PROPOSTA PARA A MODELAGEM DE USUÁRIOS EM SISTEMAS DE HIPERMÍDIA ADAPTATIVA NO AMBIENTE E-BUSINESS
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol2n1.291Palabras clave:
hipermídia adaptativa, modelo de usuário, apresentação adaptativa, navegação adaptativa, e-business, e-commerce, e-CRM, data warehouse, data miningResumen
A Hipermídia Adaptativa (HA) é a área da ciência da computação que está focada no desenvolvimento e pesquisa de sistemas e aplicações que atendam as necessidades de um usuário em particular, levando em consideração as suas características. Dessa forma, a HA baseia-se na construção de um modelo de usuário ao qual o sistema deve ser capaz de adaptar-se constantemente. Este trabalho pretende abordar alguns conceitos de HA e as técnicas utilizadas para a construção dos modelos de usuários, propondo a sua utilização como o canal de comunicação entre a empresa e seus clientes em ambiente e-business.Descargas
Citas
BRUSILOVSKI, P. Methods and techniques of adaptive hypermedia. User modeling and user adapted interaction, 1996.
____________. Adaptive hypermedia. User modeling and user adapted interaction, 2001.
BRUSILOVSKI P.; PESIN. ISIS-Tutor: an adaptive hypertext learning environment. Symposium on knowledge-based software engineering, Russia, 1994.
CARDOSO, M. S.; GONÇALVES, C. F. CRM em ambiente e-business: como se relacionar com clientes, aplicando novos recursos da web. São Paulo, 2001.
ETGES, S. J.; WALSLAWICK, R. S.; BORGES, P. S. S. Regras de adaptação baseadas na navegação do usuário em sistemas de hipermídia adaptativa, 2002
FLINK, J.; KOBSA, A. A review and analysis of commercial. User modeling servers for personalization on the world wide web, 2000.
FRANCO JR. C. F. E-business: tecnologia da informação e negócios na internet. São Paulo, 2001.
GILBERT, J. E.; HAN, C. Y. Adapting instruction to accommodate learning style. Word conference of the www and internet, Honolulu,1999.
KOBSA, A. User modeling in dialog systems. Potentials and hazards, 1990.
_______. Generic user modeling systems. User modeling and user adapted interaction. Amsterdam, 2001.
KOBSA, A.; KOENEMANN, J. Personalised hypermedia presentation techniques for improving online customer relationships, 2001.
PALAZZO,L.A.M. Sistemas de hipermídia adaptativa. Caderno de publicações da SBC, 2002.
ZUKERMAN, I.; ALBRECHT, D.W. Evaluation methods for learning about users, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Fábio Siqueira Netto

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.