e Integrados. 4a. ed. São

Paulo: Perspectiva, 1998.

Marovelli, Piero; Paolino, Elvio; Saccomano, Giulio.

Introduzione a Paperino – la fenomenologie sociale nei

fumetti di Carl Barks. Firenzi: G. C. Sansoni, 1974.

Referências

Nöth, Winfried (Ed.). Semiotics of the media: state of the art,

projects and perspectives. Berlim: Mouton de Gruyter, 1997.

______. Handbook of semiotics. Bloomington and

Indianapolis: Indiana University Press, 1995.

Peirce, Charles Sanders. Escritos Coligidos. Coleção Os

pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

______. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Santaella, Lúcia; Nöth, Winfried. Comunicação e

Semiótica. São Paulo: Hacker, 2004.

Santos, Roberto Elísio dos. Para reler os quadrinhos

Disney: linguagem, evolução e análise de HQs. São Paulo:

Paulinas, 2002.

Sonesson, Göran. La fotografia: entre el dibujo y la virtualidade.

Revista Brasileira de Semiótica, vol. 20, novembro, 2003:

81-132. Disponível em: <http://www.lunduniversity.lu.se/o.o.i.s?

id=24732&postid=540257>. Acesso em: 27 set 2013.

______. Pictorial semiotics, perceptual ecology, and

Gestalt theory. Semiotica, n. 99, abril, p. 319-399, 1993. DOI: https://doi.org/10.1515/semi-1994-993-405

Disponível em: <http://www.academia.edu/491673/

Pictorial_semiotics_perceptual_ecology_and_Gestalt_

theory>. Acesso em: 27 set 2013.

Wolk, Douglas. Reading comics: how graphic novels work

and what they mean. Cambridge: Da Capo Press, 2007.

Downloads

Publicado

2014-03-25

Como Citar

Santos, R. E., & Cardoso, J. B. F. (2014). Experimentação e autoralidade nos quadrinhos comerciais: uma análise semiótica da obra artística de Carl Barks. Comunicação & Inovação, 15(28). https://doi.org/10.13037/ci.vol15n28.2415