Colaboratórios e as Redes de Pesquisa da Embrapa: aprendizagem, disseminação e compartilhamento de informações e conhecimentos
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol10n2.130Resumo
Este artigo apresenta e discute uma proposta de modelo conceitual para a criação de Colaboratórios para as redes de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Os Colaboratórios são espaços virtuais de aprendizagem que potencializam a construção de novos conhecimentos entre os cientistas e promovem soluções sistêmicas para os problemas de pesquisa das redes de pesquisa da Embrapa. Construídos com ferramentas da web 2.0, esses espaços, além de ampliar a cognição humana, porque propulsionam a troca de informações, conhecimentos e experiências, fomentam a aprendizagem individual e organizacional.
Downloads
Referências
CORRÊA, E. S. “Comunicação Digital e Novas Mídias Institucionais”. In: Comunicação Organizacional: histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 317-335.
COSTA, L. et al. “Redes: uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização” Brasília: WWF-Brasil, 2003. Disponível em: . Acesso em: 6 jun. 2014.
FACCION, D. “Processos de Interação na cultura da convergência”. Comtempo, São Paulo, v. 2, n. 2, dez. 2010. Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comtempo/article/viewFile/7289/6884. Acesso em: 6 jun. 2014.
FREITAS, H. C. A. “A rede sócio-técnica: uma proposta metodológica de análise de cursos construídos em parcerias”. In: Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação. João Pessoa: International Sociological Association / Universidade Federal da Paraíba, 2008.
GÂMBARO, B., PEREIRA, N. R., TORRES, T. Z. “Organização Pedagógica de Espaços Colaborativos de Aprendizagem”. In: 34 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Anais ..., 2011, p. 1-15.
JEONG, H.; CHI, M. T. H. “Construction of shared knowledge during collaborative learning”. In: International Conference On Computer Support For Collaborative Learning, 2., Toronto, 1997. Annals... Toronto, p. 1-5.
LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.
Musso, P. (2004) “A Filosofia da Rede”. In: Parente, A. (Org.). Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação, Porto Alegre, p. 17-38. Disponível em: http://search.4shared.com/postDownload/48v7xDdo/musso_pierre_-_a_filosofia_da_.html. Acesso em: jun. 2012.
PRIMO, A. “O aspecto relacional das interações na Web 2.0”. In: E-Compós (Brasília), v. 9, p. 1-21, 2007. Disponível em: http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/web2.pdf. Acesso em: 6 jun. 2014.
RODRIGUEZ, M. V. R.; HELENA, L. “Um Modelo de Gestão do Conhecimento em uma Empresa de Energia”. In: II Simpósio Internacional de Transparência nos Negócios. 2008. Disponível em: http://www.latec.uff.br/transparencia/documentos/anais_transparencia2/T6_0115_0075.pdf. Acesso em: ago. 2012.
ROMANÍ, C. C. “Mapa de aplicaciones. Una taxonomia comentada”. In: Planeta Web 2.0: Inteligencia Colectiva o médios,H. P. Fast Food. México/Barcelona: Grup de Recerca d’Interaccions Digitals, Universitat de Vic. p. 61-88, 2007.
SENKER, J.; MARSILI, O. “Literature Review for European Biotechnology Innovation Systems (EBIS)”. In: EC TSER Project, Science and Technology Policy Research Unit, University of Sussex, Inglaterra, 1999.
SOARES, V. D. “Informação como fonte para a gestão do conhecimento nas organizações”. In: Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação, XXVIII, Rio de Janeiro. Anais… São Paulo: Intercom, 2005, p. 4.
SHIGUNOV Neto, A.; TEIXEIRA, A. A. “Sociedade do Conhecimento e ciência administrativa: reflexões iniciais sobre a gestão do conhecimento e suas implicações organizacionais”. In: Perspect. Ciênc. Inf., v. 11, n. 2, p. 220-232, maio/ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v11n2/v11n2a06.pdf. Acesseo em: jun. 2012.
SPUDEIT, D. F. A. O. C. “O Fenômeno Social das Redes de Informação: Reflexão Teórica”. In: Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 15, n.1, p. 87-100, jan./jun. 2010. Disponível em: http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/709. Acesso em: jun. 2014.
TEIXEIRA FILHO, J. “Conhecimento, tecnologia e organização”. In: Boletim Técnico do Senac, v. 24, n. 2, p. 55-72, maio/ago. 1998. Disponível em: http://www.senac.br/BTS/242/boltec242b.htm. Acesso em: maio 2014.
TORRES, T. Z.; PEREIRA, N. R.; GÂMBARO, B. “Comunicacação Digital nas Redes de Pesquisa. In: VI Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, Anais ... VI ABRAPCORP, 2012, 15 p.
TORRES, T. Z. et al. “Collaborative environments in RD&I institutions of the Brazilian agricultural sector”. In: Journal of Technology Management & Innovation, v. 5, n. 3, 2010a, p. 69-70.
TORRES, T. Z. et al. “Construção de Ambientes Colaborativos para Redes de Pesquisa: Modelo para a Embrapa”. In: Conferência IADIS Ibero-Americana, Actas ... Algarve, 2010b, p. 339-343.
TORRES, T. Z.; PIEROZZI JR.; PEREIRA, N. R. “Gestão do conhecimento em Instituição de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I): abordagem processual integrada”. In: 8ª. Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informatica. Orlando. Memorias... Florida: International Institute of Informatics and Systemics, 2009. v. 3. p. 233-238.
TORRES, T. Z. et al. “Communication and digital content in research network collaboratories”. In: Simposio sobre la Sociedad de la Información (SSI 2013), 11., Jornadas Argentinas de Informática (42 JAIIO), 42., 2013, Córdoba, Argentina. Anales… Córdoba: Socied Argentina de Informática. p. 326-340.
TORRES, T. Z.; SOUZA, M. I. F. “Cultura da convergência e a perspectiva transmidiática na produção de conteúdos pedagógicos”. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 34., 2011, Recife. Anais. Recife: Intercom. p. 1-15. 1 CD-ROM.
WELLER, M. “Social Objects in Education”. 2008. Disponível em: http://nogoodreason.typepad.co.uk/no_good_reason/2008/01/whats-a-social.html. Acesso em: jun. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Tércia Zavaglia Torres, Nadir Rodrigues Pereira, Marcia Izabel Fugisawa Souza, Daniela Maciel Pinto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.