Modelagem de Estudantes para um Sistema Tutor Inteligente Baseado em Restrições
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol1n2.277Palavras-chave:
CBM, sistemas tutores inteligentes, técnicas de modelagemResumo
Este artigo aborda a técnica de modelagem baseada em restrições (Constraint Based Modelling - CBM) para a modelagem do estudante e do domínio do conhecimento em sistemas tutores inteligentes. Na primeira parte, é feita uma revisão histórica do desenvolvimento de sistemas tutores inteligentes e uma descrição da arquitetura genérica de sistemas tutores desse tipo. Na segunda parte, é feita uma descrição das características básicas da técnica de modelagem baseada em restrições. Na terceira parte, são descritos alguns sistemas que utilizam essa técnica e, finalmente, são relatadas algumas conclusões a respeito das vantagens do uso dessa técnica.Downloads
Referências
FONSECA JR., R. D. Um modelo para sistemas inteligentes adaptativos. Dissertação apresentada ao Departamento de Ciência de Computação da Universidade de Brasília, 2004.
GIRAFFA, L.M. M. Seleção e adoção de estratégias de ensino em sistemas tutores inteligentes. Exame de qualificação de doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.
JONASSEN, D. H. The physics tutor: integrating hypertext and expert systems. Journal of Educational Technology Systems, v. 22(1), pp.19-28, 1993.
MARTIN, B. Constraint-based modeling: representing student knowledge. New Zealand Journal of Computing, 1999.
MAYO, M.; MITROVIC, A.; McKENZIE, J. CAPIT: an intelligent tutoring system for capitalisation and punctuation. In Kinshuk, Jesshope C. and Okamoto T. (Eds.) Advanced learning technology: design and development issues, Los Alamitos, CA: IEEE Computer Society (ISBN 0-7695-0653-4), pp. 151-154, 2000.
MIRTOVIC, A. SQL-Tutor: a preliminary report. Technical report n. TR-COSC 08.97, Christchurch, New Zealand: Computer Science Department, University of Canterbury, 1997.
MITROVIC, A.; KOEDINGER, K. R.; MARTIN, B. A Comparative analysis of cognitive tutoring and constraint-based modeling. In: Brusilovsky, P., et al. (eds.) Proc. 9th International Conference on User Modelling UM2003, Pittsburgh, 2003.
MITROVIC, A.; OHLSSON, S. Evaluation of a constraint-based tutor for a database language. International Journal of Artificial Intelligence in Education, n.10, p. 238-256, 1999.
MITROVIC, A.; et al. Constraint-based tutors: a success story. Proceedings of the 6th International Conference on Intelligent Tutoring Systems, p. 377–387, 2002.
MITROVIC, A.; MARTIN, B.; MAYO, M. Using evaluation to shape ITS design: results and experiences with SQL-Tutor. User Modeling and User-Adapted Interaction, 12(2–3), ABI/INFORM Global, p.243-279, 2002.
PETRY, P. G. Um sistema para o ensino e aprendizagem de algoritmos utilizando um companheiro de aprendizagem colaborativo. Dissertação submetida à Universidade Federal de Santa Catarina como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciência da Computação, 2005.
OHLSSON, S. Constraint-based student modelling. IN: Student modelling: the key to individualized knowledge-based instruction, Springer-Verlag, p.168-189, 1994.
OHLSSON, S. Learning from performance errors. Psychological Review, n.103, p. 241-262, 1996.
SELF, J. A. Bypassing the intractable problem of student modeling. IN: C. Frasson and G. Gauthier (eds.), Intelligent tutoring systems: at the crossroads of artificial intelligence and education. Norwood: Ablex, p.107-123, 1990.
SLEEMAN, D.; BROWN, J. S. Introduction: intelligent tutoring systems. Academic Press, New York, 1982.
SURAWEERA, P.; MITROVIC, A.; MARTIN, B. A knowledge acquisition system for constraint-based intelligent tutoring systems, 2001.
SURAWEERA, P.; MITROVIC, A. Kermit: a constraint-based tutor for database modeling. Proceedings of the 6th International Conference on Intelligent Tutoring Systems, p.377–387, 2002.
URRETAVIZCAYA, L. M. Sistemas Inteligentes en el ámbito de la educación. Revista Iberoamericana de Inteligencia Artificial, n.12, p.5-12, 2001.
WENGER, E. Artificial intelligence and tutoring systems: computational and cognitive approaches to the communication of knowledge. Morgan Kaufmann Publishers Inc., 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Carlos Alberto Botelho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.