UM ESTUDO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS REGULARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Estéfano Vizconde Veraszto Universidade Federal de São Carlos
  • Juliane Cristina Molena Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
  • Natalia Talita Corcetti Universidade Federal de São Carlos, Campus Araras, Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação
  • Elisa Ramos da Silva Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
  • José Tarcísio Franco de Camargo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.4984

Resumo

Um dos grandes desafios da educação brasileira é a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Para tornar o processo de ensino e aprendizagem efetivo, é de extrema relevância conhecer como alunos, que são o público alvo das políticas públicas, estão participando desse processo de inclusão escolar em salas de aulas regulares, contribuindo assim para a solução desse paradigma. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo entender como está acontecendo o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência visual em escola específica no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e os resultados obtidos nos fazem refletir sobre as maneiras mais eficazes de intervenções educativas, adequadas no processo de formação e capacitação de professores que sejam capazes de desenvolver atividades que incluam todos os alunos de maneira efetiva, independente de apresentarem alguma deficiência.

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Biografia do Autor

Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos

Físico e Doutor em Educação Ciência e Tecnologia pela UNICAMP. Estágio doutoral na Universidad Complutense de Madrid. Professor Adjunto da UFSCar. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFSCar Campus Araras.

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Publicado

2019-01-15

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO

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