AS PRÁTICAS COTIDIANAS DE NEGÓCIO DOS CATIREIROS DA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA

Authors

  • José Vitor Palhares Federal University of Minas Gerais image/svg+xml Author
  • Alexandre de Pádua Carrieri Federal University of Minas Gerais image/svg+xml Author
  • Alice de Freitas Oleto Fundação Getúlio Vargas (FGV) Author

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4468

Abstract

O objetivo deste trabalho foi compreender as práticas cotidianas de negócio dos catireiros da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Para atingir o objetivo proposto, foi utilizada a abordagem da pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Foram entrevistados 31 catireiros da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, encontrados através da técnica da bola de neve. Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise Crítica do Discurso. Constatou-se que as estratégias na catira estão relacionadas com o conhecimento sobre o mercado rural, sobre as melhores épocas para se catirar, de entender as diversas peças-chave que fazem girar a engrenagem da catira. Já as táticas são aquelas operações circunstanciais e situacionais para tirar vantagem ou para não ter prejuízo nas negociações. São improvisações que dependem da astúcia do catireiro em perceber as oportunidades para se catirar, já que a prática da catira também pode ser considerada como uma tática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • José Vitor Palhares, Federal University of Minas Gerais
    Professor de Administração no Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Doutorando e mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Alexandre de Pádua Carrieri, Federal University of Minas Gerais
    Professor titular na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Administração.
  • Alice de Freitas Oleto, Fundação Getúlio Vargas (FGV)
    Doutoranda em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP).

Published

2019-05-20

How to Cite

AS PRÁTICAS COTIDIANAS DE NEGÓCIO DOS CATIREIROS DA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA. (2019). Gestão & Regionalidade, 35(103). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4468