A CAMINHO DE UM AMBIENTE ADAPTATIVO DE APRENDIZAGEM, BASEADO NO NÍVEL DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS DO ESTUDANTE
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol3n2.756Palavras-chave:
Personalização, Adaptatividade, Nível de Aquisição de ConhecimentosResumo
A grande maioria dos sistemas de gerenciamento de aprendizagem predominantemente em uso no ensino com suporte computacional são estáticos e lineares, ou seja, apresentam o mesmo conteúdo instrucional para os diversos estudantes, sem considerar o nível de aquisição de conhecimentos de cada um. Tal fato torna esses ambientes muitas vezes desestimulantes, para estudantes que estão num nível mais avançado, e inibidores, para aqueles que estão num nível ainda inicial. Este artigo tem por objetivo apresentar o modelo de funcionamento de um ambiente computacional de aprendizagem, baseado no nível de aquisição de conhecimentos do estudante. Ao disponibilizar para cada estudante uma sugestão de seqüência instrucional adequada ao seu perfil atual e atualizado dinamicamente, o ambiente criará condições para que os mesmos possam guiar o próprio aprendizado de forma personalizada.Downloads
Referências
BRUSILOVSKY, P. “Methods and Techniques of Adaptive Hypermedia”. User Modeling and User-Adapted Interaction. Pittsburgh: Carnegie Mellon University, 1996.
CONLAN, O. The Multi-Model, Metadata Driven Approach to Personalised eLearning Services. PhD thesis, Trinity College, Dublin, 2005.
FERNANDES, Silene de Freitas; KIENBAUM, Germano de Souza & GUIMARÃES, Lamartine N. F. “Um sistema hipermídia adaptativo para o ensino de simulação de sistemas”. III Workshop dos Cursos de Computação Aplicada. São José dos Campos-SP, 2003.
GIRAFFA, Lucia. Uma arquitetura de tutor utilizando estados mentais. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS: UFRGS, 1999.
PIMENTEL, Edson P. Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz. Tese de Doutorado, Instituto Tecnológico de Aeronáutica. São José dos Campos-SP: ITA, 2006.
TIARNAIGH, M. “Adaptive Moodle”. Trinity College, Dublin, 2005.
WEBER, G. & BRUSILOVSKY, P. “ELM-ART: an Adaptive Versatile System for Web-based Instruction”. International Journal of Artificial Intelligence in Education, Edinburgh, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos E. Matsumoto, Danilo P. Martins, Felipe T. Carrasco, Leonel Gallo, Rodrigo S. H. Gonçalves, Edson P. Pimentel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.