O PARADIGMA SUSTENTÁVEL E A FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS PARA A COMPETITIVIDADE

Autores/as

  • Uiara Gonçalves de Menezes Universidad Federal de Santa María image/svg+xml Autor/a
  • Valéria da Veiga Dias Universidad Federal de Santa María image/svg+xml Autor/a
  • Clandia Maffini Gomes Universidad Federal de Santa María image/svg+xml Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol26n78.252

Resumen

O artigo objetiva analisar o entendimento de gestores da empresa estudada a respeito de RSE e de que forma suas práticas influenciam as estratégias, tendo como pano de fundo o ambiente complexo. A revisão da literatura destacou os conceitos do cartesianismo, da Teoria Geral dos Sistemas e Teoria da Complexidade, analisando a forma como estes impactam as organizações. Essa discussão abordou a importância da estratégia para o posicionamento da organização, considerando tanto o ambiente complexo e inconstante quanto a inclusão de práticas socioambientais para a formação dos valores da sociedade. Os resultados do estudo, de caráter qualitativo e descritivo, foram obtidos a partir da realização de entrevistas semi-estruturadas, com os principais gestores da organização, e análise de dados secundários. A análise das inter-relações correntes evidenciou a falta de existência de uma percepção clara dos conceitos sobre RSE, resultando na falta de alinhamento das práticas socioambientais com as estratégias corporativas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Uiara Gonçalves de Menezes, Universidad Federal de Santa María
    Graduada em Administração - Universidade Federal de Santa Maria Mestranda em Administração - Universidade Federal de Santa Maria
  • Valéria da Veiga Dias, Universidad Federal de Santa María
    Graduada em Administração - Universidade Federal de Santa Maria Mestranda em Administração - Universidade Federal de Santa Maria
  • Clandia Maffini Gomes, Universidad Federal de Santa María
    Doutorado em Administração -Universidade de São Paulo Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria

Publicado

2011-01-04

Cómo citar

O PARADIGMA SUSTENTÁVEL E A FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS PARA A COMPETITIVIDADE. (2011). Gestão & Regionalidade, 26(78). https://doi.org/10.13037/gr.vol26n78.252