Comportamento do Consumidor Dekassegui Brasileiro em Supermercados no Japão

Authors

  • Túlio Tetsuji Yassunaka UEM - Universidade Estadual de Maringá Author
  • Adriana Vinholi Rampazo UEL - Universidade Estadual de Londrina Author
  • Maria Iolanda Sachuk UEM - Universidade Estadual de Maringá Author

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol26n76.170

Abstract

Muitos brasileiros, denominados dekassegui, imigraram para o Japão com a finalidade de trabalhar. Com o passar dos anos, foi impossível ignorar a presença deles e das suas necessidades de consumo, principalmente em relação aos produtos primários a que estavam acostumados no Brasil. Essa oportunidade de negócio foi percebida tanto por brasileiros quanto por japoneses, surgindo, então, em algumas cidades onde há uma grande concentração de brasileiros, supermercados especializados em produtos típicos do Brasil. Com o objetivo de identificar as características mais apreciadas por brasileiros, referentes ao atendimento em supermercados nas cidades de Hamamatsu, Oizumi e Toyohashi, no Japão, foi realizada uma pesquisa quantitativa e exploratória com corte transversal. Os resultados demonstraram que a maioria dos dekassegui brasileiros que fez parte desta investigação prefere frequentar os supermercados de proprietários japoneses, em detrimento dos supermercados de proprietários brasileiros. Palavras-chave: comportamento do consumidor, dekassegui, satisfação do cliente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Túlio Tetsuji Yassunaka, UEM - Universidade Estadual de Maringá
    Graduado em Administração pela UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Adriana Vinholi Rampazo, UEL - Universidade Estadual de Londrina
    Aluna do Curso de Mestrado em Administração - PPA-UEM/UEL
  • Maria Iolanda Sachuk, UEM - Universidade Estadual de Maringá
    Professora do Departamento de Administração da UEM - Universidade Estadual de Maringá - Doutora em Administração FGV/EAESP

References

BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W. & ENGEL, James

F. Comportamento do consumidor. 9. ed. São Paulo:

Pioneira Thomson Learning, 2005.

FERREIRA, Ricardo Hirata. Brasil ou Japão: o espaço

do consumo e a (re)inserção do dekassegui. In: I

ENCONTRO TRANSDISCIPLINAR ESPAÇO E POPULAÇÃO. Anais eletrônicos...

Campinas: Abep - Nepo/Unicamp, 2003.

GIGLIO, Ernesto M. O comportamento do

consumidor. 3. ed. São Paulo: Pioneira Thomson

Learning, 2005.

KAWAMURA, Lili Katsuco. Qualificação de Trabalhadores

Brasileiros no Processo de Trabalho no

Japão. In: Educação e Sociedade, Campinas: CEDES,

v.15, n. 49 1994, pp. 391-410.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa em marketing: uma

orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman,

2001.

MILLER, Daniel. Consumo como cultura material.

Horizontes Antropológicos, v. 13, n. 28, p. 33-63,

Porto Alegre, julho/dezembro, 2007. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/ha/v13n28/

a03v1328.pdf>. Acesso em: 11 de agosto de 2008.

MOWEN, John C. & MINOR, Michael S. Comportamento

do consumidor. Tradução de Vera Jordan. São

Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.

OHTAKE, Wasaburo. Dicionário japonês-português.

Tokyo: Dainippon Insatsu Kabushiki Kaisha, 1959.

OLIVEIRA, Adriana Capuano de. Japoneses no Brasil

ou brasileiros no Japão? A trajetória de uma

identidade em um contexto migratório. In: XI

ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS. Anais eletrônicos...

Caxambu: Abep, 1998.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor:

comprando, possuindo e sendo. Tradução

de Lene Belon Ribeiro. 5. ed. Porto Alegre:

Bookman, 2002.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em

ciências sociais. São Paulo: Atlas, 2008.

TSUDA, Takeyuki. Migration and alienation: Japanese-

Brazilian return migrants and the search for

homeland abroad. The Center for Comparative

Immigration Studies (CCIS), Working Paper n. 24,

University of California, San Diego: 2000.

VILAS BOAS, Luiz Henrique de B.; SETTE, Ricardo de S.

& ABREU, Nelsio R. de. Teoria e pesquisa em

marketing: a contribuição da antropologia para o

estudo do comportamento do consumidor. In: XXVIII

ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO

E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - ENANPAD.

Anais... Curitiba: Anpad, 2004. CD-ROM.

WATANABE, Juliana Eli. 2004. A study of contemporary

Brazilian ethnic media in Japan: the case of

newspapers. Thesis (Master's Degree) - Graduate

School of Area Studies Latin American Course -

University of Tsukuba. Tsukuba, Japan.

REFERÊNCIAS

Published

2010-04-30

How to Cite

Comportamento do Consumidor Dekassegui Brasileiro em Supermercados no Japão. (2010). Gestão & Regionalidade, 26(76). https://doi.org/10.13037/gr.vol26n76.170