Colaboratórios e as Redes de Pesquisa da Embrapa: aprendizagem, disseminação e compartilhamento de informações e conhecimentos
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol10n2.130Abstract
Este artigo apresenta e discute uma proposta de modelo conceitual para a criação de Colaboratórios para as redes de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Os Colaboratórios são espaços virtuais de aprendizagem que potencializam a construção de novos conhecimentos entre os cientistas e promovem soluções sistêmicas para os problemas de pesquisa das redes de pesquisa da Embrapa. Construídos com ferramentas da web 2.0, esses espaços, além de ampliar a cognição humana, porque propulsionam a troca de informações, conhecimentos e experiências, fomentam a aprendizagem individual e organizacional.
Downloads
References
CORRÊA, E. S. “Comunicação Digital e Novas Mídias Institucionais”. In: Comunicação Organizacional: histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 317-335.
COSTA, L. et al. “Redes: uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização” Brasília: WWF-Brasil, 2003. Disponível em: . Acesso em: 6 jun. 2014.
FACCION, D. “Processos de Interação na cultura da convergência”. Comtempo, São Paulo, v. 2, n. 2, dez. 2010. Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comtempo/article/viewFile/7289/6884. Acesso em: 6 jun. 2014.
FREITAS, H. C. A. “A rede sócio-técnica: uma proposta metodológica de análise de cursos construídos em parcerias”. In: Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação. João Pessoa: International Sociological Association / Universidade Federal da Paraíba, 2008.
GÂMBARO, B., PEREIRA, N. R., TORRES, T. Z. “Organização Pedagógica de Espaços Colaborativos de Aprendizagem”. In: 34 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Anais ..., 2011, p. 1-15.
JEONG, H.; CHI, M. T. H. “Construction of shared knowledge during collaborative learning”. In: International Conference On Computer Support For Collaborative Learning, 2., Toronto, 1997. Annals... Toronto, p. 1-5.
LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.
Musso, P. (2004) “A Filosofia da Rede”. In: Parente, A. (Org.). Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação, Porto Alegre, p. 17-38. Disponível em: http://search.4shared.com/postDownload/48v7xDdo/musso_pierre_-_a_filosofia_da_.html. Acesso em: jun. 2012.
PRIMO, A. “O aspecto relacional das interações na Web 2.0”. In: E-Compós (Brasília), v. 9, p. 1-21, 2007. Disponível em: http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/web2.pdf. Acesso em: 6 jun. 2014.
RODRIGUEZ, M. V. R.; HELENA, L. “Um Modelo de Gestão do Conhecimento em uma Empresa de Energia”. In: II Simpósio Internacional de Transparência nos Negócios. 2008. Disponível em: http://www.latec.uff.br/transparencia/documentos/anais_transparencia2/T6_0115_0075.pdf. Acesso em: ago. 2012.
ROMANÍ, C. C. “Mapa de aplicaciones. Una taxonomia comentada”. In: Planeta Web 2.0: Inteligencia Colectiva o médios,H. P. Fast Food. México/Barcelona: Grup de Recerca d’Interaccions Digitals, Universitat de Vic. p. 61-88, 2007.
SENKER, J.; MARSILI, O. “Literature Review for European Biotechnology Innovation Systems (EBIS)”. In: EC TSER Project, Science and Technology Policy Research Unit, University of Sussex, Inglaterra, 1999.
SOARES, V. D. “Informação como fonte para a gestão do conhecimento nas organizações”. In: Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação, XXVIII, Rio de Janeiro. Anais… São Paulo: Intercom, 2005, p. 4.
SHIGUNOV Neto, A.; TEIXEIRA, A. A. “Sociedade do Conhecimento e ciência administrativa: reflexões iniciais sobre a gestão do conhecimento e suas implicações organizacionais”. In: Perspect. Ciênc. Inf., v. 11, n. 2, p. 220-232, maio/ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v11n2/v11n2a06.pdf. Acesseo em: jun. 2012.
SPUDEIT, D. F. A. O. C. “O Fenômeno Social das Redes de Informação: Reflexão Teórica”. In: Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 15, n.1, p. 87-100, jan./jun. 2010. Disponível em: http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/709. Acesso em: jun. 2014.
TEIXEIRA FILHO, J. “Conhecimento, tecnologia e organização”. In: Boletim Técnico do Senac, v. 24, n. 2, p. 55-72, maio/ago. 1998. Disponível em: http://www.senac.br/BTS/242/boltec242b.htm. Acesso em: maio 2014.
TORRES, T. Z.; PEREIRA, N. R.; GÂMBARO, B. “Comunicacação Digital nas Redes de Pesquisa. In: VI Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, Anais ... VI ABRAPCORP, 2012, 15 p.
TORRES, T. Z. et al. “Collaborative environments in RD&I institutions of the Brazilian agricultural sector”. In: Journal of Technology Management & Innovation, v. 5, n. 3, 2010a, p. 69-70.
TORRES, T. Z. et al. “Construção de Ambientes Colaborativos para Redes de Pesquisa: Modelo para a Embrapa”. In: Conferência IADIS Ibero-Americana, Actas ... Algarve, 2010b, p. 339-343.
TORRES, T. Z.; PIEROZZI JR.; PEREIRA, N. R. “Gestão do conhecimento em Instituição de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I): abordagem processual integrada”. In: 8ª. Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informatica. Orlando. Memorias... Florida: International Institute of Informatics and Systemics, 2009. v. 3. p. 233-238.
TORRES, T. Z. et al. “Communication and digital content in research network collaboratories”. In: Simposio sobre la Sociedad de la Información (SSI 2013), 11., Jornadas Argentinas de Informática (42 JAIIO), 42., 2013, Córdoba, Argentina. Anales… Córdoba: Socied Argentina de Informática. p. 326-340.
TORRES, T. Z.; SOUZA, M. I. F. “Cultura da convergência e a perspectiva transmidiática na produção de conteúdos pedagógicos”. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 34., 2011, Recife. Anais. Recife: Intercom. p. 1-15. 1 CD-ROM.
WELLER, M. “Social Objects in Education”. 2008. Disponível em: http://nogoodreason.typepad.co.uk/no_good_reason/2008/01/whats-a-social.html. Acesso em: jun. 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Tércia Zavaglia Torres, Nadir Rodrigues Pereira, Marcia Izabel Fugisawa Souza, Daniela Maciel Pinto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.