O Consumidor de Café Expresso em Minas Gerais: Diferenças, Hábitos e Preferências

Authors

  • Danilo de Oliveira Sampaio Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/FACC) Author
  • Alexandre Bragança Coelho Universidade Federal de Viçosa (UFV-DER) Author
  • Marlusa Gosling Profa. Adjunta - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead) Author
  • André Francisco Alcântara Fagundes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Author
  • Caissa Veloso e Sousa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead) Author

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol28n84.1622

Abstract

Considerando-se a relevância de se compreender os impactos de agregar valor a uma commodity, além da importância do café para a economia brasileira, esse artigo objetiva entender os motivos que influenciam a escolha dos consumidores de café expresso em importantes centros urbanos de Minas Gerais. Para tanto, empreendeu-se uma comparação de quatro regiões mineiras com a capital do estado. As variáveis escolhidas para o estudo foram: gênero, faixa etária, renda, ocupação, escolaridade, prática esportiva e hábito de consumo. A metodologia foi descritiva exploratória, com análise quantitativa por meio do modelo Logit, sendo este capaz de interpretar variáveis de resposta qualitativa. Os consumidores foram entrevistados em varejos de rua e em shoppings centers. Os resultados sugerem que os principais determinantes do consumo de café expresso em Minas Gerais são: (a) as preferências ou hábitos; (b) localização geográfica; (c) renda; (d) gênero; e (e) escolaridade - com destaque para as duas primeiras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Danilo de Oliveira Sampaio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/FACC)
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead). Prof. Adjunto do Depto. de Ciências Administrativas da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
  • Alexandre Bragança Coelho, Universidade Federal de Viçosa (UFV-DER)
    Prof. Adjunto da Universidade Federal de Viçosa (UFV/DER)
  • Marlusa Gosling, Profa. Adjunta - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead)
    Profa. Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead)
  • André Francisco Alcântara Fagundes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
    Doutorando em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead). Prof. Assistente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-Fagen)
  • Caissa Veloso e Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead)

    Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Cepead).

    Profa. da Faculdade Novos Horizontes (Belo Horizonte/MG)

Published

2012-12-13

How to Cite

O Consumidor de Café Expresso em Minas Gerais: Diferenças, Hábitos e Preferências. (2012). Gestão & Regionalidade, 28(84). https://doi.org/10.13037/gr.vol28n84.1622