UTILIZAÇÃO DE TEORIAS NA FUNDAMENTAÇÃO DE PESQUISAS NA ÁREA DE MARKETING

Authors

  • Aline Crespo dos Reis Neto City University of São Caetano do Sul image/svg+xml Author
  • William Nunes da Silva Mestre Universidade Municipal de São Caetano do Sul Author
  • Antonio Carlos Gil City University of São Caetano do Sul image/svg+xml Author

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4526

Abstract

Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização de teorias nos relatos de pesquisa no campo de Marketing apresentados em eventos da ANPAD entre 2009 e 2015. Foi elaborado com base na análise de artigos apresentados em eventos patrocinados pela ANPAD nesse período. Dentre os 646 artigos apresentados, apenas 4,64% indicam a utilização de alguma teoria para fundamentar a investigação. As teorias mais utilizadas foram: Teoria do Comportamento Planejado, Teoria da Cadeia Meios-Fim e Teoria das Redes Sociais. Conclui-se que as pesquisas realizadas no campo do Marketing poderiam ser beneficiadas com o auxílio de teorias em sua fundamentação.

Palavras-chave: Marketing. Teorias. Pesquisa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Aline Crespo dos Reis Neto, City University of São Caetano do Sul
    Doutoranda Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Antonio Carlos Gil, City University of São Caetano do Sul
    Professor do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Mestrado e Doutorado

Published

2019-05-17

How to Cite

UTILIZAÇÃO DE TEORIAS NA FUNDAMENTAÇÃO DE PESQUISAS NA ÁREA DE MARKETING. (2019). Gestão & Regionalidade, 35(103). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4526