Desafios das Interfaces Gestuais para a Aprendizagem de Pessoas com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

Autores

  • Leonardo Ramon Nunes de Sousa Universidade Federal do Piauí; Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
  • Ismar Frango Silveira Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol11n2.156

Resumo

Ferramentas computacionais que se utilizam de interfaces gestuais podem ajudar as pessoas com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) como um recurso para melhoria de sua aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo discutir os desafios de pesquisa relacionados ao desenvolvimento de aplicativos touchless para a Educação Especial, juntamente com questionamentos sobre o desenho da interface, acessibilidade, criação de diretrizes, impacto financeiro e aspectos cognitivos a serem mobilizados, almejando-se um aluno com igualdade de condições de aprendizagem quer em contextos de aprendizagem colaborativa ou individualizada por meio de TecnologiasAssistivas.Ferramentas computacionais que se utilizam de interfaces gestuais podem ajudaras pessoas com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) como umrecurso para melhoria de sua aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo discutiros desafios de pesquisa relacionados ao desenvolvimento de aplicativos touchless paraa Educação Especial, juntamente com questionamentos sobre o desenho da interface,acessibilidade, criação de diretrizes, impacto financeiro e aspectos cognitivos a seremmobilizados, almejando-se um aluno com igualdade de condições de aprendizagem querem contextos de aprendizagem colaborativa ou individualizada por meio de TecnologiasAssistivas.

Downloads

Biografia do Autor

Leonardo Ramon Nunes de Sousa, Universidade Federal do Piauí; Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD); Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Ismar Frango Silveira, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC)

Referências

ABBOTT, C. Defining assistive technologies-a discussion. Journal of Assistive Technologies, v.1, n.1, p. 6–9, 2007.

ASHKENAZI, T. et al. Effect of training children with developmental coordination disorders in a virtual environment compared with a conventional environment. In: VIRTUAL REHABILITATION (ICVR), 2013. Proceedings… IEEE, 2013. p.46–50.

BARTOLI, L. et al. Designing e evaluating touchless playful interaction for asd children. In: CONFERENCE ON INTERACTION DESIGN AND CHILDREN. Proceedings… ACM. BDA (2012). Text to speech. The British Dyslexia Association, 2014. Disponível em: http://bdatech.org/whattechnology/textto-speech/. Acesso em: 21 jul. 2016.

BOHMAN, P. R.; ANDERSON, S. A conceptual framework for accessibility tools to benefit users with cognitive disabilities. In: INTERNATIONAL CROSS-DISCIPLINARY WORKSHOP ON WEB ACCESSIBILITY (W4A), 2005. Proceedings… ACM, 2005. p.85–89.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília-DF, 1988.

BUENO, J. G. S. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas. Revista Brasileira de educação especial, 3(5):7–25, 1999.

CANTIN, N.; RYAN, J.; POLATAJKO, H. J. Impact of task difficulty and motor ability on visual-motor task performance of children with and without developmental coordination disorder. Human movement science, v.34, p.217–232, 2014.

CARDOSO, A. M. P. et al. Facil: Modelo para avaliação da literacia digital e informacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, v.22, n.03, p.46, 2014.

CÁRNIO, M. S.; SHIMAZAKI, E. M. Letramento e alfabetização das pessoas com deficiência intelectual. Teoria e prática da educação, v.14, n.1, p.143–151, 2012.

CARO, K. Exergames for children with motor skills problems. ACM Sigaccess Accessibility e Computing, n.108, p.20–26, 2014.

CARO, K. et al. Designing exergames combining the use of fine and gross motor exercises to support self-care activities. In: international ACM SIGACCESS conference on Computers & accessibility, 16., 2014. Proceedings… ACM, 2014. p.247–248.

CAST. Center for applied special technology (cast). About Universal Design for Learning. 2012. Disponível em: http://www.cast.org/udl/index.html. Acesso em: 13 nov. 2016.

CHEN, K.-W. et al. To design an interactive learning system for child by integrating blocks with kinect. In: GLOBAL ENGINEERING EDUCATION CONFERENCE (EDUCON), 2014. Proceedings… IEEE, 2014. p. 20-22.

CIEZA, A. et al. Linking health-status measurements to the international classification of functioning, disability and health. Journal of Rehabilitation Medicine, v.34, p.5, p.205–210, 2002.

CLARKE, M. et al. A proposed framework for decision-making for assistive communication technology support: many perspectives, but one common goal. Journal of Assistive Technologies, v.5, n.4, p.242–248, 2011.

COHN, G. et al. Your noise is my comme: sensing gestures using the body as an antenna. In: SIGCHI - CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, 2011. Proceedings… ACM, 2011. p. 791-800.

CONVENÇÃO. Convenção Interamericana para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência, 2006.

CRAWFORD, S. G.; WILSON, B. N.; DEWEY, D. Identifying developmental coordination disorder: consistency between tests. Physical & occupational therapy in pediatrics, v.20, n.2-3, p. 29–50, 2001.

DAVIS, M. et al. Guidelines for researchers and practitioners designing software e software trials for children with autism. Journal of Assistive Technologies, v.4, n.1, p.38–48, 2010.

DE ASSIS, A. B. S. W. et al. Os multiletramentos no contexto escolar: Os desafios do letramento na educação especial. Revista Científica da FEPI, v.6, n.1, 2015.

DE OLIVEIRA, M. D. S.; BEZERRA, G. F. (Pro) posições do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a educação especial: uma proposta inclusiva? Revista Educação Especial, v. 27, n. 50, p.777–780, 2014.

DOS SANTOS, A. M.; LIMA, I. M. C. Um estudo sobre o letramento em salas de alfabetização: Inclusão de alunos com deficiência. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 6. 2012. Anais... 2012.

DYSPRAXIA Foundation UK. Dyspraxia classroom guidelines, 2016.

ERAZO, O.; PICO, R. Interfaces de usuario basadas en gestos manuales sin contacto para la sala de clases: una revisión bibliográfica. Enfoque UTE, v.5, n.4, p–34, 2014.

ERAZO, O. et al. Magic mirror for neurorehabilitation of people with upper limb dysfunction using kinect. In: SYSTEM SCIENCES (HICSS), HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE, 47., 2014. Proceedings… IEEE, 2014. p. 2607–2615.

FALCÃO, T. P.; PRICE, S. Informing design for tangible interaction: a case for children with learning difficulties. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INTERACTION DESIGN E CHILDREN, 9., 2010. Proceedings… ACM, 2010. p.190–193.

FENG, J. et al. Computer usage by children with down syndrome: Challenges and future research. ACM Transactions on Accessible Computing (TACCESS), v.2, n.3, p.13, 2010.

FERGUSON, G. et al. The efficacy of two task-orientated interventions for children with developmental coordination disorder: Neuromotor task training and nintendo wii fit training. Research in developmental disabilities, v.34, n.9, p.2449–2461, 2013.

FERGUSON, G. et al. Using the icf framework to explore the multiple interacting factors associated with developmental coordination disorder. Current Developmental Disorders Reports, v.1, n.2, p.86–101, 2014.

FOULDER-HUGHES, L. Free online bbc clips aid numeracy, 2015.

GARCIA, R. M. C.; MICHELS, M. H. A política de educação especial no Brasil (1991-2011): uma análise da produção do gt15-educação especial da anped. Revista brasileira de educação especial, v.17, p.105–124, 2011.

GEUZE, R. H.; KALVERBOER, A. F. Tapping a rhythm: A problem of timing for children who are clumsy and dyslexic? Adapted Physical Activity Quarterly, v.11, p.203–203, 1994.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GLAT, R.; FERNEES, E. M. Da educação segregada à educação inclusiva: uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira. Revista Inclusão, v.1, n.1, p.35–39, 2005.

GONSALVES, L. et al. Children with developmental coordination disorder play active virtual reality games differently than children with typical development. Physical therapy, v.95, n.3, p.360–368, 2015.

HAMMOND, J. et al. An investigation of the impact of regular use of the wii fit to improve motor and psychosocial outcomes in children with movement difficulties: a pilot study. Child: care, health e development, v.40, n.2, p.165–175, 2014.

HENDERSON, S. E. E HENDERSON, L. Toward an understanding of developmental coordination disorder: terminological e diagnostic issues. Neural plasticity, v.10, n.1-2, p.1–13, 2003.

HENDERSON, S. E. et al. Movement assessment battery for children. Psychological Corporation London, 1992.

HILL, E. L. Non-specific nature of specific language impairment: a review of the literature with regard to concomitant motor impairments. International Journal of Language & Communication Disorders, v.36, n.2, p.149–171, 2001.

IBGE. Censo demográfico 2010: características gerais da população, região e pessoas com deficiência, 2010.

JELSMA, D. et al. The impact of wii fit intervention on dynamic balance control in children with probable developmental coordination disorder and balance problems. Human movement science, v.33, p.404–418, 2014.

KAPLAN, B. et al. Comorbidity of developmental coordination disorder and different types of reading disability. Journal of the International Neuropsychological Society, v.3, p.54, 1997.

KIRBY, A.; DREW, S. Guide to dyspraxia and developmental coordination disorders. Routledge, 2013.

KIRBY, A.; SUGDEN, D.; PURCELL, C. Diagnosing developmental coordination disorders. Archives of disease in childhood, v.99, n.3, p.292–296, 2014.

KIRBY, A.; SUGDEN, D. A. Children with developmental coordination disorders. Journal of the Royal Society of Medicine, v.100, n.4, p.182–186, 2007.

KLEINA, C. Tecnologia assistiva em educação especial e educação inclusiva. Curitiba: Intersaberes [livro eletrônico], 2012.

KULESSA, T.; HOCH, M. Efficient color segmentation under varying illumination conditions. In: IEEE IMAGE AND MULTIDIMENSIONAL DIGITAL SIGNAL PROCESSING WORKSHOP, 1998. Proceedings… IEEE, 1998.

LANDERL, K.; MOLL, K. Comorbidity of learning disorders: prevalence and familial transmission. Journal of Child Psychology e Psychiatry, v.51, n.3, p.287–294, 2010.

LIMA, S. R.; MENDES, E. G. Escolarização da pessoa com deficiência intelectual: terminalidade específica e expectativas familiares. Rev. bras. educ. espec, v.17, n.2, p.195–208, 2011.

LIU, W. Natural user interface - next mainstream product user interface. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER-AIDED INDUSTRIAL DESIGN & CONCEPTUAL DESIGN IEEE, 11., 2010. Proceedings… IEEE, 2010.

MAGALHAES, L.; CARDOSO, A.; MISSIUNA, C. Activities and participation in children with developmental coordination disorder: A systematic review. Research in developmental disabilities, v.32, n.4, p.1309–1316, 2011.

MAGALHÃES, L. C.; MISSIUNA, C.; WONG, S. Terminology used in research reports of developmental coordination disorder. Developmental medicine & child neurology, v.48, n.11, p.937–941, 2006.

MARTINS, D. A. Trajetórias de Formação e Condições de Trabalho do Interprete de Libras em Instituições de Educação Superior. PhD thesis, Dissertação (Mestrado em Educação)–Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2009.

MCKNIGHT, L. Designing for adhd in search of guidelines. In: IDC 2010 DIGITAL TECHNOLOGIES E MARGINALIZED YOUTH WORKSHOP, 2010. Proceedings…2010.

MCKNIGHT, L.; DAVIES, C. Current perspectives on assistive learning technologies. The Kellogg College Centre for Research into Assistive Learning Technologies. Oxford University. December, 2012.

MISSIUNA, C.; RIVARD, L.; BARTLETT, D. Exploring assessment tools and the target of intervention for children with developmental coordination disorder. Physical & Occupational Therapy in Pediatrics, v.26, n. 1-2, p.71–89, 2006.

MITRA, S.; ACHARYA, T. Gesture recognition: A survey. Systems, Man, and Cybernetics, Part C: Applications e Reviews, IEEE Transactions on, v.37, n.3, p.311–324, 2007.

MIYAHARA, M.; MOBS, I. Developmental dyspraxia and developmental coordination disorder. Neuropsychology Review, v.5, n.4, p.245–268, 1995.

NIELSEN, M. et al. A procedure for developing intuitive and ergonomic gesture interfaces for hci. Gesture-Based Communication in Human-Computer Interaction, p. 409–420. Springer, 2004.

NISHINO, H. et al. A touch screen interface design with tactile feedback. In: COMPLEX, INTELLIGENT AND SOFTWARE INTENSIVE SYSTEMS (CISIS), 2011. Proceedings… IEEE, 2011. p. 53–60.

NORMAN, D. A.; NIELSEN, J. Gestural interfaces: a step backward in usability. Interactions, v.17, n.5, p.46–49, 2010.

NUNES, L. R.; SILVEIRA, I. F. Desafios das interfaces gestuais na aprendizagem de pessoas com dispraxia. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO (CSBC 2015), 35., 2015, Recife, Pernambuco, Anais... Recife, Pernambuco, 2015.

O’HARA, K. et al. On the naturalness of touchless: Putting the interaction back into nui. ACM Transactions on Computer-Human Interaction (TOCHI), v.20, n.1, p.5, 2013.

OLSEN, J. Z.; FINK, C.; MARXER, M. Handwriting without tears. Handwriting Without Tears Publisher, 2001.

ORGANIZATION, W. H. International classification of functioning, disability and health: ICF. World Health Organization, 2001.

OTHMAN, M. F.; KEAY-BRIGHT, W. Using rotoscopy technique to assist the teaching of handwriting for children with dyspraxia. In: ADVANCES IN COMPUTER-HUMAN INTERACTIONS, 30., 2010. Proceedings… IEEE, 2010. p. 175–178.

OTHMAN, M. F.; KEAY-BRIGHT, W. Rotoscopy-handwriting prototype: Using computer animation technique to assist the teaching of handwriting for children with dyspraxia. In: ITNG, Proceedings… 2011. p. 464–469.

PIEK, J. P.; DYCK, M. J. Sensorymotor deficits in children with developmental coordination disorder, attention deficit hyperactivity disorder and autistic disorder. Human movement science, v.23, n.3, p.475–488, 2004.

PLACITELLI, A. P.; GALLO, L. Toward a framework for rapid prototyping of touchless user interfaces. In: COMPLEX, INTELLIGENT AND SOFTWARE INTENSIVE SYSTEMS (CISIS), 6., 2012, Proceedings… IEEE, 2012. p.539–543.

POLATAJKO, H. J.; AM, F.; C, M. An international consensus on children with developmental coordination disorder. Can J Occup Ther, n.62, p. 3–6, 1995.

POLATAJKO, H. J.; CANTIN, N. Developmental coordination disorder (dyspraxia): an overview of the state of the art. In: SEMINARS IN PEDIATRIC NEUROLOGY, 2005. Proceedings… Elsevier, v. 12, 2005. p.250-258.

PORTWOOD, M. Understanding developmental dyspraxia: A textbook for students e professionals. David Fulton Publishers, 2013.

QUECK, F.; MYSLIWIEC, T.; ZHAO, M. Finger mouse: A freehand pointing interface. In: INTERNATIONAL WORKSHOP ON AUTOMATIC FACE AND GESTURE RECOGNITION, 1995, Zurich. Proceedings… Zurich, 1995.

RASMUSSEN, P.; GILLBERG, C. Natural outcome of adhd with developmental coordination disorder at age 22 years: a controlled, longitudinal, community based study. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v.39, n.11, p.1424–1431, 2000.

SAFFER, D. Designing gestural interfaces: Touchscreens e interactive devices. O’Reilly Media Inc., 2008.

SALIM, S. Y. Touchless vs direct-touch interface: Technical and applications. In: INTERACTIVE MULTIMEDIA CONFERENCE, 2014. Proceedings…2014.

SCABAR, A. et al. Comorbidity of dcd and sli: significance of epileptiform activity during sleep. Child: care, health and development, v.32, n.6, p.733-739, 2006.

SHEN, J. et al. Gpu-based realtime hand gesture interaction and rendering for volume datasets using leap motion. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON CYBERWORLDS, 2014. Proceedings… 2014, p. 85–92.

SMITS-ENGELSMAN, B. C. et al. Motor learning: An analysis of 100 trials of a ski slalom game in children with and without developmental coordination disorder. PloS one, v.10, n.10, e.0140470, 2015.

SNAPP-CHILDS, W. et al. Active prospective control is required for effective sensorimotor learning. PloS one, v.8, n.10, e.77609, 2013a.

SNAPP-CHILDS, W.; MON-WILLIAMS, M.; BINGHAM, G. P. A sensorimotor approach to the training of manual actions in children with developmental coordination disorder. Journal of child neurology, v.28, n.2, p.204–212, 2013b.

STUCKI, G. et al. Application of the international classification of functioning, disability and health (icf) in clinical practice. Disability e rehabilitation, v.24, n.5, p.281–282, 2002.

SUDIRMAN, R.; TABATABAEY-MASHADI, N.; ARIFFIN, I. Aspects of a standardized automated system for screening children’s handwriting. In: INFORMATICS E COMPUTATIONAL INTELLIGENCE (ICI), 1., 2011, Proceedings… IEEE, 2011, p.49-54.

TONIOLO, C. S.; CAPELLINI, S. A. Transtorno do desenvolvimento da coordenação: revisão de literatura sobre os instrumentos de avaliação. Revista Psicopedagogia, v.27, n.82, p.109-116, 2010.

TRESSER, S. Case study: Using a novel virtual reality computer game for occupational therapy intervention. Presence, v.21, n.3, p.359-371, 2012.

UNESCO, O. N. U. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 2006. Brasília-DF. Doc. A.61.611, Nova Iorque, 2006.

VISSER, J. Developmental coordination disorder: a review of research on subtypes and comorbidities. Human movement science, v. 22, n.4, p.479-493, 2003.

WESTING, B. et al. Integrating multi-touch in high-resolution display environments. State of the Practice Reports, ACM, p. 8, 2011.

ZULIAN, M. S.; FREITAS, S. N. Formação de professores na educação inclusiva: aprendendo a viver, criar, pensar e ensinar de outro modo. Revista Educação Especial, p. 47–57, 2012.

Downloads

Publicado

2016-11-18

Como Citar

Sousa, L. R. N. de, & Silveira, I. F. (2016). Desafios das Interfaces Gestuais para a Aprendizagem de Pessoas com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. Revista De Informática Aplicada, 11(2). https://doi.org/10.13037/ria.vol11n2.156

Edição

Seção

Artigos