O PARADIGMA SUSTENTÁVEL E A FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS PARA A COMPETITIVIDADE

Authors

  • Uiara Gonçalves de Menezes Federal University of Santa Maria image/svg+xml Author
  • Valéria da Veiga Dias Federal University of Santa Maria image/svg+xml Author
  • Clandia Maffini Gomes Federal University of Santa Maria image/svg+xml Author

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol26n78.252

Abstract

O artigo objetiva analisar o entendimento de gestores da empresa estudada a respeito de RSE e de que forma suas práticas influenciam as estratégias, tendo como pano de fundo o ambiente complexo. A revisão da literatura destacou os conceitos do cartesianismo, da Teoria Geral dos Sistemas e Teoria da Complexidade, analisando a forma como estes impactam as organizações. Essa discussão abordou a importância da estratégia para o posicionamento da organização, considerando tanto o ambiente complexo e inconstante quanto a inclusão de práticas socioambientais para a formação dos valores da sociedade. Os resultados do estudo, de caráter qualitativo e descritivo, foram obtidos a partir da realização de entrevistas semi-estruturadas, com os principais gestores da organização, e análise de dados secundários. A análise das inter-relações correntes evidenciou a falta de existência de uma percepção clara dos conceitos sobre RSE, resultando na falta de alinhamento das práticas socioambientais com as estratégias corporativas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Uiara Gonçalves de Menezes, Federal University of Santa Maria
    Graduada em Administração - Universidade Federal de Santa Maria Mestranda em Administração - Universidade Federal de Santa Maria
  • Valéria da Veiga Dias, Federal University of Santa Maria
    Graduada em Administração - Universidade Federal de Santa Maria Mestranda em Administração - Universidade Federal de Santa Maria
  • Clandia Maffini Gomes, Federal University of Santa Maria
    Doutorado em Administração -Universidade de São Paulo Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria

Published

2011-01-04

How to Cite

O PARADIGMA SUSTENTÁVEL E A FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS PARA A COMPETITIVIDADE. (2011). Gestão & Regionalidade, 26(78). https://doi.org/10.13037/gr.vol26n78.252