Discussão sobre as Abordagens Associadas à Aprendizagem Autodirigida e sua Relação com as Tecnologias Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol13n1.185Resumo
O presente trabalho apresenta um estudo complementar ao apresentado no DESAFIE!2016 – Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação da CSBC2016, que explorou acerca das diferentes abordagens do fenômeno conhecido como aprendizagem autodirigida e sua relação com diferentes modalidades de ensino. Nas seções a seguir são apresentados trabalhos que desenvolvem pesquisas sobre o tema e alguns resultados obtidos por meio desses são descritos. Por fim, são propostos eventuais desafios a serem explorados para um futuro desenvolvimento de soluções baseadas nesse fenômenoDownloads
Referências
BARROS, D.; Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e ensina no virtual. Revista Inter-ação, edição 34, 2009, p. 51-74.
BOLHUIS, S.; VOETEN, M; Towards self-directed learning in secondary schools: what do teachers do? Teaching and Teacher Education, versão 17, 2001, pp. 837-855.
BROOKFIELD, S.; Self-directed learning handbook: International Handbook of Education for Changing World of Work. SSBM Media, 2009.
BROCKETT, R. G.; HIEMSTRA, R.; Self-direction in adult learning: perspectives on theory, research and practice, New York: Routledge, 1991.
CANDY, P. C.; Self-directing for lifelong learning: A comprehensive guide to theory and practice. San Francisco: Jossey-Bass, 1991.
DAWSON, S.; MACFADYEN, L.; RISKO, E.; FOULSHAM, T.; KINGSTONE, A.; Using technology to encourage self-directed learning: the collaborative lecture annotation system (CLAS). Ascilite, 2012.
DISCHEV, C.; DISCHEVA, D.; J.; Support for Independent Learning in Evolving Computer Science Disciplines. 3th WCITH, Vietnam, 2015.
EL-BISHOUTY, M.; OGATA, H.; Context-aware support for self-directed ubiquitous learning. IJML Organization, v. 10, n. 10, 2010.
GARCIA, I.; GROS, B.; MAS, X.; NOGUERA, I.; SANCHO, T.; CEBALLOS, J.; Just4me: Functional Requirements to Support Informal Self-directed Learning in a Personal Ubiquitous Environment. Universidade de Aveiro, Portugal, 2012.
GARRISON, D. R.; Self-directed learning: Toward a comprehensive model. Adult Education Quarterly, 48, 1997, p. 18-33.
KIM, M.; OLFMAN, L; RYAN, T.; ERYILMAZ, E.; Leveraging a personalized system to improve self-directed learning in online educational environments. Computers and Education, v. 70, 2013, pp. 150-160.
KNOWLES, M. S. Self-directed learning: A guide for learners and teachers. Chicago: Follet, 1975.
LAI, C.; WANG, Q.; LI, X.; HU, X.; The influence of individual espoused cultural values on self-directed use of technology for language learning beyond the classroom. Computers in Human Behavior, v. 62, 2016, pp. 676-88.
LOUNSBURY, J. W.; LEVY, J. J.; PARK, S. H.; GIBSON, W.; SMITH, R. An investigation of the construct validity of the personality trait of self-directed learning. Elsevier Learning and Individual Differences, v. 19, pp. 411-418, 2009.
MONTEIRO, Bruno S. Ambiente de aprendizado ubíquo Youubi. Design e avaliação. Tese de Doutorado do CIn da Universidade Federal de Pernambuco, 2015.
RAMOS, J.; RODRIGUES, R.; SILVA, J.; GOMES, A. Analisando Fatores que Afetam o Desempenho de Estudantes Iniciantes em um Curso a Distância. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014, pp. 99-108.
SIRIWONGS, P..; Development Student’s Leaning Ability by Dint of Self-directed Learning. 7th WCES, Greece, 2015.
SONG, L.; Hill., J.; A conceptual Model for Understanding Self-directed learning in Online Environments. JIOL, Volume 6, Number 1, Spring, 2007.
SRIARUNRASMEE, J.; TECHATAWEEWAN, W.; MEBUSAYA, R.; Blended Learning Supporting Self-directed Learning and Communication Skills of Srinakharinwirot University’s First Year Students. 7th WCES, Greece, 2015.
STUBBÉ, H.; THEUNISSEN, N.; Self-directed adult learning in a ubiquitous learning environment: a meta review. TSSOL, 2008.
TEO, T., TAN, S.; LEE, C.; CHAI, C.; KOH, J.; CHEN, W.; CHEAH, H.; The self-directed learning with technology scale for young students: An initial development and validation. Computers and Education, v. 55, 2010.
ZION, M.; SLEZAK, M.; It takes two to tango: In dynamic inquiry, the self-directed student acts in association with the facilitating teacher. Teaching and Teacher Education, v. 21, 2005, pp. 875-894.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Hugo Vieira Lucena de Souza, Rodrigo Lins Rodrigues, Ivanildo José de Melo Filho, Alex Sandro Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.