UMA ARQUITETURA PARA APLICAÇÕES MOBILE LEARNING
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol3n2.656Palavras-chave:
Aprendizagem com Mobilidade, Avaliação, Ferramentas de AprendizagemResumo
A aplicação das novas tecnologias demora a alcançar o sistema educacional. É o caso das tecnologias móveis, que evoluíram rapidamente nos últimos anos. A popularização dos telefones celulares e demais acessórios tornou-se um convite para que pesquisas na área do ensino móvel a distância (M-Learning) sejam incrementadas. Este artigo tem por objetivo apresentar uma arquitetura para o desenvolvimento de ferramentas M-Learning, explorando as tecnologias móveis aplicadas a determinadas atividades do sistema educacional, como a avaliação. Pretende-se, com isso, disponibilizar a professores e alunos um novo mecanismo que possa apoiar o processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Referências
ALVES, Rêmulo Maia. “Safes: um servidor de avaliações formativas e somativas para o ensino on-line via Web”. Belo Horizonte, Brasil, 2003. Disponível em: http://www.dcc.ufla.br/~remulo/, consultado em julho de 2005.
BARROS, Priscila Pereira. “Possibilidades educativas na Internet”. Universidade Federal do Ceará, Brasil, 2002. Disponível em: http://www.multimeios.ufc.br/producao_cientifica/pdf/monografias/Monografia_Priscila.pdf, consultado em setembro de 2005.
BASIURA, Russ; BATONGBACAL, Mike; BOHLING, Brandon; CLARK, Mike; EIDE, Andréas; EISENBERG, Robert; LOESGEM, Brian & MILLER, L. Christopher. Professional ASP.NET Web Services. Wrox Press, 2001.
BECK, Robert J. “Object-Oriented Content: Importance, Benefits, and Costs. University of Winsconsin, Estados Unidos da América, 2001. Disponível em: http://www.educause.edu/LibraryDetailPage/666?Redirect=True&ID=EDU0297, consultado em julho de 2005.
CANTO, Nilton Furtado. “O uso de ferramentas de autoria para construção de sistemas tutores inteligentes (The use of authoring tools for construction of intelligent tutoring systems)”. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Brasil, 2004. Disponível em: http://www.conahpa.ufsc.br/2004/artigos/Tema5/03.pdf, consultado em julho de 2005.
CASAS, Luis Alberto Alfaro. “Contribuições para a modelagem de um ambiente de educação baseado em realidade virtual”. Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, 1999. Disponível em: http://www.eps.ufsc.br/teses99/casas/, consultado em julho de 2005.
GREENBERG, Jane. Metadata and organizing educational resources on the Internet. Binghamton: Haworth Information Press, 2000.
LEARNING SYSTEMS ARCHITECTURE LAB – LSAL. Disponível em: http://www.lsal.cmu.edu/lsal/expertise/projects/developersguide/index.html, consultado em setembro de 2005.
MEIRELLES, Luiz F.T.; TAROUCO, Liane M.R. & ALVES, Carlos V.R. “Telemática aplicada à aprendizagem com mobilidade”. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, 2004. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/nov2004/artigos/a13_telematica-aplicada.pdf, consultado em abril de 2005.
MICROSOFT. Disponível em: http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/objeto_texto.mspx, consultado em julho de 2005.
MOREIRA, M.A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
MICROSOFT DEVELOPER NETWORK – MSDN. Disponível em: http://www.msdn.com, consultado em julho de 2005.
PELISSOLI, Luciano & LOYOLLA, Waldomiro. “Aprendizado móvel(M-Learning): dispositivos e cenários”. Salvador, Brasil, 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/pdf/074-TCC2.pdf, consultado em abril de 2005.
SCHWARTZ, Alice B. “Aprendizagem por observação”. Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, 1996. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/iad/users/a/alice/aliceiad.htm, consultado em julho de 2005.
SMITH, Rachel S. “Guidelines for authors of learning objects”. Austin: NMC – The New Media Consortium, 2004. Disponível em: http://www.nmc.org/guidelines/NMC%20LO%20Guidelines.pdf, consultado em agosto de 2005.
TAROUCO, Liane M.R.; FABRE, Marie C.J.M.; GRANDO, Anita R.S. & KONRATH, Mary L.P. “Objetos de aprendizagem para M-Learning”. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, 2004. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/CESTA/objetosdeaprendizagem_sucesu.pdf, consultado em abril de 2005.
TULI, Neeraj & DHANANI, Aziz. “Measure.11: IEEE 802.11 Measurements Project”. Disponível em: http://uluru.ee.unsw.edu.au/~tim/measure.11/ug_thesis_02.pdf, consultado em setembro de 2005.
WIGLEY, Andy & WHELLWRIGHT, Stephen. Microsoft. NET Compact Framework – Core Reference. Microsoft Press, 2003
WILEY, David A. “The instructional use of learning objects”. 2000. Disponível em: http://reusability.org/read/, consultado em julho de 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alexandre Aldo de Oliveira Carrera, Cláudio Roberto de Almeida Robbo, Daniel Leonardo da Matta, Daniel de Paula Ferreira Nascimento, Edson Pinheiro Pimentel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.