UMA FERRAMENTA ADAPTATIVA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, BASEADA NO PERFIL COGNITIVO E METACOGNITIVO DO ESTUDANTE

Autores

  • Claudio Cura Junior USCS
  • Danilo Nunes dos Santos
  • Edson Pinheiro Pimentel
  • Enio Bonano
  • Ricardo Mandaji da Silva
  • Nizam Omar

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol3n2.746

Palavras-chave:

adaptatividade, Avaliação, Cognição, Metacognição, Ontologia

Resumo

Um dos principais problemas do sistema de ensino e aprendizagem é que os alunos são tratados de maneira uniforme. Isto também ocorre no sistema de avaliação em que os alunos são avaliados e julgados sem que se leve em consideração o seu nível de conhecimentos prévios, ou seja, todos os alunos são avaliados da mesma maneira, independentemente de possuírem ou não os pré-requisitos necessários para a avaliação. Por isso, identificar o nível de conhecimento atual do aluno é importante para que a forma de avaliar a aprendizagem seja mais eficaz. Este trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de adaptação da avaliação da aprendizagem baseado no perfil do aluno, representado pelo seu atual nível cognitivo e metacognitivo, e também possibilitar ao aluno a visualização do seu desempenho, baseado em índices gerados na avaliação. Pretende-se, com isto, suprir professor e aluno com uma nova dinâmica de avaliação, que possa contribuir para melhorias no processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2010-05-07

Como Citar

Junior, C. C., dos Santos, D. N., Pimentel, E. P., Bonano, E., da Silva, R. M., & Omar, N. (2010). UMA FERRAMENTA ADAPTATIVA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, BASEADA NO PERFIL COGNITIVO E METACOGNITIVO DO ESTUDANTE. Revista De Informática Aplicada, 3(2). https://doi.org/10.13037/ria.vol3n2.746

Edição

Seção

Artigos Originais

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