Preservar a capacidade de liderança através de tecnologias de mídia: rumo à perspectiva de rede social
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol6n1.1074Palabras clave:
Tecnologia de Mídias Sociais, Liderança, Coaching, DiretoresResumen
Este estudo buscou examinar a efetividade do emprego das tecnologias de redes sociais online para promover e sustentar a supervisão colaborativa de capacitação em liderança de novatos e jovens diretores. Elaborada na perspectiva das redes sociais, a presente pesquisa propõe que as metodologias de treinamento colaborativo, juntamente com tecnologias de mídias sociais, podem melhorar as habilidades de liderança dos diretores. As evidências preliminares detectadas no trabalho demonstraram relação positiva entre a capacidade de liderança e o uso de tecnologias de mídia social colaborativa como meio de coaching. Os resultados encontrados mostram que os diretores acharam útil compartilhar suas dificuldades e seus conhecimentos de liderança, além de experiências bem-sucedidas, através de uma comunidade virtual. Por outro lado, a comunidade virtual é eficiente em custo e tempo, e eficaz ao chegar a diversos indivíduos para a transferência de conhecimentos e experiências. As implicações teóricas e práticas também são discutidas.Descargas
Citas
BLOOM, Gary; CASTAGNA, Claire; MOIR, Ellen & WARREN, Betsy. Blended coaching: skills and strategies to support principal development. Thousand Oaks, California: Corwin Press, 2005.
BURT, Ronald S. Structural holes: The social structure of competition. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1992.
GRANOVETTER, Mark. The Strength of weak ties. American Journal of Sociology, v. 78, n. 6, p. 1.360-1.380, May, 1973.
HAN, Mary. Developing social capital to achieve superior internationalization: A conceptual model. Journal of International Entrepreneurship, v. 4, n. 2-3, p. 99-112, 2006.
______. Achieving superior international new venture (INV) performance: Exploiting short-term duration of ties. Journal of Enterprising Culture, v. 16, n. 1, p. 1-18, 2008.
HAN, Mary & MCKELVEY, William. Toward a social capital theory of technology-based new ventures as complex adaptive systems. International Journal of Accounting and Information Management, v. 16, n. 1, p. 3-61, 2008.
HAYES, William. So you want to be a principal? Lanham, Maryland: Sacrecrow Education, 2004.
RODD, Jillian. Leadership in early childhood: The pathway to professionalism. 3. ed. Berkshire, England: Open University Press, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Christina Han

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.