Design de um Artefato Social para avaliação formadora

Autores

  • Ana Luiza Rolim
  • Alex Sandro Gomes
  • Ricardo Amorim
  • Dilma Luciano

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol10n1.118

Resumo

Este trabalho descreve a análise de requisitos e concepção de artefato social para regulação de dificuldades de aprendizagem de conteúdos abordados no ensino médio presencial com tecnologia.
Apresenta-se o fenômeno da autorregulação com a estratégia de corregulação em um trabalho entre pares, com a identidade preservada, e escolhidos aleatoriamente, dentre os estudantes envolvidos na aula em questão. A concepção e o desenvolvimento serão descritos com protótipos iterativos, a partir de cenários descritos à luz da Teoria da Atividade. Foram construídos vários protótipos de baixa fidelidade, até chegar ao protótipo que foi efetivamente implementado para a
pesquisa de doutorado em andamento.

Downloads

Referências

BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. da. (2010). Interação Humano-Computador. Série Editora Campus – SBC – Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BØDKER, S. (2000). Scenarios in user-centred design -setting the stage for refection and action. Interacting with Computers 13, 2000, p. 61-75.

DINSMORE, D. L.; ALEXANDER; P. A., LOUGHLIN, S. M. Focusing the conceptual lens on metacognition self-regulation, and self-regulated learning. Educ. Psychol Rev, v. 20, p. 391-409, 2008.

ENGESTRÖM, Y. Activity theory and individual and social transformation. In: Engeström, Y.; R. Miettinen and R.L. Punamäki, Perspectives on Activity Theory. Cambridge, Cambridge University Press, p. 19-38, 1999.

GOMES et al. Colaboração, Comunicação e Aprendizagem em Rede Social Educativa, In: Xavier A. C. (Ed.) Hipertexto e Cibercultura: links com a literatura, a publicidade, o plágio e as redes sociais educacionais, 2011.

GOMES, A. S. et al. Educar com Redu. Recife: Redu, Educational Technology, 2012. 103p. Disponível em: http://www.ead.unb.br/arquivos/livros/educar-com-o-redu.pdf. Acessado em: 5 jun. 2014.

HADWIN, A. F. et al. Innovative ways for using gStudy to orchestrate and research social aspects of self-regulates learning. Computers in Human Behavior 26 , 794–805, 2010.

JÄRVELÄ et al. Structuring and Regulating Collaborative Learning in Higher Education With Wireless Networks and Mobile Tools. Educational Technology & Society, 10 (4), 71-79, 2007.

JÄRVELÄ, S.; VOLET, S.; JÄRVENOJA, H. Motivation in Collaborative learning: new concepts and methods for studying social processes of motivation. A paper presented at the Earli 2005 Conference, 22-27, August 2005, Nicosia, Cyprus.

KUJALA, S.; KAUPPINEN, M.; REKOLA, S. Bridging the Gap between User Needs and User Requirements. In: Avorius, N. and Fakotakis, N. (Eds.) Advances Human-Computer Interaction I (Proceedings of the Panhellenic Conference with international Participation in Human-Computer Interaction PC-HIC 2001), Typorama Publications, p. 45-50, 2001.

LEONTIVE, A.N. Problems of the development of the mind. Moscow, Progress Publishers, 1981.

OZOGUL, G.; SULLIVAN, H. Student performance and attitudes under formative evaluation by teacher, self and peer evaluators. Education Tech research Dev (2009). 57: 393-410.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas. Trad. Patrícia Chitoni Barros. Porto Alegre. Artes médicas, p 103, 1999.

PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de Interação: além da interação homem-computador. Trad. Viviane Possamai. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ROBERTSON, J. The educational affordances of blogs for self-directed learning. Computer and Education 57, 1628-1644, 2011.

ROLIM, A. L. et al. Artefato Social para Avaliação Formadora. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, evento integrante do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, realizado de 26 a 30 de novembro de 2012, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. SBIE 2012. Rio de Janeiro − RJ. 2012.

SANMARTÍ, N. Avaliar para aprender. Tradução Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artmed, 136 p., 2009.

SUNG, Y. et al. The design and application of a web-based self- and peer- assessment system. Yao-Ting Sung. Computers & Education 45 (2005) 187-202.

TORRAS, M. E.; MAYORDOMO, R. Teaching presence and regulation in an eletronic portfólio. Computers in Human Behavior. 27(2011) 2284-2291.

TSENG, S.; TSAI, C. On-line peer assessment and the role of the peer feedback: a study of high school computer course. Computers and Education 49 (2007) 1161-1174.

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

Rolim, A. L., Gomes, A. S., Amorim, R., & Luciano, D. (2014). Design de um Artefato Social para avaliação formadora. Revista De Informática Aplicada, 10(1). https://doi.org/10.13037/ria.vol10n1.118

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)