What can avatars do? Virtual realities in collaborative language learning O que avatares podem fazer? Realidades virtuais colaborativas para aprendizagem em cursos de línguas estrangeiras
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol6n2.1239Palavras-chave:
Este artigo demonstra como 3D Second Life (SL) é usado para melhorar a aprendizagemResumo
Este artigo demonstra como 3D Second Life (SL) é usado para melhorar a aprendizagemcolaborativa na universidade. O estudo de caso é incorporado em um sujeito, para inglês técnico e com
base na web escrita, em que 74 alunos simularam o seu curso em um salão de exposições virtuais em
Hong Kong PolyU Second Life Campus. Os alunos trabalharam como avatares em um sistema de votação,
avaliaram o trabalho dos outros e fizeram comentários sobre blocos que foram compartilhados pelos
avatares em ação. Para saber se esta prática é mais eficaz do que uma discussão de duas dimensões na
WebCT, o feedback dos alunos sobre SL foi coletado através de uma pesquisa on-line (i-Feedback) e
discussão em grupo focal. Os resultados sugerem que uma única tarefa em um ambiente virtual de
aprendizagem pode estimular o interesse dos alunos, apesar de a complexidade técnica poder frustrálos.
As possibilidades, as limitações e os desafios técnicos do SL na aprendizagem de línguas têm sido
discutidos com provas a partir de dados coletados automaticamente ou manualmente.
Downloads
Referências
BLACK, Paul & WILLIAM, Dylan. Assessment and classroom learning. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, v. 5, n. 1, p. 7-74, March, 1998.
BURGESS, Melissa L.; SLATE, John R.; ROJAS-LEBOUEF, Ana & LAPRAIRIE, Kimberly. Teaching and learning in Second Life: using the Community of Inquiry (Col) model to support online instruction with graduate students in instructional technology. Internet and Higher Education, v. 13, n. 1/2, p. 84-88, 2010.
CRAFT, Ana; CREMIN, Teresa; BURNARD, Pamela & CHAPPELL, Kerry. Teacher stance in creative learning: a study of progression. Thinking Skills and Creativity, v. 2, n. 2, p. 136-147, November, 2007.
DARHOWER, Mark. Interactional features of synchronous computer-mediated communication in the intermediate L2 class: a sociocultural case study. CALICO Journal, v. 19, n. 2, p. 249-277, 2002.
FOX, Jesse; ARENA, Dylan & BAILENSON, Jeremy N. Virtual reality: a survival guide for the social scientist. Journal of Media Psychology, v. 21, n. 3, p. 95-113, 2009.
GIRVAN, Carina & SAVAGE, Thimoty. Identifying an appropriate pedagogy for virtual worlds: a communal constructivism case study. Computers & Education, v. 55, n. 1, p. 342-349, August, 2010.
HAAS, Angela; TULLEY, Christine & BLAIR, Kris. Mentors versus masters: women’s and girls’ narratives of (re)negotiation in web-based writing spaces. Computers and Composition, v. 19, n. 3, p. 231-249, 2002.
HEROLD, David Kurt. Mediating Media Studies – stimulating critical awareness in a virtual environment. Computers & Education, v. 54, n. 3, p. 791-798, April, 2010.
HEROLD, David Kurt; NG, Vincent; PENFOLD, Paul; LAU, Newman; LI, Mei & DUFFY, Peter. Project Proposal: CoreSL – HKPolyU in Second Life, 2008.
HATTIE, John & TIMPERLEY, Helen. The power of feedback. Review of Educational Research, v. 77, n. 1, p. 81-112, March, 2007.
JARMON, Leslie; TRAPHAGAN, Tomoko; MAYRATH, Michael & TRIVEDI, Avani. Virtual world teaching, experiential learning, and assessment: an interdisciplinary communication course in Second Life. Computers & Education, v. 53, n. 1, p. 169-182, August, 2009.
JONES, Sandra. Using IT to augment authentic learning environments. In: HERRINGTON, Tony & HERRINGTON, Jan (eds.). Authentic Learning Environments in Higher Education. Hershey, PA: Information Science Publishers, 2006. p. 172-181.
KERN, Richard & WARSCHAUER, Mark. Introduction: theory and practice of networked language teaching. In: WARSCHAUER, Mark & KERN, Richard (eds.). Network-based Language Teaching: concepts and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 1-19.
KONSTANTINIDIS, Andreas; TSIATSOS, Thrasyvoulos; TERZIDOU, Theodouli & POMPORTSIS, Andreas. Fostering collaborative learning in second life: metaphors and affordances. Journal of Computers & Education, v. 55, n. 2, p. 603-615, September, 2010.
LAURILLARD, Diana. Rethinking university teaching: a conversational framework for the effective use of learning technologies. 2. ed. London and New York: Routledge, 2002.
MOBERLY, Kevin. Composition, computer games, and the absence of writing. Computers and Composition, v. 25, n. 3, p. 284-299, 2008.
SALMON, Gilly. E-tivities: the key to active online learning. London: Kogan Page, 2002.
SLAVIN, Robert E. Research on cooperative learning: an international perspective. Scandinavian Journal of Educational Research, v. 33, n. 4, p. 231-243, 1989.
SLUIJSMANS, Dominique; DOCHY, Filip & MOERKERKE, George. Creating a learning environment by using self-, peer-and co-assessment. Learning Environments Research, v. 1, n. 3, p. 293-319, 1998.
SMITH, Barbara Leigh & MACGREGOR, Jean T. What is collaborative learning? In: GOODSELL, Anne S.; MAHER, Michelle R. & TINTO, Vincent (eds.), Collaborative Learning: a sourcebook for higher education. National Center on Postsecondary Teaching, Learning, & Assessment. New York: Syracuse University, p. 10-30, 1992.
SMITH, Holly; COOPER, Ali & LANCASTER, Les. Improving the quality of undergraduate peer assessment: a case for student and staff development. Innovations in Education & Teaching International, v. 39, n. 1, p. 71-81, February, 2002.
SWAIN, Merrill. The output hypothesis and beyond: mediating acquisition through collaborative dialogue. In: LANTOLF, James P. (ed.). Sociocultural theory and Second Language Learning. Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 97-114.
WENGER, Etienne. Communities of practice and social learning systems. Organization, v. 7, n. 2, p. 225-246, May, 2000.
ZENG, Gang & TAKATSUKA, Shigenobu. Text based peer-peer collaborative dialogue in a computer-mediated learning environment in the EFL context. System, v. 37, n. 3, p. 434-446, September, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Lan Li

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.