NETEDU – UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA O MAPEAMENTO DO CONHECIMENTO DO ESTUDANTE

Autores

  • André A. B. Chinen
  • Felipe Schirmer
  • Ricardo N. Carrer
  • Rodrigo H. C. Santos
  • Vinicius S. Lopes
  • Edson P. Pimentel

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol3n2.747

Palavras-chave:

Avaliação Formativa, Metacognição, Ambientes Computacionais de Avaliação

Resumo

O mapeamento do nível de conhecimentos de um estudante ou de um grupo de estudantes é uma tarefa praticamente impossível para os professores. As medidas de conhecimento predominantes no sistema educacional se baseiam em médias e conseguem apenas destacar aqueles estudantes que estão bem acima ou bem abaixo da média. Além disso, as medidas de autoconhecimento raramente são utilizadas. Desconhecer o nível atual de conhecimentos de um estudante em conceitos específicos impede que a aprendizagem seja significativa, pois não é possível identificar se o estudante possui os pré-requisitos para aprender um novo conceito. Este artigo tem por objetivo apresentar a arquitetura e as funcionalidades do NetEdu, um ambiente de avaliação formativa que possibilitará o mapeamento cognitivo e metacognitivo da aprendizagem. As informações fornecidas pelo ambiente poderão auxiliar o professor e o aluno no acompanhamento e no tratamento das lacunas de aprendizagem.

Downloads

Referências

BLOOM, Benjamin S. & HASTINGS, Madaus. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Editora Pioneira, 1983.

BLOOM, Benjamin S.; ENGELHART, Max D.; FURST, Eduard J.; HILL, Walker H. & KRATHWOHL, David R. Taxionomia de objetivos educacionais. Porto Alegre: Editora Globo, 1977.

BRANSFORD, John D. et al. How People Learn – Brain, Mind Experience and School. Washington: National Academy Press, 2003.

CURA, Cláudio; NUNES, Danilo; PIMENTEL, Edson Pinheiro; BONANO, Enio & MANDAJI, Ricardo. Uma ferramenta adaptativa de avaliação da aprendizagem baseada no perfil cognitivo e metacognitivo do estudante. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Municipal de São Caetano do Sul. São Caetano do Sul-SP: IMES, 2005.

EVERSON, H.T. & TOBIAS, S. “Knowing what you know and what you don’t: Further research on metacognitive knowledge monitoring”. Technical Report 3, The College Board Research Report, 2002.

FLAVELL, J.H. “Metaconition and cognitive monitoring: A new área of cognitive-developmental inquiry”. American Psychologis, 34(10):906-911, 1979.

GAMA, C. Towards a model of metacognition instruction in interactive learning environments. Teste de Doutorado, University of Sussex, Inglaterra, 2004.

GRUBER, T.R.A “Translation Approach to Portable Ontology Specifications”. Knowledge Acquisition, 199-220, 1993.

HACK, L.E. Mecanismos complementares para a avaliação do estudante na educacão a distância. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS: UFRGS, 2000.

MAIA, Rodrigo F. Sistema multiagentes para acompanhamento e auxílio de avaliação de alunos em ambientes de ensino a distância. Dissertação de Mestrado, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2004.

MOREIRA, Marco A. & MANSINI, Elcie F.S. Aprendizagem significativa: a Teoria de David Ausubel. São Paulo, Centauro, 2001.

OLIVEIRA, Clemilson de & BATISTELA, Priscila. Um ambiente de avaliação para o desenvolvimento de habilidades metacognitivas em lógica de programação. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Municipal de São Caetano do Sul. São Caetano do Sul-SP: IMES, 2004.

OMAR, Nizam; PIMENTEL, Edson P.; MUSTARO, Pollyana Notargiacomo & FRANÇA, Vilma F. “Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo da aprendizagem por parte do professor e do aluno”. VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa. Monterrey, México, 2004.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.

PIMENTEL, E.P. Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz. Tese de Doutorado, Instituto Tecnológico de Aeronáutica. São José dos Campos-SP: ITA, 2006.

PIMENTEL, Edson P.; OMAR, Nizam & FRANÇA, Vilma F. “Uma arquitetura pedagógica para o ensino a distância na Web baseada na avaliação para a aprendizagem”. XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Juiz de Fora, 2005.

SABINO, Adilson S.; CABRERA, Anderson; STAIANOV, Bruno; PACHECO, Douglas S.; HOROSHI, Rogério, Y. & TOSIN, Thiago T. Uma ferramenta de avaliação formativa aplicada ao aprendizado de lógica de programação. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Municipal de São Caetano do Sul. São Caetano do Sul: IMES, 2004.

Downloads

Publicado

2010-05-07

Como Citar

Chinen, A. A. B., Schirmer, F., Carrer, R. N., Santos, R. H. C., Lopes, V. S., & Pimentel, E. P. (2010). NETEDU – UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA O MAPEAMENTO DO CONHECIMENTO DO ESTUDANTE. Revista De Informática Aplicada, 3(2). https://doi.org/10.13037/ria.vol3n2.747

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)