CODESTRUIÇÃO DE VALOR: definições, tendências e lacunas teóricas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248033

Palabras clave:

Codestruição de Valor, Lógica Dominante em Serviços, Formação de Valor Interativo, Economia Compartilhada, Showrooming

Resumen

Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar as principais produções científicas sobre a codestruição de valor (CDV) e verificar a sua evolução ao longo do tempo, apresentando suas tendências e possíveis lacunas, que possam auxiliar futuras pesquisas.

Metodologia: O desenvolvimento do trabalho pautou-se em uma revisão da literatura, tendo como auxílio a Bibliometria, com a coleta na base de dados da Web of Science.

Resultados: Apontam que artigos sobre a CDV ainda são incipientes. Trabalhos mais recentes exploram a CDV no ambiente da economia compartilhada, estudam o efeito do showrooming na destruição de valor e como a CDV surge, quando analisada pela ótica dos prestadores de serviços.

Implicações Práticas: A contribuição dada é uma maior compreensão sobre o tema e um direcionamento para novos estudos que colaboram com pesquisadores e gestores para evitar uma perda de valor durante os processos de interação nas relações B2B, B2C ou C2C.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Milton Carlos Farina, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - SP - Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGA - USCS) e dos cursos de graduação da mesma Instituição. Linha de Pesquisa 3 - Redes Organizacionais e Inovação. Temas de interesse: clusters industriais e comerciais, redes de inovação, relacionamento em redes, gestão do conhecimento, cocriação de valor, descarte de resíduos eletrônicos, logística reversa, TI verde, princípios para o ensino sustentável, gestão sustentável, análise de redes sociais. Formação: Doutorado em Administração ? Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2009) - FEA-USP . Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2002) - EAESP - FGV. Graduação em Matemática ? Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (1974) - IME - USP.

Fátima Penha Leone, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS/Programa de Pós-Graduação em Administração - SP- Brasil

Doutoranda em Administração (início 2019/2), Mestra em Administração (2016), pós-graduada em Controladoria e Auditoria, Bacharel em Ciências Econômicas. Experiência profissional nas áreas administrativo-comercial e administrativo-financeiro. Docente do Centro Universitário Sumaré, ministrando aulas para os cursos de Administração, Gestão Financeira e Ciências Contábeis. Disciplinas: Economia, Matemática Financeira, Gestão de Custos e Preços, Gestão por Competências, Administração Contemporânea, Análise de Crédito e Cobrança, Plano de Negócios, Sistemas de Remuneração, Controladoria, Gestão de Investimentos, Planejamento Orçamentário. Orientadora de TCC I (Projeto) e TCC II para o curso de Administração.

Citas

ARORA, Sourabh; SAHNEY, Sangeeta. Antecedents to consumers’ showrooming behaviour: An integrated TAM-TPB framework. Journal of Consumer Marketing, 2018. DOI: 10.1108/JCM-07-2016-1885

BAKER, Melissa A.; KIM, Kawon. Value destruction in exaggerated online reviews. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 2019. DOI: 10.1108/IJCHM-03-2018-0247

BRIZOLA, Jairo; FANTIN, Nádia. Revisão da literatura e revisão sistemática da literatura. Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA, v. 3, n. 2, 2016.

BUHALIS, Dimitrios; ANDREU, Luisa; GNOTH, Juergen. The dark side of the sharing economy: Balancing value co‐creation and value co‐destruction. Psychology & Marketing, v. 37, n. 5, p. 689-704, 2020. DOI: 10.1002/mar.21344

CABIDDU, Francesca; MORENO, Frau; SEBASTIANO, Lombardo. Toxic collaborations: co-destroying value in the B2B context. Journal of Service Research, v. 22, n. 3, p. 241-255, 2019. DOI: 10.1177/1094670519835311

CAMILLERI, Jeannette; NEUHOFER, Barbara. Value co-creation and co-destruction in the Airbnb sharing economy. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 2017. DOI: 10.1108/IJCHM-09-2016-0492

CANDEL, Melissa; KARRBOM GUSTAVSSON, Tina; ERIKSSON, Per-Erik. Front-end value co-creation in housing development projects. Construction Management and Economics, p. 1-15, 2020. DOI: 10.1080/01446193.2020.1851037

CORSARO, Daniela. Value co-destruction and its effects on value appropriation. Journal of Marketing Management, v. 36, n. 1-2, p. 100-127, 2020. DOI: 10.1080/0267257X.2019.1696876

DAUNT, Kate L.; HARRIS, Lloyd C. Consumer showrooming: Value co-destruction. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 38, p. 166-176, 2017. DOI: 10.1016/j.jretconser.2017.05.013

DOLAN, Rebecca; SEO, Yuri; KEMPER, Joya. Complaining practices on social media in tourism: A value co-creation and co-destruction perspective. Tourism Management, v. 73, p. 35-45, 2019. DOI: 10.1016/j.tourman.2019.01.017

ECHEVERRI, Per; SKÅLÉN, Per. Co-creation and co-destruction: A practice-theory based study of interactive value formation. Marketing theory, v. 11, n. 3, p. 351-373, 2011. DOI: 10.1177/1470593111408181

ENGEN, Marit et al. Continuing the development of the public service logic: a study of value co-destruction in public services. Public Management Review, p. 1-20, 2020. DOI: 10.1080/14719037.2020.1720354

FAN, Daisy XF. Understanding the tourist-resident relationship through social contact: progressing the development of social contact in tourism. Journal of Sustainable Tourism, p. 1-19, 2020. DOI: 10.1080/09669582.2020.1852409

FINSTERWALDER, Jörg; KUPPELWIESER, Volker G. Intentionality and transformative services: Wellbeing co-creation and spill-over effects. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 52, p. 101922, 2020. DOI: 10.1016/j.jretconser.2019.101922

FREY-CORDES, Regina; EILERT, Meike; BÜTTGEN, Marion. Eye for an eye? Frontline service employee reactions to customer incivility. Journal of Services Marketing, 2020. DOI: 10.1108/JSM-07-2019-0270

GE, Jianxin; XU, Hongjia; PELLEGRINI, Massimiliano M. The effect of value co-creation on social enterprise growth: Moderating mechanism of environment dynamics. Sustainability, v. 11, n. 1, p. 250, 2019. DOI: 10.3390 / su11010250

GKRITZALI, Alkmini; MAVRAGANI, Eleni; GRITZALIS, Dimitris. Negative MWOM and value co-destruction during destination crises. Business Process Management Journal, 2019. DOI: 10.1108/BPMJ-07-2019-0278

GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Acoplamento bibliográfico e análise de cocitação: revisão teórico-conceitual. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 21, n. 47, p. 82-99, 2016. DOI: 10.5007/1518-2924.2016v21n47p82

GUAN, Xinhua et al. Scale development of value co-destruction behavior in tourism. Tourism Management Perspectives, v. 36, p. 100757, 2020. DOI: 10.1016/j.tmp.2020.100757

JÄRVI, Henna et al. Value co-destruction in hotel services: Exploring the misalignment of cognitive scripts among customers and providers. Tourism Management, v. 77, p. 104030, 2020. DOI: 10.1016/j.tourman.2019.104030

JÄRVI, Henna; KÄHKÖNEN, Anni-Kaisa; TORVINEN, Hannu. When value co-creation fails: Reasons that lead to value co-destruction. Scandinavian Journal of Management, v. 34, n. 1, p. 63-77, 2018. DOI: 10.1016/j.scaman.2018.01.002

JAYASHANKAR, Priyanka et al. Co-creation of value-in-use through big data technology-a B2B agricultural perspective. Journal of Business & Industrial Marketing, 2019. DOI: 10.1108/JBIM-12-2018-0411

JUNAID, Muhammad; HOU, Fujun; HUSSAIN, Khalid. Reviving consumer-alienation in the discourse of consumers’ negativity. International Journal of Market Research, v. 61, n. 6, p. 568-570, 2019. DOI: 10.1177/1470785318814425

KAARTEMO, Valtteri; KÄNSÄKOSKI, Helena. Information and knowledge processes in health care value co-creation and co-destruction. SAGE Open, v. 8, n. 4, p. 2158244018820482, 2018. DOI: 10.1177/2158244018820482

LAUD, Gaurangi et al. Value co-destruction: a typology of resource misintegration manifestations. Journal of Services Marketing, 2019. DOI: 10.1108/JSM-01-2019-0022

LUCAS, Elaine de Oliveira; GARCIA-ZORITA, Jose Carlos; SANZ-CASADO, Elias. Evolução histórica de investigação em informetria: ponto de vista espanhol. Liinc em revista, v. 9, n. 1, p. 255-270, 2013. DOI: 10.18617/liinc.v9i1.509

LUO, Jiaqi Gemma et al. Co-creation and co-destruction of service quality through customer-to-customer interactions. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 2019. DOI: 10.1108/IJCHM-12-2017-0792

MULCAHY, Rory; LUCK, Edwina. Row! Row! Row Your Boat! Transformative Value Cocreation and Codestruction in Elite and Olympic Rowers. Journal of Sport Management, v. 34, n. 4, p. 354-366, 2020. DOI: 10.1123/jsm.2019-0381

MUNTINGA, D. G.; MOORMAN, M.; SMIT, E. G. Introducing COBRAs: Exploring motivations for brand-related social media use. International Journal of advertising, v. 30, n. 1, p. 13-46, 2011. DOI: 10.2501 / IJA-30-1-013-046

NASCIMENTO, C.A.X.; URDAN, A.T.; COSTA, B.K.. Co-destruição de Valor como Síncope da Cocriação de Valor e os Impactos na Lealdade do Aluno no Ensino a Distância. Anais do VII SINGEP – Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, São Paulo, SP, Brasil, 22 e 23/10/2018.

NEUHOFER, Barbara; MAGNUS, Bianca; CELUCH, Krzysztof. The impact of artificial intelligence on event experiences: a scenario technique approach. Electronic Markets, p. 1-17, 2020. DOI: 10.1007/s12525-020-00433-4

PATHAK, Buddhi; ASHOK, Mona; TAN, Yin Leng. Value co-destruction: Exploring the role of actors’ opportunism in the B2B context. International Journal of Information Management, v. 52, p. 102093, 2020. DOI: 10.1016/j.ijinfomgt.2020.102093

PRAHALAD, C. K. and V. RAMASWAMY. Co-creation Experiences: the next practice in value creation, Journal of Interactive Marketing, 18, p. 5–14, 2004.

PLÉ, Loïc; DEMANGEOT, Catherine. Social contagion of online and offline deviant behaviors and its value outcomes: The case of tourism ecosystems. Journal of Business Research, v. 117, p. 886-896, 2020. DOI: 10.1016/j.jbusres.2019.06.002

PLÉ, Loïc. Studying customers’ resource integration by service employees in interactional value co-creation. Journal of Services Marketing, 2016. DOI: 10.1108/JSM-02-2015-0065

PLÉ, Loïc; CÁCERES, Ruben Chumpitaz. Not always co-creation: introducing interactional co-destruction of value in Service-Dominant Logic. Keywords. Journal of Services Marketing. V.24. p. 430-437, 2010. DOI: 10.1108/08876041011072546

RANJAN, Kumar Rakesh; READ, Stuart. Value co-creation: concept and measurement. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 44, n. 3, p. 290-315, 2014.

SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos; KOBASHI, Nair Yumiko. Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. 2009.

SMITH, Anne M. The value co-destruction process: a customer resource perspective. European Journal of Marketing, 2013. DOI: 10.1108/EJM-08-2011-0420

SMYTH, Hedley; LECOEUVRE, Laurence; VAESKEN, Philippe. Co-creation of value and the project context: Towards application on the case of Hinkley Point C Nuclear Power Station. International journal of project management, v. 36, n. 1, p. 170-183, 2018. DOI: 10.1016/j.ijproman.2017.04.013

STHAPIT, Erose; BJORK, Peter. Interactive value formation: drivers and outcomes from Airbnb guests’ perspectives. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, p. 1-19, 2020. DOI: 10.1080/15022250.2020.1828163

STHAPIT, Erose; BJÖRK, Peter. Towards a better understanding of interactive value formation: Three value outcomes perspective. Current Issues in Tourism, v. 23, n. 6, p. 693-706, 2020. DOI: 10.1080/13683500.2018.1520821

STHAPIT, Erose; BJÖRK, Peter. Sources of value co-destruction: Uber customer perspectives. Tourism Review, 2019. DOI: 10.1108/TR-12-2018-0176

STIELER, Maximilian; WEISMANN, Friederike; GERMELMANN, Claas Christian. Co-destruction of value by spectators: the case of silent protests. European Sport Management Quarterly, v. 14, n. 1, p. 72-86, 2014. DOI: 10.1080/16184742.2013.865249

TRINDADE, Manoel Gustavo Neubarth. Economia de Plataforma (ou tendência à bursatilização dos mercados): Ponderações Conceituais Distintivas em relação à Economia Compartilhada e à Economia Colaborativa e uma Abordagem de Análise Econômica do Direito dos Ganhos de Eficiência Econômica por meio da Redução Severa dos Custos de Transação. Revista Jurídica Luso-Brasileira, 2020.

UKEJE, Uchechukwu Edwin et al. Organizational level antecedents of value co-destruction in hospitality industry: An investigation of the moderating role of employee attribution. Current Issues in Tourism, p. 1-15, 2020. DOI: 10.1080/13683500.2020.1763928

URATNIK, Miha. Interactional service innovation with social media users. Service Science, v. 8, n. 3, p. 300-319, 2016. DOI: 10.1287/serv.2016.0149

VARGO, Stephen L.; LUSCH, Robert F. Service-dominant logic: continuing the evolution. Journal of the Academy of marketing Science, v. 36, n. 1, p. 1-10, 2008. DOI: 10.1007 / s11747-007-0069-6

VARGO, Stephen L.; MAGLIO, Paul P.; AKAKA, Melissa Archpru. On value and value co-creation: A service systems and service logic perspective. European management journal, v. 26, n. 3, p. 145-152, 2008. DOI: 10.1016/j.emj.2008.04.003

VARGO, Stephen L.; LUSCH, Robert F. Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of marketing, v. 68, n. 1, p. 1-17, 2004.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

WILLIAMS, Brian N.; KANG, Seong-Cheol; JOHNSON, Japera. (Co)-contamination as the dark side of co-production: public value failures in co-production processes. Public Management Review, v. 18, n. 5, p. 692-717, 2016. DOI: 10.1080/14719037.2015.1111660

YEH, Shih-Shuo et al. Exploring the value co-destruction model for on-line deviant behaviors of hotel customers. Tourism Management Perspectives, v. 33, p. 100622, 2020. DOI: 10.1016/j.tmp.2019.100622

YIN, Juelin; QIAN, Lixian; SHEN, Junjie. From value co-creation to value co-destruction? The case of dockless bike sharing in China. Transportation Research Part D: Transport and Environment, v. 71, p. 169-185, 2019. DOI: 10.1016/j.trd.2018.12.004

ZHANG, Tingting et al. Engaging customers in value co-creation or co-destruction online. Journal of Services Marketing, 2018. DOI: 10.1108/JSM-01-2017-0027

Publicado

2024-03-25

Cómo citar

Farina, M. . C., & Leone, F. P. (2024). CODESTRUIÇÃO DE VALOR: definições, tendências e lacunas teóricas. Gestão & Regionalidade, 40, e20248033. https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248033