PERCEPÇÕES TEMPORAIS, PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM JOVENS TRABALHADORES DE CURITIBA (PR)

Autores/as

Palabras clave:

percepções temporais, prazer e sofrimento no trabalho, jovens trabalhadores

Resumen

O discurso de mudança incessante, multifuncionalidade e dinamicidade pode influenciar as maneiras de perceber e lidar com o tempo, bem como as vivências de prazer e sofrimento no trabalho. Diante disso, o objetivo do estudo foi analisar como se relacionam as percepções temporais e as vivências de prazer e sofrimento no trabalho de jovens trabalhadores assistidos pelo ESPRO, na cidade de Curitiba (PR). Através de uma pesquisa quantitativa e descritiva, os dados deste estudo de caso foram tratados por meio de análise estatística descritiva uni e bivariada. Os comportamentos predominantes foram monocrônicos, rápidos, pontuais, atrelados ao passado e com arrastamento; e quanto ao prazer e sofrimento no trabalho, apuraram-se aspectos críticos do contexto de trabalho (com exceção das condições de trabalho), dos custos humanos, dos indicadores de prazer e sofrimento e dos danos relacionados ao trabalho. Os 91 testes de correlação retornaram 47 resultados significativos, demonstrando ligação entre os temas.

Descargas

Biografía del autor/a

Samara de Menezes Lara, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais(2019), integrante do Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Pessoas e Organizações (NECOP). Professora no programa MedioTec/Pronatec/Rede e-Tec da Universidade Federal de Viçosa, Instituto de Ciências Humanas, UFV-Florestal, Minas Gerais, Brasil.

Jane Kelly Dantas Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestre em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Bolsista de pesquisa (CAPES) e integrante do Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Pessoas e Organizações (NECOP/UFMG).

Kely César Martins de Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora e Pesquisadora do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD/CAD/FACE/UFMG) e atual Vice-Diretora da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG), em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Pessoas e Organizações (NECOP/UFMG).

Publicado

2021-01-13

Cómo citar

Lara, S. de M., Barbosa, J. K. D., & Paiva, K. C. M. de. (2021). PERCEPÇÕES TEMPORAIS, PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM JOVENS TRABALHADORES DE CURITIBA (PR). Gestão & Regionalidade, 37(110). Recuperado a partir de https://www.seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/6215