Estratégia Híbrida e Oligopólios: Um Estudo da Indústria do Alumínio

Authors

  • Cláudio Alberto de Moraes Mackenzie Presbyterian University image/svg+xml Author
  • Luciano Augusto Toledo Mackenzie Presbyterian University image/svg+xml Author

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol29n86.1608

Abstract

O estudo investigou as atividades de Estratégia Híbrida no oligopólio da produção de alumínio no Brasil. A pesquisa envolveu cinco produtores de alumínio com expressiva atuação no mercado. Por meio de análise fatorial identificou-se o perfil das estratégias genéricas das empresas, destacando-se as estratégias híbridas, Puras de diferenciação, diferenciação com foco e de liderança de custos. As principais ações de Estratégia Híbrida também foram identificadas e hierarquizadas, junto a três dos cinco produtores. Finalmente, é de surpreender o fato de apenas uma empresa (Alfa) estar praticando a estratégia pura de liderança de custo

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Cláudio Alberto de Moraes, Mackenzie Presbyterian University
    Doutor em administração e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Luciano Augusto Toledo, Mackenzie Presbyterian University
    Doutor em administração e professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Published

2013-10-10

How to Cite

Estratégia Híbrida e Oligopólios: Um Estudo da Indústria do Alumínio. (2013). Gestão & Regionalidade, 29(86). https://doi.org/10.13037/gr.vol29n86.1608