PRAZER E SOFRIMENTO DE TRABALHADORES DE UMA REDE DE RESORTS: Contribuições da Psicodinâmica do Trabalho
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol38n115.7114Palabras clave:
Prazer e Sofrimento, Trabalhador, Psicodinâmica do Trabalho, Gestão de Pessoas, Resort.Resumen
Objetivou-se neste artigo analisar as vivências de prazer e sofrimento de trabalhadores de uma rede de resorts. Empregou-se uma abordagem qualitativa, tendo como base os subsídios teóricos da Psicodinâmica do Trabalho, de modo a orientar as discussões entre a subjetividade do trabalhador e a organização. A partir da análise de nove entrevistas semiestruturadas e os núcleos de sentido emanentes delas, foi possível verificar como a organização do trabalho impacta nas vivências de sofrimento e prazer dos funcionários da rede de resorts. Os resultados indicam que a empresa se estrutura com um sistema de vigilância contínua, pouca autonomia aos funcionários, falta de privacidade, e um distanciamento entre o prescrito e o real do trabalho, o que aumenta muito a rotatividade organizacional. O trabalho possibilita ao mesmo tempo vivências de prazer, caracterizadas pelo reconhecimento, desenvolvimento pessoal, elogios dos clientes e uso da infraestrutura do resort.Descargas
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Publicado
2022-09-01
Cómo citar
Martins, F. C. D., Volta, C. L. de C. C., & Sant’Anna, E. S. (2022). PRAZER E SOFRIMENTO DE TRABALHADORES DE UMA REDE DE RESORTS: Contribuições da Psicodinâmica do Trabalho. Gestão & Regionalidade, 38(115). https://doi.org/10.13037/gr.vol38n115.7114
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2022 Felipe Cardoso D'Araujo Martins, Carolina Lescura de Carvalho Castro Volta, Eduardo Silva Sant'Anna (Autor)

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